Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As reações que permitem ao corpo estabilizar-se numa atitude de referência que propicie a confrontação sensorial e motora com o mundo exterior, em relação às forças da gravidade, são chamadas de:

  • A.

    ajustamento.

  • B.

    estruturação.

  • C.

    agrupamento

  • D.

    flexibilização

  • E.

    equilibração.

Em contraposição aos padrões de movimento e/ou ao imobilismo corporal, a abordagem construtivista interacionista chama a atenção para a importância do brinquedo no desenvolvimento humano. Para entender essa abordagem, é necessár io compreender os aspectos referentes aos trabalhos de:

  • A.

    GoTani e Paulo Freire.

  • B.

    Vygotsky e Jean Piaget.

  • C.

    Pollock eWallon.

  • D.

    Kunz e Lino Castellani.

  • E.

    Libâneo e Valter Bracht.

A alteração angular do joelho no plano sagital, em hiperextensão, é conhecida como geno:

  • A.

    recurvato.

  • B.

    plano

  • C.

    medial

  • D.

    flexo.

  • E.

    frontal.

A abordagem da Educação Física escolar que tem por objetivo favorecer a autonomia no gerenciamento da aptidão física e que utiliza testes de aptidão física como instrumentos de avaliação no meio escolar é, a denominada:

  • A.

    revolucionária.

  • B.

    popular

  • C.

    saúde renovada.

  • D.

    reformista.

  • E.

    biomecânica do esporte.

A projeção dos pés para fora da linha média do corpo é classificada como pé:

  • A.

    alongado.

  • B.

    abduto.

  • C.

    aduto.

  • D.

    reto.

  • E.

    cavo.

A autonomia é enormemente facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal e compreendem o seu papel na sociedade. Um dos conteúdos da dimensão sociocultural que o professor de Educação Física deve esclarecer aos seus alunos é o relacionado com a:

  • A.

    utilização dos exercícios contra resistência para a melhoria da saúde e da estética.

  • B.

    relação dos diferentes sistemas de produção de energia na ressíntese doATP.

  • C.

    necessidade do trabalho de força muscular para a melhoria da qualidade de vida do idoso.

  • D.

    história e contexto das diferentes modalidades esportivas.

  • E.

    influência do ácido láctico na performance esportiva.

Quando uma força é aplicada a um corpo, o movimento que ele determina depende do ponto de aplicação, da intensidade, da direção e do sentido dessa força. Quanto à intensidade, os sistemas de força podem ser classificados em:

  • A.

    intervalado e contínuo.

  • B.

    regular e irregular.

  • C.

    constante e variável

  • D.

    lento e explosivo.

  • E.

    ativo e passivo.

As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:

  • A.

    valorização dos talentos que surgem no ambiente escolaremfunção de seus esforços individuais.

  • B.

    adestração das massas populares para o exercício da tolerância diante das desigualdades naturais entre os seres humanos.

  • C.

    supervalorização da técnica, vista em si, como fundamento para o exercício de nossas atividades sociais.

  • D.

    formação do cidadão comportado e educado para acatar a ordem estabelecida pelas classes dominantes.

  • E.

    superação do discurso e das práticas hegemônicas historicamente construídas e ainda presentes no ambiente escolar.

A diminuição ou inversão de quaisquer das curvaturas dos segmentos da coluna vertebral é denominada:

  • A.

    costa plana.

  • B.

    lordose.

  • C.

    hiperlordose.

  • D.

    hipercifose

  • E.

    cifose.

Atualmente, é possível identificar várias formas de organização do pensamento pedagógico da Educação Física, com número razoável de interlocutores e publicações. É importante o professor analisar as principais características das tendências que permeiam o contexto nacional da Educação Física escolar para que possa compreender os:

  • A.

    pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade de ensino.

  • B.

    aspectos fisiológicos relacionados com sucesso no alto rendimento.

  • C.

    métodos de detecção e desenvolvimento de futuros ídolos do esporte.

  • D.

    currículos escolares que utilizam o exercício para o desenvolvimento físico e moral.

  • E.

    modelos de educação vinculados à formação de indivíduos “perfeitos” fisicamente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...