Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Jean Piaget pesquisou, mediante observação sistemática, a maneira como a criança elabora o processo do conhecimento para construir a sua inteligência. A sua preocupação inicial foi epistemológica (como é originado o conhecimento humano) e não educacional. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo compreende em 4 estágios, quais são eles?

  • A. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 2 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (2 – 7 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (7 – 13 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (13 anos em diante).
  • B. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 5 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (5 – 9 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (9 – 13 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (13 anos em diante).
  • C. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 4 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (4 – 7 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (7 – 15 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (15 anos em diante).
  • D. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 3 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (3 – 8 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (8 – 14 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (14 anos em diante).

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. A LDBN propõe currículos educacionais integrados, com base nas características regionais e locais da sociedade. Danças folclóricas regionais, por exemplo, podem ser incluídas como parte do conteúdo de educação física.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a prática do voleibol, o atleta precisa ter domínio de seis habilidades, que chamamos de fundamentos, que são:

  • A. Passe, toque, manchete, bloqueio, levantamento e saque.
  • B. Passe, ataque, defesa, cortada, contra-ataque e saque.
  • C. Saque, toque, manchete, passe, ataque e defesa.
  • D. Saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
  • E. Saque, levantamento, ataque, contra-ataque, passe e defesa.

Os experimentos de Lev Vygotsky demonstram que a fala tanto acompanha a atividade prática ou física da criança como também desempenha um papel específico na sua realização. Ao longo do desenvolvimento cognitivo, a relação entre a fala e a ação se modifica, ocorrendo em três fases:

  • A. FASE DA FALA SOCIAL (até os 5 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (5 – 8 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 8 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
  • B. FASE DA FALA SOCIAL (até os 3 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (3 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
  • C. FASE DA FALA SOCIAL ( até os 2 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (2 – 5 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 5 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
  • D. FASE DA FALA SOCIAL ( até os 4 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (4 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. Integrada à proposta pedagógica dos estabelecimentos educacionais, a educação física é componente curricular obrigatório do ensino infantil, fundamental, médio e superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

As doenças hipocinéticas trazem limitações ao corpo. As pessoas que sofrem dessas doenças podem correr riscos de morte. A prevenção se dá através de uma rotina de exercícios físicos.

As doenças conhecidas como hipocinéticas são:

  • A. Obesidade, cardiopatia, hipertensão, diabetes, artrite e sarcopenia.
  • B. Sedentarismo, artrite, artrose, hipertensão, doença arterial coronariana e derrames cerebrais.
  • C. Obesidade arterial, cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes tipo II, osteoporose e sarcopenia.
  • D. Obesidade, derrames cerebrais, doença arterial coronariana, diabetes, sarcopenia e sedentarismo.
  • E. Obesidade arterial, doença arterial coronariana, osteoporose, artrite, artrose e derrames cerebrais.

Gardner, baseado em estudos, afirma que possuímos capacidades diferentes ou várias inteligências. Interessado pelas relações entre inteligência, criatividade, talento e competência no campo da psicologia do desenvolvimento humano, Gardner realizou pesquisas sobre inteligência. De acordo com a pesquisa foram encontrados alguns tipos de inteligências. Quais são elas?

  • A. Inteligência linguística, inteligência espacial, inteligência corporal – cinestésica, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência naturalista.
  • B. Inteligência linguística, inteligência lógico – matemática, inteligência espacial, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência naturalista.
  • C. Inteligência linguística, inteligência lógico – matemática, inteligência espacial, inteligência corporal – cinestésica, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência naturalista.
  • D. Inteligência linguística, inteligência lógico – matemática, inteligência espacial, inteligência corporal – cinestésica, inteligência interpessoal e inteligência naturalista.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. A educação física é facultativa aos alunos que cumprem jornada de trabalho igual ou superior a seis horas e aos que possuem mais de trinta anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dos vários nutrientes que consumimos, apenas três podem liberar energia para o exercício físico. São eles:

  • A. A glicose, as vitaminas e os minerais.
  • B. A glicose, as vitaminas e as proteínas.
  • C. Os carboidratos, a glicose e as proteínas.
  • D. Os carboidratos, a glicose e as vitaminas.
  • E. Os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

Relacione os tipos de características apresentadas de acordo com as inteligências:

1 – Linguística

2 – Espacial

3 – Musical

( ) Gosta de ouvir, ler e escrever, poesias, oratória, produzir textos.

( ) Sensível a entonação, ritmo e timbre.

( ) Gosta de geometria, construir maquetes, facilidade para indicar trajetos.

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 3, 1, 2.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...