Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica:

  • A.

    funcionalismo;

  • B.

    multiculturalismo;

  • C.

    marxismo;

  • D.

    neomarxismo;

  • E.

    positivismo.

O desporto moderno caracteriza-se fundamentalmente pelo "princípio do rendimento". Assumindo-se uma posição crítica perante tal característica, é procedente afirmar que ela:

  • A.

    valoriza o rendimento da máquina humana;

  • B.

    prescreve a execução de estratégias e programas de treinamento;

  • C.

    incrementa a sistematização especializada do ensino desportivo;

  • D.

    estimula o comércio desportivo devido à veiculação do desporto- espetáculo;

  • E.

    confirma a hierarquização social através da seleção competitiva.

Ao relacionarmos desporto e mídia, sob o ponto de vista ético, destacamos o papel do professor de educação física voltado para uma sociedade multicultural, quando ele, no contato com seus alunos:

I - destaca, da mensagem veiculada, possíveis aspectos que colaborem com a autonomia e leitura ativa do mundo;

II - esclarece e confirma o estímulo ao consumo vinculado ao desporto e às suas estrelas;

III - investiga conjunta e criticamente o que de orgânico à realidade social está presente na propaganda;

IV - Valoriza e assume o discurso ideológico informativo da mídia;

Pode-se dizer que está correto o que se afirma nos itens:

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    I, II e III;

  • E.

    I e IV.

Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.

No momento em que a bola é colocada em jogo pelo sacador, a numeração da posição de cada jogador é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.

Observe as figuras abaixo e responda:

A opção que relaciona, na seqüência, os sinais manuais oficiais do árbitro é:

  • A. bola dentro / bola fora / bola conduzida / bola tocada;
  • B. bola fora / bola conduzida / bola dentro / bola tocada
  • C. bola tocada / bola conduzida / bola dentro / bola fora;
  • D. bola conduzida / bola dentro / bola tocada / bola fora;
  • E. bola fora / bola tocada / bola dentro / bola conduzida.

Considere o esporte Futsal para responder as questões 6 e 7.

Quando os companheiros de equipe retornam a bola para o goleiro, pode-se afirmar que ele poderá recebê-la:

  • A. sem restrição alguma, em qualquer momento da partida;
  • B. apenas uma vez, após o arremesso de meta;
  • C. através do uso das mãos, somente;
  • D. após ela ter ultrapassado a linha demarcatória do meio da quadra ou tiver sido tocada por um adversário;
  • E. quando ele estiver nos limites da sua área de meta.

Observando o cotidiano da Educação Física na escola, Campos (2011) descreve que, de modo geral, o professor é avesso ao processo de planejamento. Tal hábito pode estar fi ncado em raízes históricas de que a escola e o próprio professor ainda mantenham uma relação de descrédito no que concerne à importância da Educação Física. Segundo o autor, uma forma de superar este paradigma é:

  • A. rebelar-se com a escola e com os outros professores de forma crítica
  • B. montar eventos esportivos que valorizem a disciplina e os alunos atletas
  • C. integrar-se na ação de planejar e executar o planejamento de ensino
  • D. construir um projeto político pedagógico somente para a Educação Física
  • E. utilizar as aulas para promover a importância da Educação Física junto aos alunos, a partir de debates

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:

  • A. professor-operário e aluno-produto
  • B. professor-capitão e aluno-recruta
  • C. professor-mediador e aluno-crítico
  • D. professor-crítico e aluno-revolucionário
  • E. professor-treinador e aluno-atleta

Para Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características:

  • A. rendimento físico/esportivo; corpo produtivo; adestramento físico
  • B. corpo criativo; consciência corporal; rendimento físico/esportivo
  • C. rendimento físico/esportivo; corpo criativo; adestramento físico
  • D. disciplina moral; adestramento físico; corpo criativo
  • E. adestramento físico; consciência crítica; cultura corporal

O início da década de 1990 foi marcado pela publicação de algumas obras importantes na área da Educação Física escolar. Kunz (2001) ao discorrer sobre o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, organizado por um coletivo de autores, analisa que estes se preocuparam com questões epistemológicas e metodológicas, propondo que o seu conteúdo seja o conhecimento de uma área denominada “Cultura Corporal”. A crítica de Kunz ao conceito de Cultura Corporal está representada na seguinte afi rmativa:

  • A. Os autores preconizam o esporte de alto rendimento.
  • B. Os autores incentivam a exclusão pelo esporte.
  • C. O projeto político-pedagógico proposto pelos autores motivam a alienação.
  • D. Os autores podem estar reforçando o dualismo entre corpo e mente.
  • E. Os autores limitam-se à aprendizagem motora.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...