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No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo esportivista, os procedimentos empregados são extremamente diretivos, permitindo que o indivíduo aja de acordo com a sua história de movimento, sem se preocupar com a repetição mecânica dos movimentos esportivos.
Acerca dos procedimentos de primeiros socorros, julgue os itens que se seguem.
Considere que um senhor de 80 anos de idade, após realizar atividade de musculação, apresente os seguintes sinais e sintomas: padrão respiratório irregular; incapacidade neurológica, crise convulsiva, olhos roxos, inconsciência e perda de controle urinário. Nessa situação, os sinais e sintomas apresentados pela vítima são mais do que suficientes para se afirmar que se trata de portador de diabetes.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
Os governos militares que assumiram o poder em março de 1964 passaram a investir mais no esporte, na busca de talentos que pudessem representar o Brasil em competições internacionais.
Acerca dos procedimentos de primeiros socorros, julgue os itens que se seguem.
A hemofilia é uma doença hereditária do mecanismo de coagulação que resulta de uma deficiência de um fator necessário para que os coágulos sanguíneos se formem em uma velocidade normal. Se a pessoa se cortar, sangra sem parar, e poderá morrer se não for socorrida a tempo.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo considerado, a psicomotricidade está aliada à perspectiva tecnicista, porém voltada para a educação física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, já que busca o desenvolvimento integral da criança em seus processos cognitivos, afetivos e psicomotores.
Acerca dos procedimentos de primeiros socorros, julgue os itens que se seguem.
Sempre que se tratar de uma vítima com traumatismo craniano, deve-se presumir que também pode ter ocorrido lesão cervical e(ou) medular.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo em questão, as aulas de educação física estruturam-se na prática esportiva com características de um esporte competitivo, em que há a ausência de cooperação e prevalência do individualismo, e no qual se visa à vitória, permitindo-se a exploração e até incentivando-se a ideia de oprimir o mais fraco.
A avaliação da aptidão física torna-se de fundamental importância para se garantir e assegurar o sucesso no esporte. As informações com relação aos atletas portadores de deficiência devem ir além daquelas normalmente levantadas durante o processo de avaliação de atletas não portadores de deficiência. A respeito dos procedimentos de avaliação pertinentes aos portadores de deficiência, julgue os itens seguintes.
O sistema de classificação do atleta portador de deficiência, nos dias de hoje, é baseado somente no modelo de abordagem clínica
No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos. Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
A observação da participação é uma maneira que o professor pode utilizar para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos valorizam e quais são as suas atitudes, mas, para isso, é necessário que se evitem situações de conflito durante as situações de aprendizagem.
A avaliação da aptidão física torna-se de fundamental importância para se garantir e assegurar o sucesso no esporte. As informações com relação aos atletas portadores de deficiência devem ir além daquelas normalmente levantadas durante o processo de avaliação de atletas não portadores de deficiência. A respeito dos procedimentos de avaliação pertinentes aos portadores de deficiência, julgue os itens seguintes.
O modelo funcional de classificação se baseia no potencial funcional remanescente apresentado pelo atleta portador de deficiência para executar as solicitações motoras.
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