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No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo, voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são
elementos técnicos básicos, tática, regras e hidratação.
história, elementos técnicos básicos, tática e regras.
história, regras, inclusão no esporte.
elementos técnicos básicos, regras, inclusão e hidratação.
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.
exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.
aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.
aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.
Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:
Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam
melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.
vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.
controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.
garantir o sucesso da escola nas competições escolares.
A Educação Física sofreu mudanças ao longo dos anos, segundo os princípios éticos da sociedade e os projetos políticopedagógicos construídos pelas escolas em variadas épocas. Inicialmente, sua inserção no currículo escolar brasileiro associou-a com a ginástica, fundamentada na área
médica e na constituição do Estado Nacional.
do lazer e na constituição do Estado Novo.
médica e na constituição da ditadura militar.
do lazer e na constituição da ditadura militar.
A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.
Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,boxe e hipismo.
judô e tiro ao alvo.
futebol e natação.
esgrima e evoluções militares.
O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza
práticas corporais construídas ao longo do tempo.
atividades físicas do cotidiano contemporâneo.
movimentos da dança de salão.
esportes tradicionais com vistas ao rendimento.
A diretriz Corpo concebido em sua totalidade, que orienta o compromisso da Educação Física com uma formação cidadã, implica conceber o aluno como um ser humano
complexo, que deve ser dividido em suas muitas dimensões para ser melhor estudado e trabalhado.
com muitas dimensões independentes e divisíveis.
indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
único, com pensamento e ação sem sincronia.
a ludicidade como essência da vivência corporal.
a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena.
o corpo concebido na sua totalidade.
a democracia como fundamento do exercício da cidadania.
A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:
I. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.I. Consideração das tendências culturais mais em voga no mundo;
II. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.I. Valorização das novas experiências a serem adquiridas em detrimento dos conhecimentos prévios;
II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.I. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação não inclusiva;
II. Valorização das novas experiências a serem adquiridas não considerando os conhecimentos prévios dos alunos.{TITLE}
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