Questões de Educação Física da ATAME Grupo

Lista completa de Questões de Educação Física da ATAME Grupo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:

  • A.

    Coordenação.

  • B.

    Força.

  • C.

    Velocidade.

  • D.

    Resistência.

A resolução CONFEF/CREFs nº 211/2011 instituiu uma comissão em sua organização. A comissão tratada nesta resolução é a de:

  • A.

    Desporto educacional.

  • B.

    Planejamento estratégico.

  • C.

    Desportos adaptados.

  • D.

    Educação Física Escolar.

Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:

  • A.

    Performance.

  • B.

    Ludicidade.

  • C.

    Autonomia.

  • D.

    Corporalidade.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações complementares, a disciplina de Educação Física escolar deve:

  • A.

    Buscar a formação de atletas nas diversas modalidades desde o ensino fundamental.

  • B.

    Enfatizar o condicionamento físico para os alunos do ensino médio.

  • C.

    Dar mais importância aos aspectos quantitativos do que os qualitativos.

  • D.

    Desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora.

A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).

  • A.

    Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva.

  • B.

    Fc máx. – Fc repouso = Fc de reserva.

  • C.

    Fc máx. – idade = Fc de reserva.

  • D.

    220 – idade = Fc de reserva.

Analise as seguintes características e assinale a resposta correta: “um indivíduo de corpo e membros finos; com um mínimo de gordura e músculos; ombros largos e descaídos; pescoço fino e comprido; rosto magro; queixo recuado e testa alta; tórax e abdómen estreitos e finos”. A partir das descrições dadas, podemos classificar este indivíduo como:

  • A.

    Endomorfo.

  • B.

    Meso-endomorfo.

  • C.

    mesomorfo.

  • D.

    Ectomorfo.

Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa incorreta acerca do treinamento esportivo desenvolvido para as crianças:

  • A.

    Dê ênfase nos discursos para os alunos sobre a importância de sempre vencer.

  • B.

    Insira conceitos de valores e respeito ao próximo.

  • C.

    Desenvolva atividades mistas relativas aos gêneros.

  • D.

    Trabalhe com atividades de baixas organizações e intensidades.

A abertura anatômica presente nos seres humanos, especificamente existentes nos ossos por onde passam estruturas nobres como: veias, artérias, nervos e outros como a medula espinal, localizada no centro da fossa posterior do neurocrânio, é chamada de:

  • A.

    Epicôndilo.

  • B.

    Seios paranasais.

  • C.

    Forame magno.

  • D.

    Ducto cístico.

Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:

  • A.

    Cobrança de 2 lances livres.

  • B.

    Cobrança de lateral no ataque.

  • C.

    Cobrança de 1 lance livre.

  • D.

    Cobrança de 3 lances livres.

De acordo com Taborda de Oliveira, o currículo técnico-esportivo foi vivenciado por longos períodos no Brasil. Esse fato ocorreu em decorrência do regime militarista em que a Educação Física foi desenvolvida numa perspectiva de:

  • A.

    Ludicidade.

  • B.

    Controle social.

  • C.

    Formação pessoal.

  • D.

    Educação para a saúde.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...