Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de detecção das capacidades físicas, composição corporal atual e objetivos de um aluno que acaba de entrar numa academia recebe o nome de:
Anamnese.
Avaliação física.
Entrevista.
Analise experimental.
O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo e depende do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar a longo prazo podem ser destacados:
redução do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução no número de mitocôndrias.
redução do volume de ejeção máximo, aumento da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
redução do volume de ejeção máximo, aumento de freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
aumento do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução das enzimas aeróbias.
aumento do volume de ejeção máximo, redução da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
Leia com atenção as frases abaixo:
I- Indivíduos que possuem algum tipo de deficiência (motora, visual ou auditiva) teriam os mesmos benefícios daqueles que não apresentam estes distúrbios numa aula de educação física convencional.
II- A finalidade inicial da Ginástica adaptada foi possibilitar a inclusão de alunos portadores de deficiências físicas, mentais, visuais e auditivas em aulas de Educação Física escolar.
É correto afirmar, quanto a ginástica adaptada, que:
As duas frases estão corretas.
As duas frases estão incorretas.
Apenas a frase I está correta.
Apenas a frase II está correta.
A captação máxima de oxigênio (VO2máx) pode ser descrita como a situação em que a captação de oxigênio alcança um platô e não demonstra qualquer aumento adicional ou há apenas uma ligeira elevação com a adição de sobrecargas de trabalho. São fatores que influenciam o VO2máx:
I - modalidade do exercício treinado;
II - hereditariedade;
III - idade;
IV - raça;
V - predisposição psicológica;
VI - treinamento tático.
Estão corretos apenas os fatores:
O esporte modificado ou criado para pessoas portadoras de deficiências é conhecido por:
Esporte radical.
Atividade física holística.
Esporte adaptado.
Atividade esportiva geral.
Analise os seguintes critérios:
I - as condições materiais;
II - relevância social;
III - programa idealizado pelo professor;
IV - as características dos alunos;
V - características da própria área.
Para a seleção de conteúdos em Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais definem os critérios:
Dentre as atividades físicas abaixo:
I- Mergulho.
II- Futebol (com uma bola adaptada com um guizo).
III- Corrida (acompanhada).
Quais seriam indicadas para portadores de deficiências visuais?
Apenas a I.
I e III.
II e III.
I, II e III.
De acordo com a concepção pedagógica crítico-superadora, para o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (4a a 6a séries), a ginástica deve apresentar como conteúdo:
formas técnicas de diversas ginásticas e projetos individuais e coletivos de prática/exibição de ginástica na escola e na comunidade.
formas de ginástica organizadas para possibilitar a identificação de sensações afetivas e/ou cinestésicas e formas de ginástica com fundamentos iguais para os dois sexos.
formas de ginástica que impliquem conhecimentos técnico/científicos e formas de ginástica de academia.
desafios propostos por meio de organização motivadora de materiais ginásticos e alternativos e formação de grupos ginásticos.
desafios acrobáticos e formas de ginástica que impliquem diferentes soluções aos problemas de equilibrar, trepar, saltar, rolar e balançar.
Quanto ao basquetebol sobre cadeira de rodas, podemos dizer que o primeiro período da partida tem início:
Quando a bola é legalmente tocada por um jogador envolvido na bola ao alto depois da reposição de bola.
Quando a bola toca ou é legalmente tocada por qualquer jogador na quadra.
Quando o bola ao alto é realizado independente de alguém tocar a bola.
A partida se inicia pelas mãos do juiz na linha de fundo para uma das equipes durante um período e para a outra equipe no próximo período.
O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:
coercitivo, para se contrapor à coerção originada nos meios de comunicação de massa, que é auto-imposta e deve ser combatida.
mediador, para negociar os conflitos entre alunos, auxiliando- os em sua formação integral.
democrático, para eleger com os alunos conteúdos e estratégias de ensino a serem adotados.
facilitador, para estimular o autoconhecimento do aluno e de si próprio.
observador, para identificar o repertório motor de cada aluno e melhor instruí-lo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...