Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se existe uma área que pouco avançou na Educação, esta diz respeito à liberdade de atuação corporal dos alunos. A partir desta reflexão de Freire (2003), assinale a afirmativa correta, quanto a uma proposta para uma educação de corpo inteiro.
A escola não se deve ater apenas à cabeça da criança, mas ao corpo inteiro, apesar de não haver a necessidade de uma educação dos sentidos, pois esta ocorre naturalmente.
A educação deve voltar-se prioritariamente para a inteligência racional, mas sem perder de vista a motricidade, as emoções, a moralidade.
A educação dos sentidos pode ser entendida como o aprender a ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar, o que equivale a dizer que os sentidos devem ser educados tanto quanto o pensamento lógico ou a moral.
As relações professor-aluno devem ser o ponto de partida para uma educação que privilegie os sentidos, o brincar, os ritmos de desenvolvimento e a capacidade de concentração dos alunos na aprendizagem dos conhecimentos teóricos.
Os conteúdos de quadra devem passar por uma sistematização que deixe bem claras as diferenças básicas entre a educação de sala e a educação do corpo.
Segundo Daolio (1995), técnica corporal diz respeito à maneira como
os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional, sabem servir-se de seus corpos.
os homens, sociedade por sociedade e de maneira inovadora, sabem servir-se de seus corpos
os homens, em diferentes sociedades, criam formas diferenciadas de vivenciar práticas corporais tradicionais, a partir de novos métodos e tecnologias.
os homens, em diferentes sociedades, criam formas diferenciadas de se exercitar, com a finalidade de diversificar seus hábitos motores.
os homens, em diferentes sociedades, diversificam suas atividades motoras, de forma que se tornem adequadas para os novos padrões de desenvolvimento social.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ensino Fundamental, a Educação Física fundamenta-se nas concepções de
movimento corporal.
corpo e movimento.
educação do movimento.
educação de corpo inteiro.
educação corporal.
A equipe técnica que sistematizou o texto dos PCN de Ensino Fundamental apontou para a possibilidade de uma nova nomenclatura da Educação Física escolar que seria
Movimento Corporal.
Corpo e Movimento.
Educação Corporal.
Educação do Movimento.
Educação de Corpo Inteiro.
Segundo Palma (2000), a questão da saúde a ser abordada na escola merece a seguinte consideração:
a diminuição de aulas de Educação Física tem gerado aumento de sedentários e doentes.
o indivíduo doente pode ser considerado o próprio culpado pela doença, que geralmente decorre da sua inatividade.
o fator doença/saúde está estreitamente ligado ao tipo de conteúdo de atividade física escolar.
um dos motivos da incidência de doenças cardiovasculares é o baixo nível de escolaridade da população.
há um consenso de que a falta de atividade física tem relação direta com o surgimento de doenças cardiovasculares.
Para Guedes (1999), a presença do esporte nas aulas de Educação Física, atualmente, pode ser interpretada como
hegemônica e importante para a afirmação da identidade nacional.
prática excessiva, sem função relevante para a sociedade.
conteúdo central para a mudança de hábitos saudáveis.
dispensável por causa de seus efeitos hormonais.
prejudicial por causa da necessidade de treinamento excessivo.
De acordo com a abordagem desenvolvimentista, para o professor lidar melhor com os problemas de erro do aluno é necessário: I - o conhecimento das etapas da aquisição básica das habilidades motoras; II - o reconhecimento do erro por meio de observação sistemática das fases de aquisição; III - o reconhecimento das fases de aquisição das habilidades motoras de acordo com a faixa etária. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A abordagem desenvolvimentista é questionada por Darido (2003) quando a autora reconhece que
a dimensão política não permeia a abordagem em questão.
não foi levado em consideração, na construção da abordagem, o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
falta argumentação teórica suficiente para fundamentar a abordagem.
há excesso de parâmetros biológicos na fundamentação dessa abordagem.
há pouca argumentação neurofisiológica na construção da abordagem.
Para Tani et alii (1988), a produção do movimento é resultado
do desenvolvimento natural do ser humano
de um processo interno sintetizado num modelo de performance humano composto de variáveis.
de um processo interno e estático da performance humana.
de um processo externo sintetizado sem variáveis internas.
de vários processos naturais de performance humanos.
Darido (2003) considera que a proposta de Educação Física construtivista trata a criança como sujeito
portador de experiências, independente do processo formal de ensino.
portador de dependências pedagógicas para seu amadurecimento cultural.
desprovido de cultura até sofrer uma intervenção pedagógica formal.
que necessita de avaliação funcional antes de qualquer busca de performance.
que pode ser entendido exclusivamente à luz dos estágios maturacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...