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O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo e depende do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar a longo prazo podem ser destacados:
redução do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução no número de mitocôndrias.
redução do volume de ejeção máximo, aumento da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
redução do volume de ejeção máximo, aumento de freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
aumento do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução das enzimas aeróbias.
aumento do volume de ejeção máximo, redução da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.
A captação máxima de oxigênio (VO2máx) pode ser descrita como a situação em que a captação de oxigênio alcança um platô e não demonstra qualquer aumento adicional ou há apenas uma ligeira elevação com a adição de sobrecargas de trabalho. São fatores que influenciam o VO2máx:
I - modalidade do exercício treinado;
II - hereditariedade;
III - idade;
IV - raça;
V - predisposição psicológica;
VI - treinamento tático.
Estão corretos apenas os fatores:
Analise os seguintes critérios:
I - as condições materiais;
II - relevância social;
III - programa idealizado pelo professor;
IV - as características dos alunos;
V - características da própria área.
Para a seleção de conteúdos em Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais definem os critérios:
De acordo com a concepção pedagógica crítico-superadora, para o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (4a a 6a séries), a ginástica deve apresentar como conteúdo:
formas técnicas de diversas ginásticas e projetos individuais e coletivos de prática/exibição de ginástica na escola e na comunidade.
formas de ginástica organizadas para possibilitar a identificação de sensações afetivas e/ou cinestésicas e formas de ginástica com fundamentos iguais para os dois sexos.
formas de ginástica que impliquem conhecimentos técnico/científicos e formas de ginástica de academia.
desafios propostos por meio de organização motivadora de materiais ginásticos e alternativos e formação de grupos ginásticos.
desafios acrobáticos e formas de ginástica que impliquem diferentes soluções aos problemas de equilibrar, trepar, saltar, rolar e balançar.
O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:
coercitivo, para se contrapor à coerção originada nos meios de comunicação de massa, que é auto-imposta e deve ser combatida.
mediador, para negociar os conflitos entre alunos, auxiliando- os em sua formação integral.
democrático, para eleger com os alunos conteúdos e estratégias de ensino a serem adotados.
facilitador, para estimular o autoconhecimento do aluno e de si próprio.
observador, para identificar o repertório motor de cada aluno e melhor instruí-lo.
A partir do conceito da alteridade que Daólio (1995) toma emprestado da Antropologia e de sua visão de uma humanidade plural, os professores de Educação Física devem ter como princípio:
classificar os movimentos de cada aluno pelo grau de desempenho motor.
sistematizar o conhecimento da modalidade esportiva a partir do conhecimento corporal popular.
reconhecer o repertório motor de cada aluno, para encontrar a melhor técnica corporal de cada um e em cada situação.
estabelecer o melhor padrão corporal para cada aluno, a partir do conhecimento corporal que adquiriram na sua formação acadêmica.
desenvolver as habilidades básicas do movimento esportivo para que os alunos alcancem o gesto motor ideal de cada esporte.
Daólio (1995) denuncia a existência da imposição de técnicas sobre o corpo, o que elimina a possibilidade de valorização de movimentos construídos na cultura dos alunos. Seu principal argumento para essa afirmação é o(a):
excesso de coerções disciplinares da escola que impedem os alunos de se movimentarem livremente.
incapacidade dos professores de Educação Física de criar alternativas para o movimento dos alunos.
obrigatoriedade do ensino dos esportes formais nos programas de Educação Física escolar.
falta de criatividade dos alunos, que têm como modelo apenas os esportes apresentados na mídia televisiva.
tradição do ensino da Educação Física de utilizar as técnicas esportivas como modelo do movimento ideal.
Assinale a afirmativa ERRADA sobre o ensino da dança, segundo Soares et al. (1992).
A formalidade da técnica se confronta, necessariamente, com o aspecto expressivo para sua execução.
As habilidades corporais, obtidas com o treinamento, são determinantes para aquisição das possibilidades expressivas.
Sensações corporais, o mundo do trabalho e os problemas sociopolíticos atuais são exemplos de temas a serem abordados no conteúdo expressivo.
No desenvolvimento técnico, ritmo, espaço e energia são fundamentos a serem trabalhados.
Devem ser ensinadas apenas as formas expressivas, evitando-se a formalidade da técnica para não eliminar o verdadeiro sentido do movimento.
Em uma aula de Educação Física do 2º ciclo do Ensino Fundamental, em que o professor propôs uma série de jogos pré-desportivos, com objetivos de aplicação de movimentos fundamentais, um grupo de alunos mais habilidosos reage negativamente à participação de um outro aluno menos habilidoso em sua equipe. O professor intervém, contextualizando o problema, e solicita sugestões da turma com vistas à participação de todos. Esta situação representa a preocupação do professor com:
Após uma aula de jogos populares de pegar e fugir, em turma de 4ª série do Ensino Fundamental, um professor propõe aos seus alunos que, em grupos, registrem as dificuldades e possibilidades experimentadas na aula. Com este procedimento o professor está:
avaliando, através da observação, a participação dos alunos em aula.
coletando dados de diferentes aspectos relacionados à aula.
coletando dados objetivos sobre o esforço físico dos alunos na aula.
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