Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O arremesso tipo bandeja, executado do lado direito do atacante é uma habilidade motora específica em basquetebol que deve ser ensinada observando principalmente a seguinte coordenação de salto e arremesso em sua fase final: arremesso com a mão

  • a.

    esquerda e impulsão na perna esquerda.

  • b.

    esquerda e impulsão na perna direita.

  • c.

    direita e impulsão na perna direita.

  • d.

    direita e impulsão na perna esquerda.

  • e.

    esquerda e impulsão em ambas as pernas.

O estudo do conhecimento das atividades que constituem o conteúdo de Educação Física, como jogo, esporte, ginástica e dança visa a

  • a.

    dominar o aspecto técnico de cada atividade.

  • b.

    apreender a expressão corporal como linguagem.

  • c.

    diferenciar a qualidade de uma atividade em relação a outra.

  • d.

    facilitar a integração das atividades físicas com as intelectuais.

  • e.

    caracterizar a educação física como disciplina profissionalizante.

O conhecido jogo entre duas equipes chamado "queimada" envolve a situação imaginária de

  • a.

    uma guerra onde uma equipe derrota a outra com "tiros" de bola.

  • b.

    uma atividade incorporada na noção de jogos cooperativos.

  • c.

    atividade pré-desportiva para conhecimento do futebol americano.

  • d.

    jogo cujo conteúdo implica no sentido da boa convivência do indivíduo em relação ao seu adversário.

  • e.

    jogo recomendado para ser praticado separadamente por ambos os sexos.

As atividades desenvolvidas em aulas de Educação Física para as turmas do Ensino Médio deverão ser

  • a.

    eminentemente práticas, sob a forma de seqüências pedagógicas, desenvolvendo os esportes conhecidos.

  • b.

    realizadas com caráter teórico prático e implementadas com jogos, dança, recreação e ginástica.

  • c.

    eminentemente práticas, implementadas sob a forma de jogo, dança, recreação e ginástica.

  • d.

    eminentemente práticas, implementadas sob a forma de jogos competitivos.

  • e.

    de livre escolha dos alunos, para que os mesmos possam manifestar sua inclinação e gosto.

Ao propor atividades para crianças do Ensino Fundamental, o professor de Educação Física, ciente dos problemas decorrentes dessas atividades, deve

  • a.

    deixar que os alunos resolvam sozinhos os problemas emergentes.

  • b.

    conduzir as atividades para sanar os problemas emergentes.

  • c.

    apresentar soluções para os problemas.

  • d.

    evitar situações que suscitem problemas.

  • e.

    oferecer pistas para que resolvam os problemas.

O processo consciente da exteriorização das idéias, sentimentos e emoções dos alunos é um objetivo que pode ser mais facilmente desenvolvido por meio de

  • a.

    competição.

  • b.

    iniciação esportiva.

  • c.

    espírito de equipe.

  • d.

    expressão corporal.

  • e.

    manutenção da saúde ativa.

Dentre os esportes praticados por adolescentes nas aulas de Educação Física, o que apresenta, em seu desenvolvimento, movimentos mais próximos aos das atividades básicas primárias, é o

  • a.

    Tênis.

  • b.

    Beisebol.

  • c.

    Handebol.

  • d.

    Voleibol.

  • e.

    Futebol.

Para a elaboração de um programa de Educação Física e seleção dos respectivos conteúdos, deve-se levar em conta os seguintes conhecimentos sobre o educando:

  • a.

    peso, estatura e biotipo.

  • b.

    coordenação neuromuscular e força.

  • c.

    sexo, peso e estatura.

  • d.

    habilidade, peso e estatura.

  • e.

    etapa evolutiva e sexo.

Segundo Piaget, existe um período em que o aluno adolescente tem a possibilidade de, a partir da informação teórico-prática, inferir, generalizar, abstrair e criar novos gestos e seqüências. Esse período é denominado de inteligência

  • a.

    informal.

  • b.

    formal.

  • c.

    emocional.

  • d.

    concreta.

  • e.

    subconsciente.

A capoeira, dentro da programação de Educação Física, tem sido aceita pela profusão de ritmos e movimentos específicos, sendo considerada como esporte de ataque e defesa com conotação política e cultural por vários especialistas. Diante dessa definição, pode-se caracterizar a capoeira como

  • a.

    dança, com pontuação referente a toques no corpo do adversário.

  • b.

    atividade lúdica em que a música é o componente indispensável.

  • c.

    atividade que expressa a relação da voz do oprimido com o opressor.

  • d.

    atividade física praticada separadamente por ambos os sexos.

  • e.

    dança e luta sem qualquer conotação competitiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...