Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na publicação do programa denominado Segundo Tempo (2005), do Ministério do Esporte, são apresentadas duas abordagens no ensino de esportes: a pedagogia tecnicista e a pedagogia da autonomia. Acerca dessas duas formas de ensino do esporte, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a pedagogia tecnicista, os alunos devem ser ensinados primeiramente a executar as técnicas dos movimentos. O jogo é enfatizado somente depois que os alunos aprendem e se especializam nos movimentos.
Existe uma enorme riqueza dos movimentos corporais executados por uma bailarina ou por um atleta, na ocasião do seu trabalho. Esses movimentos acontecem em função do trabalho harmonioso entre os músculos, articulações e ossos. Do ponto de vista físico, esses movimentos corporais resultam da ação dos músculos, que movem um sistema de alavancas, formado pela união dos ossos e suas articulações. Sobre os vários tipos de alavancas e os seus movimentos, marque a alternativa correta:
A flexão do antebraço sobre o braço pode ser considerada uma alavanca inter-resistente.
O apoio sobre o calcanhar constitui um exemplo de alavanca interpotente.
Quando movimentamos a nuca para trás, temos uma alavanca interfixa, pois o ponto de apoio é a coluna cervical.
A alavanca é inter-resistente, pois a força está aplicada na mão e o ponto de apoio é o cotovelo e a força de tração é feita pelos músculos flexores do antebraço.
A alavanca é interpotente quando a ponta do pé é o ponto de apoio, no calcâneo está aplicada a força resistente e os músculos gastrocnêmios realizam a força de tração.
Para David (2002), no artigo A formação de professores para a educação básica: dilemas atuais para a Educação Física (RBCE, v. 23 nº 2, p. 122/123), as atuais diretrizes do governo federal direcionam a ação curricular para a racionalidade prática, tendo em vista resolver situações-problemas. Nessa perspectiva, a formação deve ocorrer por meio
Na publicação do programa denominado Segundo Tempo (2005), do Ministério do Esporte, são apresentadas duas abordagens no ensino de esportes: a pedagogia tecnicista e a pedagogia da autonomia. Acerca dessas duas formas de ensino do esporte, julgue os itens que se seguem.
A vantagem da pedagogia tecnicista em relação à pedagogia da autonomia é que ela leva o aprendiz a desenvolver uma técnica mais eficiente no momento do jogo.
Diartrose é uma articulação móvel que permite movimentos amplos facilitados pelo líquido sinovial, um líquido viscoso que lubrifica e facilita o deslizamento da articulação. Onde podemos encontrar esse tipo de articulação?
Ossos do crânio.
Tíbia com fíbula.
Ombro, joelho e punho.
Vértebras.
Todas estão incorretas.
Segundo o Coletivo de Autores (1992), o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos deve articular-se com
Na publicação do programa denominado Segundo Tempo (2005), do Ministério do Esporte, são apresentadas duas abordagens no ensino de esportes: a pedagogia tecnicista e a pedagogia da autonomia. Acerca dessas duas formas de ensino do esporte, julgue os itens que se seguem.
Na organização típica de aula baseada na pedagogia da autonomia, os alunos trabalham em duplas ou trios para, a partir dessa prática, melhorar o desempenho de habilidades motoras.
Os cuidados com a boa forma vão muito além da estética e do prazer de praticar esportes ou fazer exercícios físicos. O responsável pela atividade física preocupa-se com a motricidade, pois afeta todas as atividades humanas. Uma simples contração muscular põe em ação uma série de moléculas e, se algo interrompe esse processo, os músculos fraquejam.
Sobre o tecido muscular responda à incorreta:
O tecido muscular estriado cardíaco possui discos intercalares.
O tecido muscular liso cardíaco possui células de contração involuntárias e lentas.
O tecido muscular estriado esquelético é multinucleado.
A contração voluntária é específica do tecido muscular estriado esquelético.
A forma celular fusiforme é característica tanto do músculo liso como do cardíaco.
De acordo com Teodoro (2002), no artigo Gênese e sentido dos Parâmetros Curriculares Nacional e seus desdobramentos para a educação física escolar brasileira (RBCE, v. 23,nº 2, p.144) os PCN representam um grande agrupamento de abordagens, cujos objetivos seria superar as velhas práticas da exclusão, da participação, interação, cidadania, entre outros, mas que no fundo não passa de meros discursos, em virtude da ausência de referências sociais sólidas e dos profundos conflitos no campo das teorias educacionais. O nome que a autora deu a tal ecletismo foi:
De acordo com Gallahue e Ozmun (1998), o ser humano passa por fases de desenvolvimento motor com características próprias. Respeitando-se essas fases, são apresentadas experiências de movimento que podem levar o ser humano ao desenvolvimento de suas potencialidades. Com relação à proposta desenvolvimentista de Gallahue e Ozmun, julgue os itens seguintes.
A primeira fase, que começa ainda no útero e vai até o nascimento, é conhecida como aquela dos movimentos rudimentares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...