Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica:
funcionalismo;
multiculturalismo;
marxismo;
neomarxismo;
positivismo.
O desporto moderno caracteriza-se fundamentalmente pelo "princípio do rendimento". Assumindo-se uma posição crítica perante tal característica, é procedente afirmar que ela:
valoriza o rendimento da máquina humana;
prescreve a execução de estratégias e programas de treinamento;
incrementa a sistematização especializada do ensino desportivo;
estimula o comércio desportivo devido à veiculação do desporto- espetáculo;
confirma a hierarquização social através da seleção competitiva.
Ao relacionarmos desporto e mídia, sob o ponto de vista ético, destacamos o papel do professor de educação física voltado para uma sociedade multicultural, quando ele, no contato com seus alunos:
I - destaca, da mensagem veiculada, possíveis aspectos que colaborem com a autonomia e leitura ativa do mundo;
II - esclarece e confirma o estímulo ao consumo vinculado ao desporto e às suas estrelas;
III - investiga conjunta e criticamente o que de orgânico à realidade social está presente na propaganda;
IV - Valoriza e assume o discurso ideológico informativo da mídia;
Pode-se dizer que está correto o que se afirma nos itens:
I e III;
II e IV;
II e III;
I, II e III;
I e IV.
Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.
No momento em que a bola é colocada em jogo pelo sacador, a numeração da posição de cada jogador é:Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.
Observe as figuras abaixo e responda:
A opção que relaciona, na seqüência, os sinais manuais oficiais do árbitro é:
Considere o esporte Futsal para responder as questões 6 e 7.
Quando os companheiros de equipe retornam a bola para o goleiro, pode-se afirmar que ele poderá recebê-la:Observando o cotidiano da Educação Física na escola, Campos (2011) descreve que, de modo geral, o professor é avesso ao processo de planejamento. Tal hábito pode estar fi ncado em raízes históricas de que a escola e o próprio professor ainda mantenham uma relação de descrédito no que concerne à importância da Educação Física. Segundo o autor, uma forma de superar este paradigma é:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, do Ensino Médio (2000), a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional. Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:
Para Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características:
O início da década de 1990 foi marcado pela publicação de algumas obras importantes na área da Educação Física escolar. Kunz (2001) ao discorrer sobre o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, organizado por um coletivo de autores, analisa que estes se preocuparam com questões epistemológicas e metodológicas, propondo que o seu conteúdo seja o conhecimento de uma área denominada Cultura Corporal. A crítica de Kunz ao conceito de Cultura Corporal está representada na seguinte afi rmativa:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...