Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo

1ª afirmativa: O índice de refração absoluto (n) de um meio para determinada radiação monocromática é sempre maior que 1.

2ª afirmativa: A velocidade da luz no vácuo é maior que a velocidade da luz em qualquer meio transparente.

Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:

  • A. As duas são corretas, mas a segunda não justifica a primeira
  • B. As duas são corretas, mas a segunda justifica a primeira
  • C. Nenhuma das duas afirmativas é correta.
  • D. Apenas a primeira é correta.
  • E. Apenas a segunda é correta.

Analise as afi rmativas abaixo:

1ª afirmativa: Na linguagem coloquial, é comum dizer que um corpo está “quente” para indicar que sua temperatura é elevada. No entanto, os corpos não possuem “calor”, embora suas moléculas tenham energia.

2ª afirmativa: Chamamos de calor a energia que se transfere de um corpo para outro em virtude, exclusivamente, da diferença entre suas temperaturas. Portanto, calor é energia em trânsito.

Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:

  • A. As duas são corretas e a segunda justifica a primeira.
  • B. As duas são corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
  • C. Apenas a primeira á correta.
  • D. Apenas a segunda é correta.
  • E. Ambas são incorretas.

“Entende‐se por _____________________ traços estáveis e duradouros que, na sua maioria, são geneticamente determinados e que subjazem à habilidade de uma pessoa em uma variedade de tarefas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. endurances
  • B. capacidades
  • C. aprendizagens motoras
  • D. experiências de aprendizagem

Sobre a pluralidade cultural, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos da educação física foram historicamente construídos pela humanidade a partir de diferentes culturas.

( ) Nota‐se que os demais componentes curriculares não conseguem abordar o tema pluralidade cultural nas aulas.

( ) A origem da capoeira – apresentação e discussão sobre os preconceitos, valorização dessa manifestação corporal e de seus aspectos culturais – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente.

( ) Fundamentos do futebol – realização dos movimentos básicos dos movimentos, sua técnica e variações de movimento – é um exemplo de aula em que o tema pluralidade cultural é abordado corretamente.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F.
  • B. F, F, V, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, V, F, V.

Entre os estudiosos do lazer não existe um acordo sobre o seu conceito, podendo‐se distinguir duas grandes linhas. Assinale‐as.

  • A. A que enfatiza o aspecto atitude, considerando o lazer como um estilo de vida, portanto, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto tempo, situando‐o como liberado do trabalho, ou como tempo livre de obrigações.
  • B. A que enfatiza o aspecto tempo, considerando o lazer como um momento infinito em que o sujeito busca aproximar‐se de si mesmo; e a que privilegia o aspecto da fruição, situando‐o como uma ação voltada ao relaxamento e contemplação das coisas do mundo.
  • C. A que enfatiza o aspecto cultural, considerando o lazer como momento de crescimento e formação do sujeito; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando‐o como uma atividade de descontração e avesso ao mundo do trabalho e das obrigações do dia a dia.
  • D. A que enfatiza o aspecto ócio, considerando o lazer como um prazer em ficar consigo mesmo, independente de um tempo determinado; e a que privilegia o aspecto ludicidade, situando‐o como uma atividade de alegria, contrário das atividades que o sujeito faz por obrigação.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A inatividade física e o estilo de vida sedentário estão relacionados a fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de certas condições médicas, tais como doença coronariana ou outras alterações cardiovasculares e metabólicas.

( ) Além dos benefícios, a atividade física também está associada a prejuízos para a saúde mental, aparecendo ligada a quadros como exercício excessivo.

( ) A qualidade de vida em saúde coloca sua centralidade na capacidade de viver sem doenças ou de superar as dificuldades dos estados ou condições de morbidade.

( ) O exercício, após superado o período inicial, é uma atividade usualmente agradável e que traz inúmeros benefícios ao praticante, que vão desde a melhora do perfil lipídico até a melhora da autoestima.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. V, V, V, V.

Considerando a relação entre a prática de atividade física e saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Pode‐se dizer que os principais benefícios à saúde advindos da prática de atividade física incidem predominantemente sobre os aspectos antropométricos, cartilaginosos e psicológicos.

( ) Dentre os efeitos antropométricos da prática regular de atividade física encontram‐se o aumento do volume sistólico, da potência aeróbica e da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina; a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo.

( ) Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares propiciados pela prática regular de atividade física têm‐se a diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.

( ) Com relação aos efeitos psicológicos, a prática regular de atividade física atua na melhoria da autoestima, do autoconceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, V, V, V.

A aprendizagem pode ocorrer em todos os níveis do sistema nervoso central, mas os níveis destacados são, provavelmente, aqueles em que as maiores mudanças acontecem. Assinale‐os.

  • A. Estágio inicial; estágio mediano; e, aperfeiçoamento ou automatização da tarefa motora.
  • B. Estágio de seleção simultânea da resposta e do estímulo e estágio da programação da resposta motora.
  • C. Estágio de identificação do estímulo; estágio de efetivação do estímulo; e, estágio de automatização do movimento.
  • D. Estágio de identificação do estímulo; estágio de seleção da resposta; estágio da programação da resposta; e, programa motor.

“Estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um, funcionando no pico de sua capacidade intelectual, realizar as tarefas do cotidiano, ocupar ativamente as horas de lazer, enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, sentir uma alegria de viver e evitar o aparecimento das disfunções hipocinéticas.” Trata‐se de

  • A. aptidão física .
  • B. exercício físico.
  • C. atividade física.
  • D. saúde e qualidade de vida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...