Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Vieira, a música tem um papel vital na Ginástica Rítmica Desportiva, oferecendo à criança um estímulo adequado para o desenvolvimento:
esportivo, tático e competitivo.
cultural, social e intrapessoal.
anatômico, fisiológico e biológico.
físico, técnico e expressivo.
motor, cognitivo e funcional.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. De acordo com a teoria do desenvolvimento de Piaget, é correto afirmar que:
I. dá ênfase ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito;
II. a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado;
III. o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão dividido em estágios que seguem idades mais ou menos determinadas.
Estão corretas:
Apenas I
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Entre os movimentos executados na Ginástica Rítmica Desportiva com a fita, podem-se destacar:
os espirais.
os rolamentos no solo.
as quicadas.
as batidas.
as rotações em torno das mãos.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Ana foi até um restaurante de fast-food para fazer um lanche e comprou os seguintes alimentos: um sanduíche (590 kcal); 600 ml de refrigerante (233 kcal); um shake de morango (462 kcal). Sabe-se que Ana tem um consumo máximo de oxigênio de 50 ml/ kg/min e tem uma massa corporal de 40 kg. Calcule o tempo necessário para Ana gastar todas as calorias consumidas neste lanche ao se exercitar a 50% do seu consumo máximo de oxigênio.
(Dados: 1 litro de oxigênio consumido = 5 kcal)
2 minutos;
60 minutos;
3856 minutos;
50 minutos;
257 minutos.
As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais, dando oportunidade para identificação de elementos comuns existentes entre elas. Quanto à precisão dos movimentos, podem-se classificar as habilidades em:
lentas e contínuas.
fundamentais e rudimentares.
globais e finas.
simples e especializadas.
parciais e mistas.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
acordo com seus conhecimentos em Anatomia humana, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) As funções do tecido muscular incluem: produção de movimentos corporais, estabilização das posturas corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo e produção de calor.
( ) Agonistas são os músculos principais que são ativados num dado movimento específico; eles se contraem ativamente para produzir movimento. Antagonistas são músculos que se opõem à ação dos agonistas; quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.
( ) Quanto aos tipos, temos: músculos estriados esqueléticos, localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdominopélvica, sendo de ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo; músculos lisos, que contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários; músculo estriado cardíaco representa a arquitetura cardíaca; é um músculo estriado, porém involuntário.
( ) Em contrações concêntricas o músculo se encurta e traciona outra estrutura, reduzindo o ângulo de uma articulação. Em contrações excêntricas há aumento do comprimento total do músculo.
( ) As funções do sistema esquelético incluem: sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, função hematopoiética.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V V F V V
F F V F F
V F V F V
V F F V F
V V V V V
Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.
Fenômeno Humano.
Disciplina científica.
Fenômeno Cultural.
Delimitação epistemológica.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa INCORRETA:
O termo homeostase refere-se às alterações nos sistemas fisiológicos internos (ex.: controle da temperatura corporal, glicemia, etc.) em relação a mudanças ambientais do meio externo com o intuito de manter condições estáveis no meio interno, para garantir o adequado funcionamento de células, tecidos, órgãos e sistemas.
A membrana plasmática é formada por uma bicamada fosfolipídica, com proteínas integrais (que atravessam toda a membrana) e proteínas periféricas (em apenas uma das faces).
Transporte ativo refere-se ao meio de transporte de substâncias através da membrana plasmática contra o gradiente de concentração e envolve gasto de energia para realizá-lo.
Todos os sistemas fisiológicos funcionam de modo independente.
O potencial de ação do músculo cardíaco se diferencia do potencial de ação do músculo esquelético pelo período refratário.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil, 1997), qual é a concepção de amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais e, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos.
Reflexão e potencialidade.
Cultura Corporal.
Processo educativo.
Construção de uma cidadania plena.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter- -se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar- -se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. O conceito apresentado refere- -se a:
Lazer;
Treinamento desportivo;
Biomecânica;
Desenvolvimento motor;
Atletismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...