Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No planejamento, para o estabelecimento dos objetivos de treinamento, são pré-requisitos, EXCETO

  • A. o desempenho pessoal emcompetições anteriores.
  • B. o desempenho dos adversários em competições esportivas anteriores.
  • C. as condições materiais à realização de treinamento.
  • D. o estado inicial de treinamento.
  • E. a divisão do treinamento em períodos.

O diálogo precedente, escrito por Platão, são os ensinamentos de Sócrates a respeito dos aspectos fundamentais que deveriam constituir a formação do homem grego. Considerando o legado da educação grega para o mundo ocidental, assinale a opção correta.

  • A. Os exercícios físicos praticados pelos gregos tinham um caráter natural, a partir de uma compreensão humanista embasada na comunhão do corpo e do espírito.
  • B. O pensamento pedagógico grego estrutura-se em uma concepção de supervalorização do corpo em detrimento dos aspectos intelectuais e artísticos, uma vez que era necessário preparar o corpo para o combate.
  • C. Os gregos cultivaram a ideia de separação entre o corpo e a mente com o objetivo de potencializar o desenvolvimento físico.
  • D. Os gregos criaram os Jogos Olímpicos e deixaram como legado para o mundo ocidental o desejo de valorizar as vitórias e a competição, simbolizadas nas medalhas olímpicas.
  • E. O esporte moderno surgiu na Grécia como a maior expressão dos Jogos Olímpicos, tendo seu valor educativo despontado na formação do homem grego.

As provas de 100 m e 200 m rasos têm fases em comum. Considerando as características de ambas, o diferencial preponderante de desempenho nos 200memrelação aos 100mé o(a)

  • A. manutenção da velocidade máxima.
  • B. maior frequência de passadas.
  • C. pico de velocidade máxima.
  • D. maior velocidade de aceleração.
  • E. pico de força rápida.

Os jogos e as brincadeiras de rua constituem conteúdos de ensino da educação física escolar com grande potencial educativo, pois

  • A. a ludicidade da prática permite a mediação pedagógica do professor, possibilitando uma aprendizagem prazerosa.
  • B. constitui estágio de transição para a especialização esportiva na infância e na adolescência.
  • C. a competitividade, principal característica dessas atividades, contribui para a coesão social.
  • D. as suas regras universais minimizam os conflitos entre os alunos.
  • E. as suas regras estimulam a participação autônoma, sem mediação do professor.

Em relação à velocidade cíclica nos 100 metros rasos, considere as afirmativas a seguir.

I → O tempo de reação é influenciado pela redução do tempo da primeira passada, e a velocidade máxima é influenciada pelo treinamento de velocidade de aceleração.

II → O tempo de reação é influenciado pela diminuição do tempo de latência, e a velocidade máxima é influenciada pelas variáveis da condição física.

III → O tempo de reação é influenciado pela velocidade de movimentos, e a velocidade máxima é influenciada pela força explosiva.

Está(ão) correta(s)

  • A. apenas I.
  • B. apenas II.
  • C. apenas III.
  • D. apenas II e III.
  • E. I, II e III.

A construção de identidades de gêneros sem preconceitos passa pelo pleno entendimento do conceito de corpo e deve fazer parte dos objetivos do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física escolar. Para assegurar a consecução desses objetivos nas aulas de educação física, o professor deve

  • A. enfatizar o desenvolvimento do corpo a partir dos elementos biológicos e fisiológicos que definem meninos e meninas.
  • B. programar atividades físicas mais harmoniosas para as meninas e esportes de contato físico para os meninos.
  • C. manter as meninas separadas dos meninos até elas incorporarem as habilidades motoras para proteção pessoal.
  • D. combater a ideia de que determinados esportes são exclusivos de um único gênero.
  • E. preservar a integridade física das meninas, separando-as dos meninos.

A altura mais usada para o treinamento de altitude com corredores de fundo se situa entre

  • A. 1000 a 1500 m, porque essa altitude é suficiente para produzir melhora de desempenho de corrida e a incidência do mal agudo de montanha (MAM) é inexistente.
  • B. 2000 a 2500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior nessa altitude e a incidência do MAM é baixa.
  • C. 3000 a 3500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior nessa altitude e a incidência do MAM é moderada.
  • D. 3500 a 4000 m, porque o estímulo de adaptação é ótimo, compensando a perda de performance, devido à possível incidência MAM na primeira semana.
  • E. 4000 a 4500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior quanto maior for a altitude, apesar da grande incidência do MAM.

A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a opção correta.

  • A. Cabe ao professor uma postura coadjuvante no processo de aprender, o aluno deve ser o centro do processo.
  • B. As práticas corporais podem até partir dos alunos, porém cabe ao professor intervir de maneira pedagógica sobre elas.
  • C. Os alunos poderão, de maneira espontânea, elaborar suas práticas, cabendo ao professor a manutenção da ordem e da segurança.
  • D. O prazer deve prevalecer nas aulas, pois é a partir da motivação que os alunos irão aprender de forma significativa.
  • E. As “aulas livres” devem ser bem exploradas pelos professores, pois elas conduzirão os alunos a atitudes emancipadoras.

O treinamento com hipoxia normobárica intermitente apresenta como principal efeito de adaptação para o ganho de performance o aumento do(a)

  • A. capacidade ventilatória.
  • B. número de eritrócitos.
  • C. hematócrito.
  • D. biogênese mitocondrial.
  • E. número de reticulócitos.

O processo de redemocratização ocorrido no Brasil na década de 80 do século passado influenciou o movimento renovador da educação física brasileira. Considerando as repercussões desse movimento na pedagogia do ensino da educação física, assinale a opção correta.

  • A. Ampliaram-se as discussões de natureza biológica, em detrimento daquelas de natureza sociológica e política.
  • B. Renovou-se a importância do esporte escolar por meio de diretrizes que enfatizam a identificação de talentos esportivos.
  • C. Disseminou-se o uso dos manuais e procedimentos de ensino sob a perspectiva biológica e comportamental a partir desse período.
  • D. Os conteúdos de ensino passaram a ser discutidos a partir de uma perspectiva sociológica e cultural.
  • E. O desenvolvimento de talentos passou a ser prioritário no contexto da educação física escolar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...