Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe a citação de (WEFFORT, 1988, apud BRACHT 1992): "um regime de legitimidade política só pode ser a democracia... E isso porque a democracia é o único regime que organiza, isto é, institucionaliza, o consentimento popular, sem o qual a legitimidade perece". Para BRACHT, legitimar a educação física significa
incorporá-la à legislação vigente.
incorporá-la ao currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
incorporá-la ao currículo escolar através dos parâmetros curriculares
apresentar argumentos integrados a uma teoria da educação, para que a educação física permaneça, ou seja, incluída no currículo escolar.
elaborar uma lei em nível nacional que garanta a obrigatoriedade da educação física em todos os níveis de ensino.
Sobre eixo curricular, assinale o que é verdadeiro afirmar.
Estabelece os limites das faixas etárias em relação às disciplinas, cabendo à educação física o papel do desenvolvimento físico-esportivo.
Delimita a reflexão pedagógica que a escola pretende explicar ao aluno, estabelecendo a matriz curricular com a lista de disciplinas, matérias ou atividades curriculares à qual a educação física se integra.
Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.
Organiza o aprendizado obrigatoriamente em séries de ensino, sendo a educação física a exceção dessa obrigatoriedade, pois a educação física é organizada em ciclos de ensino.
Adapta-se à realidade de cada escola e deve ter a educação física como disciplina obrigatória e o esporte como diretriz extracurricular em que a participação do aluno o dispense das aulas de educação física.
A energia da luz solar é utilizada pelas plantas para a elaboração de moléculas alimentares a partir de dióxido de carbono e de água com produção de oxigênio. Por sua vez, tanto as plantas quanto os animais, incluindo os seres humanos, utilizam oxigênio para desintegrar os alimentos para a energia de que necessitam para viver. Assinale a alternativa que identifique esse processo.
ciclo de reprodução da vida
ciclo energético biológico
ciclo de Krebs
fonte energética aeróbica
fonte energética anaeróbica
As células humanas conseguem realizar seu trabalho especializado a partir da energia liberada pela desintegração de um composto químico. Assinale a alternativa que o identifique.
adenosina trifosfato
glicogênio
fosfocreatina
glicose
adenosina difosfato
No plano pessoal da vida cotidiana do cidadão, abre-se um espaço que favorece os modismos, o consumismo exacerbado ou a impossibilidade de acesso, a anorexia, a bulimia, a exclusão calcada em estereótipos e padrões corporais, as compulsões, entre outros. Assinale a alternativa que contenha dois grandes problemas de saúde criados no mundo por esse fatores.
epidemias e neuroses
pandemias e neuroses coletivas
fome e síndrome metabólica
síndrome da imunodeficiência adquirida e cardiopatias
doenças cardiovasculares e obesidade
A Educação Física escolar tem de respeitar:
a legislação vigente, a estrutura escolar e o conteúdo programático da escola.
os níveis de maturidade motora, a capacidade de rendimento e os interesses individuais.
o corpo discente, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da instituição de ensino.
o desempenho psicomotor, a capacidade de rendimento esportivo e os interesses da equipe.
a legislação vigente, a estrutura escolar e a grade curricular.
Implantada por militares em diversos países, a Educação Física objetivava unicamente o treinamento físico-militar. Esse espírito foi, nesses países, transferido para o meio civil. O professor de Educação Física passou a assumir o papel de preparador físico, incorporou às suas aulas exercícios de ordem unida e tornou-se:
um "referencial para a manutenção da ordem".
exemplo de "ordem e disciplina".
um "disciplinador por excelência".
"modelo" para os alunos.
"modelo" de procedimentos progressistas.
No jogo, a administração do choque de interesses individuais acontece numa atmosfera liberal. A dinâmica do jogo permite a emergência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos. Sua prática, como ação livre, oferece reais oportunidades para:
o exercício da democracia.
a manifestação de habilidades motoras.
a sublimação do vencedor em relação ao vencido.
a satisfação da conquista.
o gozo da vitória e a depressão da derrota.
A Educação Física, como Educação, não deve reproduzir modelos da superestrutura. A Educação Física escolar tem sido a maior vítima dessa reprodução. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor a caracterize.
neurótica luta contra segundos e a favor dos centímetros
constante busca para humanizar o ser humano
prática progressista que busca contribuir para o desenvolvimento pleno do ser humano
fecunda caminhada para a formação plena do ser humano
jornada de trabalho para a construção de um mundo melhor
O rendimento físico e atlético ainda é uma preocupação da Educação Física, mas, na escola, não pode ser aquele desempenho apoiado num referencial externo, induzindo todos a chegar ao mesmo lugar ao mesmo tempo, e seguindo o mesmo caminho. Na escola, o desempenho estimulado deve ser aquele que:
ajude os seres humanos a manter um desempenho homogêneo.
estimule todos os seres humanos de maneira uniforme e justa.
estimule as valências físicas de todos, respeitando as individualidades biológicas.
ajude o ser humano a encontrar o seu melhor aproveitamento.
não permita as diferenças e não admita a segregação racial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...