Lista completa de Questões de Educação Física da ATAME Grupo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:
Coordenação.
Força.
Velocidade.
Resistência.
A resolução CONFEF/CREFs nº 211/2011 instituiu uma comissão em sua organização. A comissão tratada nesta resolução é a de:
Desporto educacional.
Planejamento estratégico.
Desportos adaptados.
Educação Física Escolar.
Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:
Performance.
Ludicidade.
Autonomia.
Corporalidade.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações complementares, a disciplina de Educação Física escolar deve:
Buscar a formação de atletas nas diversas modalidades desde o ensino fundamental.
Enfatizar o condicionamento físico para os alunos do ensino médio.
Dar mais importância aos aspectos quantitativos do que os qualitativos.
Desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora.
A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).
Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva.
Fc máx. Fc repouso = Fc de reserva.
Fc máx. idade = Fc de reserva.
220 idade = Fc de reserva.
Analise as seguintes características e assinale a resposta correta: um indivíduo de corpo e membros finos; com um mínimo de gordura e músculos; ombros largos e descaídos; pescoço fino e comprido; rosto magro; queixo recuado e testa alta; tórax e abdómen estreitos e finos. A partir das descrições dadas, podemos classificar este indivíduo como:
Endomorfo.
Meso-endomorfo.
mesomorfo.
Ectomorfo.
Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa incorreta acerca do treinamento esportivo desenvolvido para as crianças:
Dê ênfase nos discursos para os alunos sobre a importância de sempre vencer.
Insira conceitos de valores e respeito ao próximo.
Desenvolva atividades mistas relativas aos gêneros.
Trabalhe com atividades de baixas organizações e intensidades.
A abertura anatômica presente nos seres humanos, especificamente existentes nos ossos por onde passam estruturas nobres como: veias, artérias, nervos e outros como a medula espinal, localizada no centro da fossa posterior do neurocrânio, é chamada de:
Epicôndilo.
Seios paranasais.
Forame magno.
Ducto cístico.
Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:
Cobrança de 2 lances livres.
Cobrança de lateral no ataque.
Cobrança de 1 lance livre.
Cobrança de 3 lances livres.
De acordo com Taborda de Oliveira, o currículo técnico-esportivo foi vivenciado por longos períodos no Brasil. Esse fato ocorreu em decorrência do regime militarista em que a Educação Física foi desenvolvida numa perspectiva de:
Ludicidade.
Controle social.
Formação pessoal.
Educação para a saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...