Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a citação de (WEFFORT, 1988, apud BRACHT 1992): "um regime de legitimidade política só pode ser a democracia... E isso porque a democracia é o único regime que organiza, isto é, institucionaliza, o consentimento popular, sem o qual a legitimidade perece". Para BRACHT, legitimar a educação física significa

  • A.

    incorporá-la à legislação vigente.

  • B.

    incorporá-la ao currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • C.

    incorporá-la ao currículo escolar através dos parâmetros curriculares

  • D.

    apresentar argumentos integrados a uma teoria da educação, para que a educação física permaneça, ou seja, incluída no currículo escolar.

  • E.

    elaborar uma lei em nível nacional que garanta a obrigatoriedade da educação física em todos os níveis de ensino.

Sobre eixo curricular, assinale o que é verdadeiro afirmar.

  • A.

    Estabelece os limites das faixas etárias em relação às disciplinas, cabendo à educação física o papel do desenvolvimento físico-esportivo.

  • B.

    Delimita a reflexão pedagógica que a escola pretende explicar ao aluno, estabelecendo a matriz curricular com a lista de disciplinas, matérias ou atividades curriculares à qual a educação física se integra.

  • C.

    Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.

  • D.

    Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.

  • E.

    Adapta-se à realidade de cada escola e deve ter a educação física como disciplina obrigatória e o esporte como diretriz extracurricular em que a participação do aluno o dispense das aulas de educação física.

A energia da luz solar é utilizada pelas plantas para a elaboração de moléculas alimentares a partir de dióxido de carbono e de água com produção de oxigênio. Por sua vez, tanto as plantas quanto os animais, incluindo os seres humanos, utilizam oxigênio para desintegrar os alimentos para a energia de que necessitam para viver. Assinale a alternativa que identifique esse processo.

  • A.

    ciclo de reprodução da vida

  • B.

    ciclo energético biológico

  • C.

    ciclo de Krebs

  • D.

    fonte energética aeróbica

  • E.

    fonte energética anaeróbica

As células humanas conseguem realizar seu trabalho especializado a partir da energia liberada pela desintegração de um composto químico. Assinale a alternativa que o identifique.

  • A.

    adenosina trifosfato

  • B.

    glicogênio

  • C.

    fosfocreatina

  • D.

    glicose

  • E.

    adenosina difosfato

No plano pessoal da vida cotidiana do cidadão, abre-se um espaço que favorece os modismos, o consumismo exacerbado ou a impossibilidade de acesso, a anorexia, a bulimia, a exclusão calcada em estereótipos e padrões corporais, as compulsões, entre outros. Assinale a alternativa que contenha dois grandes problemas de saúde criados no mundo por esse fatores.

  • A.

    epidemias e neuroses

  • B.

    pandemias e neuroses coletivas

  • C.

    fome e síndrome metabólica

  • D.

    síndrome da imunodeficiência adquirida e cardiopatias

  • E.

    doenças cardiovasculares e obesidade

A Educação Física escolar tem de respeitar:

  • A.

    a legislação vigente, a estrutura escolar e o conteúdo programático da escola.

  • B.

    os níveis de maturidade motora, a capacidade de rendimento e os interesses individuais.

  • C.

    o corpo discente, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da instituição de ensino.

  • D.

    o desempenho psicomotor, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da equipe.

  • E.

    a legislação vigente, a estrutura escolar e a grade curricular.

Implantada por militares em diversos países, a Educação Física objetivava unicamente o treinamento físico-militar. Esse espírito foi, nesses países, transferido para o meio civil. O professor de Educação Física passou a assumir o papel de preparador físico, incorporou às suas aulas exercícios de ordem unida e tornou-se:

  • A.

    um "referencial para a manutenção da ordem".

  • B.

    exemplo de "ordem e disciplina".

  • C.

    um "disciplinador por excelência".

  • D.

    "modelo" para os alunos.

  • E.

    "modelo" de procedimentos progressistas.

No jogo, a administração do choque de interesses individuais acontece numa atmosfera liberal. A dinâmica do jogo permite a emergência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos. Sua prática, como ação livre, oferece reais oportunidades para:

  • A.

    o exercício da democracia.

  • B.

    a manifestação de habilidades motoras.

  • C.

    a sublimação do vencedor em relação ao vencido.

  • D.

    a satisfação da conquista.

  • E.

    o gozo da vitória e a depressão da derrota.

A Educação Física, como Educação, não deve reproduzir modelos da superestrutura. A Educação Física escolar tem sido a maior vítima dessa reprodução. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor a caracterize.

  • A.

    neurótica luta contra segundos e a favor dos centímetros

  • B.

    constante busca para humanizar o ser humano

  • C.

    prática progressista que busca contribuir para o desenvolvimento pleno do ser humano

  • D.

    fecunda caminhada para a formação plena do ser humano

  • E.

    jornada de trabalho para a construção de um mundo melhor

O rendimento físico e atlético ainda é uma preocupação da Educação Física, mas, na escola, não pode ser aquele desempenho apoiado num referencial externo, induzindo todos a chegar ao mesmo lugar ao mesmo tempo, e seguindo o mesmo caminho. Na escola, o desempenho estimulado deve ser aquele que:

  • A.

    ajude os seres humanos a manter um desempenho homogêneo.

  • B.

    estimule todos os seres humanos de maneira uniforme e justa.

  • C.

    estimule as valências físicas de todos, respeitando as individualidades biológicas.

  • D.

    ajude o ser humano a encontrar o seu melhor aproveitamento.

  • E.

    não permita as diferenças e não admita a segregação racial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...