Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo.
II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor.
III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo.
Está correto o que se afirma em
Leia o fragmento a seguir.
Assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.
É comum a associação da Educação Física escolar com a base da pirâmide desportiva, como a principal responsável pela detecção de talentos.
A partir dos anos 1970, esse modelo alimentou as políticas para a Educação Física escolar. Sobre o papel da Educação Física escolar na formação de atletas de alto nível, assinale a afirmativa correta.
Do ponto de vista sociológico, a criança é produtora de cultura e tem cidadania ativa, interpretando a sociedade de forma singular.
Sobre as crianças no ambiente escolar, assinale a afirmativa incorreta.
Coma base no relato da ocupação do espaço por gênero na escola, feito por Altman (2015), assinale a afirmativa correta.
A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho.
II. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a voz do oprimido em sua relação com o opressor.
III. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes.
Está correto o que se afirma em
Com base nesse trecho, percebe-se que um dos primeiros efeitos da citada invasão da educação pelo mercado, segundo os autores, seria
Soares et al. (2012) contrapõem duas perspectivas de Educação Física escolar, diferenciadas pelo desenvolvimento da aptidão física e pela reflexão sobre a cultura do movimento. Dentro dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir.
I. A perspectiva de desenvolvimento da aptidão física procura adaptar o homem à sociedade, valorizando o respeito a normas, recorrendo à filosofia liberal para a formação do caráter.
II. A perspectiva da reflexão sobre a cultura do movimento busca uma reflexão pedagógica sobre as formas de representação do mundo que o homem tem produzido, exteriorizadas na expressão corporal.
III. A dimensão corpórea do homem, na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder.
Está correto o que se afirma em
A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada.
II. O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço.
III. Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos.
Está correto o que se afirma em
A respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas.
( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte.
( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas.
As afirmativas são, respectivamente,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...