Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem
adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.
vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.
conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.
vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre
docente, supervisão e disciplina.
coordenação e supervisão escolar.
disciplina e metodologia.
discente, docente e objeto de conhecimento.
Leia o texto abaixo e analise as afirmativas que seguem. Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente, estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer (Carta internacional de educação para o lazer, 1993). Assim, a recreação tem sido abordada como um composto predominante do lazer preenchendo de maneira significativa o tempo livre do indivíduo durante o transcorrer da vida.
I - A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.
II - O lazer deve ser vivenciado com a preocupação de um bom desempenho nas atividades praticadas.
III - A recreação/atividade deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo o interesse próprio e não pela imposição do outro.
IV - A constituição do campo do lazer surgiu na segunda metade do século XIX devido à preocupação com a ocupação saudável e produtiva do tempo livre.
V - O lazer não é considerado um direito social, pois não consta na Constituição brasileira de 1988.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem
criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.
compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.
analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino
por tarefas, por estímulo-resposta, baseado na programação individualizada, na descoberta orientada, baseado na solução de problemas até o estilo de ensino por avaliação recíproca.
por comandos, por tarefas, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.
por comandos, por tarefas, por exercício físico, baseado na solução de problemas e na programação individualizada até o estilo de ensino por descoberta orientada.
diagnóstico, por comandos, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.
No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como papagaio ou pipa, bolas de meia, vaivém, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de
jogos e brincadeiras.
jogos e dança.
brincadeiras e esporte.
dança e esporte.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Analisando a relação pedagógica, na Escola, entre esporte e educação, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento do esporte e para o esporte. Na capacidade de ação por meio do esporte, destacamse as possibilidades de
atividade motora, saúde, dimensão social, compreensão da realidade e experiência da corporalidade.
superar a pobreza, significado crescente, dimensão social, repressão do movimento e corporalidade.
instalações de aparelhos, competição, dimensão subjetiva, representação do movimento e ambiente natural.
companhia do outro, corporalidade, competição, supera a pobreza, vivências e movimentos na sociedade.
A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado
rolê.
ataque.
esquiva.
ginga.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma
acadêmica.
metodológica.
crítico-superadora.
superadora de problemas.
O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:
I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...