Questões de Educação Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo e depende do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar a longo prazo podem ser destacados:

  • A.

    redução do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução no número de mitocôndrias.

  • B.

    redução do volume de ejeção máximo, aumento da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.

  • C.

    redução do volume de ejeção máximo, aumento de freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.

  • D.

    aumento do percentual de gordura, redução da freqüência cardíaca em repouso e redução das enzimas aeróbias.

  • E.

    aumento do volume de ejeção máximo, redução da freqüência cardíaca em repouso e aumento no número de mitocôndrias.

A captação máxima de oxigênio (VO2máx) pode ser descrita como a situação em que a captação de oxigênio alcança um platô e não demonstra qualquer aumento adicional ou há apenas uma ligeira elevação com a adição de sobrecargas de trabalho. São fatores que influenciam o VO2máx:

I - modalidade do exercício treinado;

II - hereditariedade;

III - idade;

IV - raça;

V - predisposição psicológica;

VI - treinamento tático.

Estão corretos apenas os fatores:

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. III, IV e V
  • D. IV, V e VI
  • E. I, II, IV e VI

Analise os seguintes critérios:

I - as condições materiais;

II - relevância social;

III - programa idealizado pelo professor;

IV - as características dos alunos;

V - características da própria área.

Para a seleção de conteúdos em Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais definem os critérios:

  • A. I, II e III
  • B. I, IV e V
  • C. II, III e V
  • D. II, IV e V
  • E. III, IV e V

De acordo com a concepção pedagógica crítico-superadora, para o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (4a a 6a séries), a ginástica deve apresentar como conteúdo:

  • A.

    formas técnicas de diversas ginásticas e projetos individuais e coletivos de prática/exibição de ginástica na escola e na comunidade.

  • B.

    formas de ginástica organizadas para possibilitar a identificação de sensações afetivas e/ou cinestésicas e formas de ginástica com fundamentos iguais para os dois sexos.

  • C.

    formas de ginástica que impliquem conhecimentos técnico/científicos e formas de ginástica de academia.

  • D.

    desafios propostos por meio de organização motivadora de materiais ginásticos e alternativos e formação de grupos ginásticos.

  • E.

    desafios acrobáticos e formas de ginástica que impliquem diferentes soluções aos problemas de equilibrar, trepar, saltar, rolar e balançar.

O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:

  • A.

    coercitivo, para se contrapor à coerção originada nos meios de comunicação de massa, que é auto-imposta e deve ser combatida.

  • B.

    mediador, para negociar os conflitos entre alunos, auxiliando- os em sua formação integral.

  • C.

    democrático, para eleger com os alunos conteúdos e estratégias de ensino a serem adotados.

  • D.

    facilitador, para estimular o autoconhecimento do aluno e de si próprio.

  • E.

    observador, para identificar o repertório motor de cada aluno e melhor instruí-lo.

A partir do conceito da alteridade que Daólio (1995) toma emprestado da Antropologia e de sua visão de uma humanidade plural, os professores de Educação Física devem ter como princípio:

  • A.

    classificar os movimentos de cada aluno pelo grau de desempenho motor.

  • B.

    sistematizar o conhecimento da modalidade esportiva a partir do conhecimento corporal popular.

  • C.

    reconhecer o repertório motor de cada aluno, para encontrar a melhor técnica corporal de cada um e em cada situação.

  • D.

    estabelecer o melhor padrão corporal para cada aluno, a partir do conhecimento corporal que adquiriram na sua formação acadêmica.

  • E.

    desenvolver as habilidades básicas do movimento esportivo para que os alunos alcancem o gesto motor ideal de cada esporte.

Daólio (1995) denuncia a existência da imposição de técnicas sobre o corpo, o que elimina a possibilidade de valorização de movimentos construídos na cultura dos alunos. Seu principal argumento para essa afirmação é o(a):

  • A.

    excesso de coerções disciplinares da escola que impedem os alunos de se movimentarem livremente.

  • B.

    incapacidade dos professores de Educação Física de criar alternativas para o movimento dos alunos.

  • C.

    obrigatoriedade do ensino dos esportes formais nos programas de Educação Física escolar.

  • D.

    falta de criatividade dos alunos, que têm como modelo apenas os esportes apresentados na mídia televisiva.

  • E.

    tradição do ensino da Educação Física de utilizar as técnicas esportivas como modelo do movimento ideal.

Assinale a afirmativa ERRADA sobre o ensino da dança, segundo Soares et al. (1992).

  • A.

    A formalidade da técnica se confronta, necessariamente, com o aspecto expressivo para sua execução.

  • B.

    As habilidades corporais, obtidas com o treinamento, são determinantes para aquisição das possibilidades expressivas.

  • C.

    Sensações corporais, o mundo do trabalho e os problemas sociopolíticos atuais são exemplos de temas a serem abordados no conteúdo expressivo.

  • D.

    No desenvolvimento técnico, ritmo, espaço e energia são fundamentos a serem trabalhados.

  • E.

    Devem ser ensinadas apenas as formas expressivas, evitando-se a formalidade da técnica para não eliminar o verdadeiro sentido do movimento.

Em uma aula de Educação Física do 2º ciclo do Ensino Fundamental, em que o professor propôs uma série de jogos pré-desportivos, com objetivos de aplicação de movimentos fundamentais, um grupo de alunos mais habilidosos reage negativamente à participação de um outro aluno menos habilidoso em sua equipe. O professor intervém, contextualizando o problema, e solicita sugestões da turma com vistas à participação de todos. Esta situação representa a preocupação do professor com:

  • A. o respeito ao conceito de cultura corporal.
  • B. o método global.
  • C. os modelos de competição.
  • D. a atenção à diversidade.
  • E. as diferenças entre meninos e meninas.

Após uma aula de jogos populares de pegar e fugir, em turma de 4ª série do Ensino Fundamental, um professor propõe aos seus alunos que, em grupos, registrem as dificuldades e possibilidades experimentadas na aula. Com este procedimento o professor está:

  • A. medindo as capacidades neuromotoras dos alunos.
  • B.

    avaliando, através da observação, a participação dos alunos em aula.

  • C. mensurando os graus de habilidade dos alunos.
  • D.

    coletando dados de diferentes aspectos relacionados à aula.

  • E.

    coletando dados objetivos sobre o esforço físico dos alunos na aula.

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