Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, a dinâmica curricular, no âmbito da Educação Física, tem características bem diferenciadas das tendências anteriores. É correto afirmar que ela busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre:

  • A.

    o conjunto de manifestações expressas pelo ser humano em todo o mundo, exteriorizadas na forma de expressão corporal ao longo da história.

  • B.

    as formas de manifestações dos povos de todo o mundo nos domínios ginástico e esportivo, construídas ao longo da história do ser humano sobre o planeta Terra.

  • C.

    o acervo de formas de representação do mundo que o ser humano tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal.

  • D.

    as maneiras de representação do mundo que o ser humano tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas nos jogos, esportes e danças.

  • E.

    o acervo de representações dos povos de todo o mundo na cultura esportiva construídas ao longo da história.

A Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como jogo, esporte, dança, ginástica, lutas, etc. Essas formas configuram uma área de conhecimento. Assinale a alternativa que a identifique.

  • A.

    cultura corporal

  • B.

    fundamentos esportivos

  • C.

    fundamentos teórico-esportivos

  • D.

    fundamentos científicos

  • E.

    cultura esportiva

Se existe uma área que pouco avançou na Educação, esta diz respeito à liberdade de atuação corporal dos alunos. A partir desta reflexão de Freire (2003), assinale a afirmativa correta, quanto a uma proposta para uma educação de corpo inteiro.

  • A.

    A escola não se deve ater apenas à cabeça da criança, mas ao corpo inteiro, apesar de não haver a necessidade de uma educação dos sentidos, pois esta ocorre naturalmente.

  • B.

    A educação deve voltar-se prioritariamente para a inteligência racional, mas sem perder de vista a motricidade, as emoções, a moralidade.

  • C.

    A educação dos sentidos pode ser entendida como o aprender a ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar, o que equivale a dizer que os sentidos devem ser educados tanto quanto o pensamento lógico ou a moral.

  • D.

    As relações professor-aluno devem ser o ponto de partida para uma educação que privilegie os sentidos, o brincar, os ritmos de desenvolvimento e a capacidade de concentração dos alunos na aprendizagem dos conhecimentos teóricos.

  • E.

    Os conteúdos de quadra devem passar por uma sistematização que deixe bem claras as diferenças básicas entre a educação de sala e a educação do corpo.

Segundo Daolio (1995), técnica corporal diz respeito à maneira como

  • A.

    os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional, sabem servir-se de seus corpos.

  • B.

    os homens, sociedade por sociedade e de maneira inovadora, sabem servir-se de seus corpos

  • C.

    os homens, em diferentes sociedades, criam formas diferenciadas de vivenciar práticas corporais tradicionais, a partir de novos métodos e tecnologias.

  • D.

    os homens, em diferentes sociedades, criam formas diferenciadas de se exercitar, com a finalidade de diversificar seus hábitos motores.

  • E.

    os homens, em diferentes sociedades, diversificam suas atividades motoras, de forma que se tornem adequadas para os novos padrões de desenvolvimento social.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ensino Fundamental, a Educação Física fundamenta-se nas concepções de

  • A.

    movimento corporal.

  • B.

    corpo e movimento.

  • C.

    educação do movimento.

  • D.

    educação de corpo inteiro.

  • E.

    educação corporal.

A equipe técnica que sistematizou o texto dos PCN de Ensino Fundamental apontou para a possibilidade de uma nova nomenclatura da Educação Física escolar que seria

  • A.

    Movimento Corporal.

  • B.

    Corpo e Movimento.

  • C.

    Educação Corporal.

  • D.

    Educação do Movimento.

  • E.

    Educação de Corpo Inteiro.

Segundo Palma (2000), a questão da saúde a ser abordada na escola merece a seguinte consideração:

  • A.

    a diminuição de aulas de Educação Física tem gerado aumento de sedentários e doentes.

  • B.

    o indivíduo doente pode ser considerado o próprio culpado pela doença, que geralmente decorre da sua inatividade.

  • C.

    o fator doença/saúde está estreitamente ligado ao tipo de conteúdo de atividade física escolar.

  • D.

    um dos motivos da incidência de doenças cardiovasculares é o baixo nível de escolaridade da população.

  • E.

    há um consenso de que a falta de atividade física tem relação direta com o surgimento de doenças cardiovasculares.

Para Guedes (1999), a presença do esporte nas aulas de Educação Física, atualmente, pode ser interpretada como

  • A.

    hegemônica e importante para a afirmação da identidade nacional.

  • B.

    prática excessiva, sem função relevante para a sociedade.

  • C.

    conteúdo central para a mudança de hábitos saudáveis.

  • D.

    dispensável por causa de seus efeitos hormonais.

  • E.

    prejudicial por causa da necessidade de treinamento excessivo.

De acordo com a abordagem desenvolvimentista, para o

professor lidar melhor com os problemas de erro do aluno é

necessário:

I - o conhecimento das etapas da aquisição básica das

habilidades motoras;

II - o reconhecimento do erro por meio de observação

sistemática das fases de aquisição;

III - o reconhecimento das fases de aquisição das habilidades

motoras de acordo com a faixa etária.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A abordagem desenvolvimentista é questionada por Darido (2003) quando a autora reconhece que

  • A.

    a dimensão política não permeia a abordagem em questão.

  • B.

    não foi levado em consideração, na construção da abordagem, o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

  • C.

    falta argumentação teórica suficiente para fundamentar a abordagem.

  • D.

    há excesso de parâmetros biológicos na fundamentação dessa abordagem.

  • E.

    há pouca argumentação neurofisiológica na construção da abordagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...