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Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de
ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.
ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.
reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.
sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é
a proposta de ensino da Educação Física.
a infraestrutura física e material da escola.
o desempenho do professor.
o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.
Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é
o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.
o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.
uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.
a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.
João Batista Freire (1992), ao discorrer sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento motor infantil, manifesta sua discordância quanto à crença de que podemos e devemos padronizar os movimentos das crianças.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V V F.
F F V F F.
V F F F V.
V V F F F.
F V F F F.
O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe
a organização dos momentos de lazer dentro da escola.
as aulas de Educação Física como momentos de lazer.
a educação para a vivência do lazer.
as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.
Considere o exemplo de atividade a seguir:
As crianças deitadas no chão, ao som de um pandeiro, levantarão um dos braços. A seguir, ao som de um triângulo (ou outro instrumento), as crianças levantarão o outro braço. A mesma atividade pode ser realizada com os pés. Em seguida, as crianças correm por todo o ginásio. Quando o professor diz: Olá!, as crianças param, buscam o colega mais próximo e o saúdam movendo o braço e a mão: De quantas maneiras podemos cumprimentar um amigo?.
Levando em conta a atividade descrita, assinale a alternativa que indica o objetivo correto desse exercício.
Trabalhar o relaxamento muscular das crianças.
Desenvolver a força muscular das crianças.
Desenvolver o esquema corporal e a lateralidade das crianças.
Trabalhar o tônus muscular.
Trabalhar o condicionamento cardiovascular das crianças.
A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de
descobrir e valorizar formas de movimento sem referência ao contexto; conhecer o objetivo com que se realizam as atividades e obedecer as decisões e soluções apresentadas pelo professor.
agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas; conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar nas decisões e soluções apresentadas.
agir em formas de movimento individualmente padronizadas; conhecer o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar das competições escolares e eventos profissionais.
conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades; agir e participar das competições escolares reproduzindo movimentos criados pelo professor.
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, retoma questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores, afirmando:
Ensinar é transferir conhecimento.
Ensinar exige consciência, por parte do professor, do acabamento do ser humano, da sua conclusão própria da experiência vital.
Ensinar exige autonomia do ser do educando, ou seja, o professor deve respeitar a curiosidade do aluno, seu gosto estético, sua inquietude, sua linguagem.
Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, o detentor do conhecimento que ensina e o que aprende, em um movimento assimétrico.
A prática educativa é neutra, tem a qualidade de ser apolítica.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Pessoas de diferentes nacionalidades, que desconheçam a língua uma da outra, não conseguem se entender em um jogo de basquetebol, pois, nessa atividade, a fala é fundamental.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Os gestos e movimentos configuram importante forma de comunicação não verbal para o desenvolvimento da competência social dos indivíduos.
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