Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito da Educação Física escolar, o jogo é toda ação livre, desenvolvida dentro de certos limites de tempo e espaço, não fazendo parte da vida ordinária e que, contendo algo de incerto:

  • A.

    estimula a adicção e a competição saudável.

  • B.

    viabiliza a união por meio da competição.

  • C.

    cria a indefinição preparando para a vida.

  • D.

    cria a incerteza e estimula a reorganização.

  • E.

    cria a ordem e estimula a socialização.

O esporte ou desporto é definido por Georges Magnane como uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço físico, participando simultaneamente do jogo e do trabalho. Para essa concepção, é correto afirmar que ela deve ser praticada:

  • A.

    de forma lúdica, regulada por convenção das partes instituídas por acordo, e suscetível de transformar-se em atividade comercial.

  • B.

    de maneira competitiva, comportando regulamentos e instituições específicas, e suscetível de transformar-se em atividade profissional.

  • C.

    em grandes eventos competitivos, comportando regras e federações/confederações, e arrecadadora de grandes rendas.

  • D.

    em megaeventos, comportando competições e shows, regulamentados por legislações específicas.

  • E.

    de forma lúdico-competitiva, comportando shows e permitindo grande arrecadação de renda.

Considerada como cultura do físico, constituindo-se como parte da Medicina, criadora de sofisticadas técnicas desportivas, veiculadora de ideologias. Afinal, o que é Educação Física? Dentre várias respostas, uma é seu objeto indiscutível de estudo. Assinale-o.

  • A.

    o fenômeno esportivo

  • B.

    o ser humano como criação divina

  • C.

    o ser humano em movimento

  • D.

    as ciências sociais

  • E.

    a ciência do movimento

Assinale a alternativa que contenha grandes fatores de risco para a saúde

  • A.

    o fumo, a hipertensão e os altos níveis sanguíneos de colesterol

  • B.

    a obesidade, a hereditariedade e o estresse

  • C.

    a falta de exercícios, a obesidade e a hipertensão

  • D.

    o sexo, o fumo e o estresse

  • E.

    a idade, o sexo e o fumo

É correto afirmar que, no processo de medida e avaliação, o professor de Educação Física deve buscar a superação de práticas mecânico-burocráticas por meio de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas, habilidades e atitudes para enfrentar problemas e necessidades:

  • A.

    do cotidiano, objetivando superá-los e seguir em frente na eterna luta pela sobrevivência.

  • B.

    do mundo globalizado, que obriga o ser humano a levar vantagem em tudo.

  • C.

    buscando novas soluções para as relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

  • D.

    do mundo globalizado hipercompetitivo, que obriga o ser humano a desconsiderar questões éticas.

  • E.

    materiais na luta pela sobrevivência em um mundo globalizado e competitivo.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 (LDB, art. 2°)

É certo afirmar que compete, prioritariamente, ao professor de Educação Física escolar no ensino fundamental:

  • A.

    contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • B.

    contribuir para o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania.

  • C.

    efetivar o pleno desenvolvimento do educando e construir o cidadão.

  • D.

    efetivar o pleno desenvolvimento do educando, construir o cidadão e qualificá-lo para o trabalho.

  • E.

    formar o educando, o cidadão e o trabalhador.

Por um lado, temos a atividade simbólica, isto é, as representações mentais (a atividade mais solicitada pela escola); por outro, temos o mundo concreto, real, com que se relaciona o sujeito. Há um elemento que os associa. Assinale-o.

  • A.

    o ato de viver humano

  • B.

    a atividade corporal

  • C.

    o espírito empreendedor

  • D.

    a necessidade vital

  • E.

    a psicologia

Para compreender a questão da avaliação, não se pode cair no reducionismo de um universo meramente técnico de entendimento, sendo necessária a consideração de outras dimensões desse processo. Assinale a alternativa que as contenha.

  • A.

    aplicar testes, selecionar alunos, dar notas e detectar talentos (sob perspectiva biopsicossocial)

  • B.

    aplicar testes, classificar alunos, dar notas e selecionar talentos (sob perspectivas afetivo-cognitiva e psicomotora)

  • C.

    aplicar testes, selecionar alunos, dar notas e detectar talentos (sob perspectivas afetivo-cognitiva e psicomotora)

  • D.

    significações, implicações e conseqüências (sob perspectivas pedagógica, política e social)

  • E.

    a necessária burocracia, significações e conseqüências (sob perspectivas afetivo-cognitiva e psicomotora)

Por ontogênese motora, compreendemos o desenvolvimento individual de habilidades de condicionamento e da coordenação, e de formas de prontidões de movimento do ser humano. Assinale a alternativa que contenha as formas básicas de movimento.

  • A.

    andar, correr, saltar e lançar

  • B.

    correr, saltar, levantar e transportar

  • C.

    engatinhar, andar, correr e nadar

  • D.

    engatinhar, andar, levantar e transportar

  • E.

    andar, correr, saltar e nadar

É correto afirmar que o conteúdo curricular da Educação Física escolar observará a diretriz que instrui sobre a promoção do desporto educacional e:

  • A.

    o investimento nas práticas desportivas de competição.

  • B.

    o apoio às práticas desportivas de competição.

  • C.

    o investimento nas práticas desportivas formais.

  • D.

    a atenção especial à formação de base para o desporto de competição.

  • E.

    o apoio às práticas desportivas não-formais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...