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Os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem a Educação Física como um componente curricular que:
promove os valores e padrões divulgados pelo esporte-espetáculo.
utiliza o esporte e as práticas motoras para a legitimação da ordem vigente.
introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, formando cidadãos críticos.
por meio da competição, aprofunda as relações entre motricidade e a dimensão social.
prepara os alunos para o esporte de rendimento e o profissionalismo esportivo.
Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora
poderá usar o resultado obtido pelos alunos para construir, juntamente com eles, os conteúdos a serem trabalhados durante aquele período letivo.
A aula de Educação Física deve servir como um espaço democrático, em que todos, indistintamente, possam acessar, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as práticas que a caracterizam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cabendo ao professor:
o desenvolvimento de métodos e técnicas que facilitem a detecção de talentos esportivos no ambiente escolar.
a organização de eventos para a popularização do esporte de alto rendimento na escola.
o planejamento de atividades que proporcionem o aprimoramento das destrezas esportivas.
a seleção dos melhores alunos para representar a escola nos jogos municipais.
a reflexão sobre a melhor forma de viabilizar um aprendizado significativo aos alunos.
Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora
identificará as manifestações culturais existentes na comunidade para selecionar aquelas que se adaptam ao espaço institucional e a cultura hegemônica da escola.
O capítulo V, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata do direito a profissionalização e a proteção no trabalho, no seu artigo 60, diz: é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze (14) anos de idade, salvo na:
Condição de mensageiro.
Condição de estagiário.
Condição de aprendiz.
Condição de interlocutor.
Para Pereira, qual o aspecto que afeta duramente a prática pedagógica dos professores de Educação Física?
A falta de aplicação dos conhecimentos teóricos nas práticas do cotidiano da Educação Física.
Abaixa valorização da Educação Física enquanto disciplina curricular.
O desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem integrado a proposta educativa curricular da escola.
O planejamento da ação docente com base em documentos oficiais da Educação Física brasileira.
A participação do professor de Educação Física nas discussões e decisões do ambiente escolar.
Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora
teve como propósito exclusivo fazer uma avaliação diagnóstica da cultura corporal da comunidade.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (lei nº 9394/96), o ensino Fundamental:
Terá duração mínima de 8 anos, obrigatória e gratuita na escola pública.
Terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades sem se preocupar com a formação de atitudes e valores.
Terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante o não fortalecimento dos vínculos de família.
Nas últimas décadas, a sociedade imprimiu ao corpo um grande poder de sedução, controle e ascensão social. Os professores de Educação Física que em suas práticas, atuam como interventores sobre os corpos, devem ter a consciência de entendê-los por meio de:
seus signos sociais, nos quais encontra-se impresso o cotidiano de sua cultura.
um modelo gestual, que propicia a vivência concreta dos princípios capitalistas.
suas práticas motoras individualistas e culturalmente determinadas.
padrões repetitivos de movimento, que expressam o desejo da sociedade atual de competir.
valores sociais disseminados pelo desporto de alto rendimento.
A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.
Em uma aula que tenha como tema o futebol, estabelecer a regra de obrigatoriedade de passar a bola para todos os componentes da equipe antes de tentar um gol não garante a solidariedade e o espírito de equipe em uma turma com meninos e meninas.
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