Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem

  • A.

    adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.

  • B.

    vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.

  • C.

    conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.

  • D.

    vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.

O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre

  • A.

    docente, supervisão e disciplina.

  • B.

    coordenação e supervisão escolar.

  • C.

    disciplina e metodologia.

  • D.

    discente, docente e objeto de conhecimento.

Leia o texto abaixo e analise as afirmativas que seguem. “Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente, estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer” (Carta internacional de educação para o lazer, 1993). Assim, a recreação tem sido abordada como um composto predominante do lazer preenchendo de maneira significativa o tempo livre do indivíduo durante o transcorrer da vida.

I - A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.

II - O lazer deve ser vivenciado com a preocupação de um bom desempenho nas atividades praticadas.

III - A recreação/atividade deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo o interesse próprio e não pela imposição do outro.

IV - A constituição do campo do lazer surgiu na segunda metade do século XIX devido à preocupação com a ocupação saudável e produtiva do tempo livre.

V - O lazer não é considerado um direito social, pois não consta na Constituição brasileira de 1988.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III e V são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem

  • A.

    criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.

  • B.

    compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.

  • C.

    analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.

  • D.

    simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.

O Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino

  • A.

    por tarefas, por estímulo-resposta, baseado na programação individualizada, na descoberta orientada, baseado na solução de problemas até o estilo de ensino por avaliação recíproca.

  • B.

    por comandos, por tarefas, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

  • C.

    por comandos, por tarefas, por exercício físico, baseado na solução de problemas e na programação individualizada até o estilo de ensino por descoberta orientada.

  • D.

    diagnóstico, por comandos, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como “papagaio” ou “pipa”, bolas de meia, “vaivém”, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de

  • A.

    jogos e brincadeiras.

  • B.

    jogos e dança.

  • C.

    brincadeiras e esporte.

  • D.

    dança e esporte.

Analisando a relação pedagógica, na Escola, entre esporte e educação, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento do esporte e para o esporte. Na capacidade de ação por meio do esporte, destacamse as possibilidades de

  • A.

    atividade motora, saúde, dimensão social, compreensão da realidade e experiência da corporalidade.

  • B.

    superar a pobreza, significado crescente, dimensão social, repressão do movimento e corporalidade.

  • C.

    instalações de aparelhos, competição, dimensão subjetiva, representação do movimento e ambiente natural.

  • D.

    companhia do outro, corporalidade, competição, supera a pobreza, vivências e movimentos na sociedade.

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

  • A.

    rolê.

  • B.

    ataque.

  • C.

    esquiva.

  • D.

    ginga.

O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma

  • A.

    acadêmica.

  • B.

    metodológica.

  • C.

    crítico-superadora.

  • D.

    superadora de problemas.

O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:

  • A.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • B.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • C.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

  • D.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...