Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, a respeito da construção de competências e habilidades na educação física.
A vivência prática e pouco diversificada é elemento imprescindível para a construção de competências dos conteúdos procedimentais de maneira eficaz.
Um técnico esportivo recebeu um grupo de garotos de 15 anos de idade, com o objetivo de treiná-los na modalidade voleibol, para representar sua comunidade em campeonatos. Julgue os itens que se seguem, com relação aos procedimentos a serem aplicados pelo técnico.
Devem ser excluídos os que possuem predomínio da mesomorfia e ectomorfia acentuada e endomorfia baixa.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
A abordagem crítico-emancipatória, desenvolvida por Kunz, propõe o aumento da liberdade do raciocínio crítico e autônomo dos alunos e, assim, promove condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino seja encaminhado para uma emancipação.
Um técnico esportivo recebeu um grupo de garotos de 15 anos de idade, com o objetivo de treiná-los na modalidade voleibol, para representar sua comunidade em campeonatos. Julgue os itens que se seguem, com relação aos procedimentos a serem aplicados pelo técnico.
Deve-se incluir aqueles abaixo do padrão de crescimento adequado para a idade e os de menor escolaridade.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
O construtivismo na educação física considera que as ações motoras são fontes de conhecimento. Porém, o fato de estar apto a fazer não garante que o sujeito tenha consciência sobre o que faz. Um exemplo de situação que prejudica a tomada de consciência dos meios empregados na ação é a demonstração dos gestos pelo professor.
Um técnico esportivo recebeu um grupo de garotos de 15 anos de idade, com o objetivo de treiná-los na modalidade voleibol, para representar sua comunidade em campeonatos. Julgue os itens que se seguem, com relação aos procedimentos a serem aplicados pelo técnico.
Quanto à escolha do teste a ser aplicado para classificar um determinado componente da aptidão física, deve-se observar os critérios de validade e fidedignidade.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
A promoção de estratégias de práticas reflexivas no exercício de ação-reflexão-ação como opção metodológica em aulas de educação física fundamenta o trabalho do professor para o objetivo de promover o fazer do aluno e a consciência sobre o que se faz.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
Quando o professor se preocupa em ensinar as técnicas dos desportos para depois elas serem aplicadas em situação de jogo, ele tem a intenção de promover a autonomia, principalmente aos mais habilidosos, já que as técnicas são improvisadas para responder a situações momentâneas do jogo.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
O trabalho com turmas homogêneas de habilidades motoras propicia que o professor atue direcionando suas aulas para o nível adequado do desenvolvimento motor dos alunos, e assim alcance com eficácia o objetivo do desenvolvimento autônomo dos alunos.
Considerando que o esporte de alto nível possui características ideais diferenciadas do esporte comunitário de lazer, é correto afirmar que são aspectos típicos do esporte de alto nível
prática de atividades variadas e rendimento máximo.
altos investimentos financeiros e decisões democráticas.
acompanhamento científico e a automatização de movimentos.
possibilidades gerais para todos e adaptação do jogo à pessoa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...