Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
A tendência pedagógica construtivista-interacionista, abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelece a busca de padrões de movimentos e, dessa forma, favorece a apropriação do processo de construção de conhecimentos relativos ao corpo e ao movimento e constrói uma possibilidade autônoma de utilização do potencial gestual do aluno.
O princípio da sobrecarga estipula que as mudanças funcionais no corpo ocorrem apenas quando a intensidade da atividade é suficiente para ativar a produção de energia e provocar mudanças plásticas no organismo. Sendo assim, a faixa adequada para o treinamento de jovens sedentários é
inferior a 40% da freqüência cardíaca máxima.
superior a 40% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 60% da freqüência cardíaca máxima.
superior a 60% da freqüência cardíaca máxima, e inferior a 85% da freqüência cardíaca máxima.
superior a 85% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 95% da freqüência cardíaca máxima.
Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.
A estrutura da prática na fase de aquisição de habilidades motoras é uma prática sem importância para o professor de educação física, pois seu interesse deverá estar completamente focado no aprendizado da habilidade ensinada.
As qualidades físicas que apresentam, respectivamente, o maior e o menor grau de adaptabilidade ao treinamento são
resistência aeróbia e velocidade
flexibilidade e resistência muscular localizada.
potência anaeróbia e coordenação motora.
equilíbrio e força.
Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.
Na fase inicial da aprendizagem, a prática repetida da mesma tarefa é mais efetiva para a aprendizagem de longo prazo.
Ao acompanhar e orientar a execução de exercícios de alongamento, em um ambiente laboral, o professor deve orientar o praticante a alongar
até sentir uma tensão estável nos músculos alongados, fazendo, em seguida, pequenos balanceios.
e fazer a contagem por um período de até 5 segundos, trocando, depois, o movimento.
e expirar totalmente o ar; a partir de então, não inspirar, mantendo a respiração presa.
de forma suave; se sentir qualquer incômodo, voltar um pouco até uma posição confortável.
Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.
O rendimento de um aluno que está na fase inicial da aprendizagem tende a aumentar à medida que ele pratica aleatoriamente diferentes tarefas.
Um indivíduo, para ter um estilo de vida ativo e saudável, deve praticar atividade física
em jejum, antes de tomar café da manhã, o que ajuda a emagrecer mais rapidamente.
de baixa intensidade, de forma esporádica, o que contribui para emagrecer sem risco de lesões.
de fortalecimento muscular, como flexões e abdominais, o que contribui pouco para o emagrecimento.
na companhia de um amigo ou em esportes coletivos, o que ajuda na motivação para emagrecer.
Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Ao longo da vida, tanto a maturação quanto a experiência contribuem no processo em questão.
No treinamento esportivo, de acordo com o princípio da especificidade, a melhoria do rendimento em uma determinada modalidade esportiva
não contribui para o rendimento em outra modalidade esportiva.
contribui de maneira significativa para o rendimento em outra modalidade esportiva.
contribui pouco para o desempenho em outra modalidade esportiva.
contribui para o rendimento em outra modalidade esportiva, mas requer um período prévio de adaptação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...