Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alunos de DA (Distúrbio de Atenção) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade) geralmente se saem muito bem nas aulas de educação física, pois raramente precisam ficar sentados, quietos, ler e escrever. Assinale as afirmativas em Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Não há “cura” para DA e TDAH.

( ) DA são problemas de percepção, lesão cerebral, dislexia e afasia de desenvolvimento.

( ) Pessoas com TDAH apresentam desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:

  • A. F V V.
  • B. V V V.
  • C. F V V.
  • D. V V V.

As recentes preocupações com a saúde e a obesidade têm levado muitas escolas a adotarem procedimentos semelhantes aos das academias de ginástica: tomam-se as medidas de cintura, abdome, coxas, peitoral, calcula-se o IMC e se realiza a equação sobre a circunferência abdominal. Propostas como essas

  • A. contribuem com a constituição de uma juventude saudável.
  • B. recuperam a tônica higienista dos séculos XIX e XX.
  • C. combatem os males causados pelo sedentarismo.
  • D. atribuem valor científico às aulas de Educação Física escolar.
  • E. possibilitam a elaboração de programas adequados a cada faixa etária.

Com relação aos chamados “movimentos renovadores” na Educação Física, é INCORRETO afirmar:

  • A. O movimento Esporte Para Todos surge como alternativa ao esporte de rendimento.
  • B. O movimento Esporte Para Todos pode ser classificado como uma tendência liberal diretiva.
  • C. A psicocinética propõe o uso do movimento como meio de formação.
  • D. A pedagogia humanista introduz o princípio do ensino não diretivo.
  • E. A psicocinética é uma forma de instrumentalização do movimento humano.

Segundo a pedagogia crítico-superadora, o processo avaliativo da Educação Física inclui determinadas implicações metodológicas, à EXCEÇÃO de:

  • A. inter-relação da avaliação da Educação Física com a avaliação institucional.
  • B. seleção e organização de conteúdos devem ser referenciados nos interesses individuais e coletivos.
  • C. consideração de estágios e níveis de desenvolvimento dos alunos.
  • D. consideração de dados e informações amplas para redimensionar os rumos do processo em desenvolvimento.
  • E. coleta de informações relevantes para redimensionar as atividades de ensino futuras.

A aorta parte do ventrículo esquerdo, acompanha a coluna vertebral, atravessa o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Essa descrição corresponde a uma parcela da

  • A. pequena circulação que leva o sangue aos pulmões para que se efetue a troca gasosa.
  • B. pequena circulação que leva o sangue para várias regiões do organismo.
  • C. grande circulação que leva o sangue aos pulmões para que se efetue a troca gasosa.
  • D. grande circulação que leva o sangue para várias regiões do organismo.
  • E. grande circulação que leva o sangue carregado de gás carbônico.

A energia adquirida pela alimentação precisa ser transformada para que possa ser aproveitada na realização de exercícios físicos. O processamento se dá através de três diferentes sistemas metabólicos: o ATP-CP, o glicolítico e o oxidativo. Considere:

I. O ATP-CP é mobilizado em atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo e não requer oxigênio.

II. O glicolítico permite a sustentação de um esforço de alta intensidade, com duração entre 45s e 90s, em média e requer oxigênio.

III. O oxidativo fornece energia para exercícios de intensidade baixa a moderada, durante períodos mais longos e requer oxigênio.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. II e III.

O trabalho pedagógico envolvendo as práticas corporais na natureza tem sido apontado como gerador de efeitos positivos no que tange à educação ambiental. Resguardados os procedimentos alinhados a uma educação sensibilizadora, destaca-se como aspecto positivo dessa opção metodológica

  • A. o domínio das técnicas específicas requisitadas pelas práticas corporais na natureza.
  • B. o desenvolvimento de novas percepções sobre a natureza por meio de descobertas.
  • C. o desenvolvimento de um comportamento combativo com relação à poluição ambiental.
  • D. a capacidade de encontrar soluções sustentáveis para a degradação do meio ambiente.
  • E. a mudança nas opções de lazer, com preferência para as práticas corporais na natureza.

Em termos metodológicos, quando o professor de Educação Física elege como objetivo da aula a aprendizagem dos movimentos, deve evitar situações que

  • A. suscitem respostas motoras exclusivas e pontuais.
  • B. façam refletir sobre o modo de execução da tarefa.
  • C. possuam regras e rotinas claras.
  • D. apresentem problemas a serem solucionados.
  • E. garantam o envolvimento de todos.

A distância entre os oponentes é um dos possíveis critérios para classificação das lutas. Dessa maneira, podem ser consideradas lutas de curta, média e longa distância, respectivamente:

  • A. lutas orientais, ocidentais e indígenas.
  • B. modalidades de combate, de autodefesa e ataque.
  • C. jiu-jitsu, muay thai e esgrima.
  • D. judô, sumô e boxe.
  • E. lutas orientais, indígenas e caratê.

Acompanhando as transformações sociais, as danças são criadas e recriadas de modo a expressar, por meio da linguagem corporal, os significados produzidos pelos seus representantes. A manutenção de elementos anteriores permite a convivência do folclórico, do clássico, do moderno e do contemporâneo. Se considerarmos que uma das funções da Educação Física é a reconstrução crítica do patrimônio cultural corporal existente, o trabalho pedagógico com as danças deve evitar

  • A. a leitura da gestualidade que caracteriza as danças.
  • B. a reflexão sobre a variedade de danças presentes na sociedade.
  • C. a ressignificação da gestualidade das danças.
  • D. a análise de elementos coreográficos e seus significados.
  • E. o estabelecimento de critérios que hierarquizem as danças
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...