Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue os próximos itens. No governo militar, a identidade esportiva da educação física escolar foi fortalecida pela pedagogia não diretiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Caponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas:

  • A. Saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar e saúde como um valor social.
  • B. Saúde como senso comum, saúde médica e saúde normativa.
  • C. Saúde como ausência de doença, saúde médica e saúde normativa.
  • D. Saúde como senso comum, saúde como bem-estar e saúde como um valor social.
  • E. Saúde como ausência de doença, saúde como doença e saúde como um valor socioeducativo.

Para facilitar o estudo do movimento na utilização do espaço, precisamos dividí–lo para conhecer e compreender seus aspectos. Conceitos espaciais: direção, dimensão, eixos, planos e níveis. De acordo com esses conhecimentos assinale a resposta INCORRETA:

  • A. Direção: considerando o centro do corpo, para cima, para baixo, para o lado direito ou esquerdo e ainda para frente e para trás.
  • B. Dimensão: é uma extensão entre duas direções opostas (comprimento, amplitude e profundidade.
  • C. Planos: são definidos pela união de duas dimensões (plano vertical ou frontal, plano sagital e plano horizontal.
  • D. Eixos: é a relação de posição espacial que leva em conta a altura ( baixo, médio e alto), sendo determinado a partir do estabelecimento de relações.

Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue os próximos itens. A educação física escolar é entendida como atividade que desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a regra 15 de basquete, o ato de arremesso do jogador termina quando:

  • A. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no caso de um arremesso em suspensão.
  • B. A bola sai de posse do jogador no ato de um arremesso.
  • C. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no ato de um arremesso.
  • D. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo.
  • E. A bola sai de posse do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo.

No Brasil, os jogos cooperativos estão cada vez mais conhecidos, tanto na teoria, com a vesta produção acadêmica e a realização de inúmeros congressos, quanto na prática do cotidiano em que os jogos cooperativos são utilizados com grupos diferenciados como forma de melhoria das relações humanas de criança, adultos e idosos. Com base nesse conhecimento, marque a questão que NÃO corresponde às características dos jogos cooperativos.

  • A. A vitória não depende da derrota dos outros, temos condições de ser competentes sem destruir o outro, aprendendo a compartilhar as nossas habilidades.
  • B. Predominam a confiança mútua, a descontração, a solidariedade, a vitória compartilhada e a vontade de continuar jogando para ganhar com o outro.
  • C. Faz com que acorra uma integração entre os participantes, assim, melhorando a socialização, autoestima, confiança e respeito.
  • D. Está presente a rivalidade, valorizando a competição e o vencer a qualquer custo.

Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue os próximos itens. A ludicidade é uma referência fundamental para orientar o planejamento, o controle e a avaliação da educação física.

  • C. Certo
  • E. Errado

No voleibol, a ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada através da ordem de saque e posição dos jogadores durante o set.

Uma falta na rotação é cometida quando o saque não é efetuado conforme a ordem de rotação, acarretando as seguintes consequências:

  • A. A equipe sacadora é sancionada com um ponto e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • B. A equipe sacadora é sancionada com um ponto. O próximo saque será executado pela equipe adversária e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • C. A equipe sacadora é advertida, sendo o próximo saque executado pela equipe adversária e a ordem de rotação dos jogadores será mantida.
  • D. A equipe adversária é beneficiada com a posse de bola e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • E. A equipe adversária é beneficiada com a posse de bola e a ordem de rotação dos jogadores será mantida.

A avaliação psicomotora tem grande valor, pois, possibilita ao professor verificar se os conhecimentos e as atividades propostas estão adequados e cumprindo suas funções. Dessa forma, os alunos devem ser avaliados nesse sentido. Essa avaliação tem objetivo de verificar:

  • A. A dinâmica da coordenação psicomotora e sensória – motora.
  • B. O equilíbrio, a lateralidade e o perfil.
  • C. A percepção e a linguagem.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue os próximos itens. A psicomotricidade é um eixo fundamental do ensino de educação física que possibilita a ampliação das possibilidades pedagógicas para o alcance do objetivo de formação integral do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...