Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao iniciar o ano letivo, um professor de Educação Física realiza, com seu alunos, um levantamento sobre as experiências, expectativas e necessidades da sua turma em relação à Educação Física. Ao fazer isso, poderá alcançar os objetivos a seguir, EXCETO um. Indique-o.
Identificar as habilidades específicas de um esporte.
Facilitar a participação dos alunos no processo ensinoaprendizagem.
Conhecer a realidade sociocultural dos seus alunos.
Segundo Piaget, citado por Freire (1989), a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominada jogo:
Sobre a participação dos alunos portadores de deficiência nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o professor deve:
orientá-los sobre os locais de prática, adaptados para que possam ser mais bem atendidos.
solicitar atestado médico a estes alunos para isentá-los das aulas.
fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar sua participação.
planejar atividades em separado do restante da turma, evitando comparações.
planejar trabalhos de natureza teórica para que estes alunos os realizem durante o ano letivo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, a avaliação nas aulas de Educação Física é um:
meio pelo qual professores e alunos podem dimensionar seus avanços e dificuldades dentro do processo de ensino.
meio para que professores e alunos construam uma nota ao final de cada período.
meio pelo qual a escola verifica a produtividade e o desempenho de alunos e professores.
processo classificatório para promover ou reprovar os alunos, através da comparação entre os desempenhos.
processo pelo qual o aluno conquista sua autosatisfação, a partir das observações feitas e relatadas pelos professores.
Sobre a questão da organização do conhecimento de um jogo de queimada, segundo a metodologia do ensino da Educação Física proposta por Soares et al. (1992), assinale a afirmativa correta.
Esse jogo não deve ser utilizado, pois suas regras reforçam a discriminação dos mais fracos, logo eliminados pelos mais fortes.
Esse jogo deve ser utilizado apenas na forma recreativa, sem a exigência de obediência às suas regras, que são muito complicadas.
As regras tradicionais desse jogo devem ser utilizadas sempre, de forma a coibir o imaginário da guerra que ele representa.
As regras desse jogo devem ser mudadas de forma a impedir a sobrepujança da competição sobre o lúdico.
Os objetivos das regras desse jogo devem ser discutidas com os alunos, como uma forma de controle da violência na escola.
Qual dos argumentos abaixo retrata a posição de Freire (1989) a respeito da presença da competição em jogos e esportes na Educação Física?
A competição faz parte da vida e devemos preparar os alunos para vencer em tudo.
A derrota traz frustração e a vitória traz realização, construindo a auto-imagem corporal.
A cooperação é mais importante do que a competição, uma vez que reúne as pessoas, enquanto a competição as afasta.
A escola deve se esforçar para reproduzir o sistema de valores sociais, independente das suas conseqüências.
Os efeitos nefastos da competição em nossa sociedade não são suficientes para extinguir a competição das atividades infantis.
Os dois processos fundamentais do desenvolvimento motor, de diversificação e de complexidade do comportamento, podem ser exemplificados, respectivamente, nas seguintes ações:
executar o salto triplo do atletismo e a "bandeja" no basquetebol.
O processo de aprendizagem motora supõe cinco ações ordenadas. São elas:
I - seleção do plano motor;
II - definição de objetivos;
III - processamento de informação;
IV - execução do movimento;
V - feed back.
Assinale a seqüência correta destas ações.
Um professor de uma turma na faixa etária dos 9-10 anos, ao propor um jogo pré-esportivo de "bola ao gol", onde os alunos, divididos em duas equipes, marcam ponto ao arremessarem a bola com a mão e acertarem a meta de handbol vazia, observa que um de seus alunos não é capaz de receber a bola em movimento. Isto aponta que o seu aluno NÃO:
possui independência dos membros superiores do tronco.
é capaz de executar esta combinação de movimentos fundamentais.
é capaz de executar a combinação de movimentos reflexos.
é capaz arremessar com precisão.
Ao utilizar um mini-trampolim para reforçar a dinâmica de impulso no salto em distância do atletismo como estratégia para uma transformação didático-pedagógica no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física, o professor tem como objetivo:
atualizar experiências de movimento que somente um expert consegue realizar.
facilitar a aprendizagem numa série metodológica de exercícios.
capacitar para o alcance dos movimentos dos experts do atletismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...