Questões de Educação Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao iniciar o ano letivo, um professor de Educação Física realiza, com seu alunos, um levantamento sobre as experiências, expectativas e necessidades da sua turma em relação à Educação Física. Ao fazer isso, poderá alcançar os objetivos a seguir, EXCETO um. Indique-o.

  • A. Identificar conhecimentos prévios da turma.
  • B.

    Identificar as habilidades específicas de um esporte.

  • C. Coletar informações para o seu planejamento.
  • D.

    Facilitar a participação dos alunos no processo ensinoaprendizagem.

  • E.

    Conhecer a realidade sociocultural dos seus alunos.

Segundo Piaget, citado por Freire (1989), a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominada jogo:

  • A. cooperativo.
  • B. simbólico.
  • C. de sublimação.
  • D. de exercício.
  • E. de construção.

Sobre a participação dos alunos portadores de deficiência nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o professor deve:

  • A.

    orientá-los sobre os locais de prática, adaptados para que possam ser mais bem atendidos.

  • B.

    solicitar atestado médico a estes alunos para isentá-los das aulas.

  • C.

    fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar sua participação.

  • D.

    planejar atividades em separado do restante da turma, evitando comparações.

  • E.

    planejar trabalhos de natureza teórica para que estes alunos os realizem durante o ano letivo.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, a avaliação nas aulas de Educação Física é um:

  • A.

    meio pelo qual professores e alunos podem dimensionar seus avanços e dificuldades dentro do processo de ensino.

  • B.

    meio para que professores e alunos construam uma nota ao final de cada período.

  • C.

    meio pelo qual a escola verifica a produtividade e o desempenho de alunos e professores.

  • D.

    processo classificatório para promover ou reprovar os alunos, através da comparação entre os desempenhos.

  • E.

    processo pelo qual o aluno conquista sua autosatisfação, a partir das observações feitas e relatadas pelos professores.

Sobre a questão da organização do conhecimento de um jogo de queimada, segundo a metodologia do ensino da Educação Física proposta por Soares et al. (1992), assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Esse jogo não deve ser utilizado, pois suas regras reforçam a discriminação dos mais fracos, logo eliminados pelos mais fortes.

  • B.

    Esse jogo deve ser utilizado apenas na forma recreativa, sem a exigência de obediência às suas regras, que são muito complicadas.

  • C.

    As regras tradicionais desse jogo devem ser utilizadas sempre, de forma a coibir o imaginário da guerra que ele representa.

  • D.

    As regras desse jogo devem ser mudadas de forma a impedir a sobrepujança da competição sobre o lúdico.

  • E.

    Os objetivos das regras desse jogo devem ser discutidas com os alunos, como uma forma de controle da violência na escola.

Qual dos argumentos abaixo retrata a posição de Freire (1989) a respeito da presença da competição em jogos e esportes na Educação Física?

  • A.

    A competição faz parte da vida e devemos preparar os alunos para vencer em tudo.

  • B.

    A derrota traz frustração e a vitória traz realização, construindo a auto-imagem corporal.

  • C.

    A cooperação é mais importante do que a competição, uma vez que reúne as pessoas, enquanto a competição as afasta.

  • D.

    A escola deve se esforçar para reproduzir o sistema de valores sociais, independente das suas conseqüências.

  • E.

    Os efeitos nefastos da competição em nossa sociedade não são suficientes para extinguir a competição das atividades infantis.

Os dois processos fundamentais do desenvolvimento motor, de diversificação e de complexidade do comportamento, podem ser exemplificados, respectivamente, nas seguintes ações:

  • A. andar e correr.
  • B. arremessar e receber.
  • C.

    executar o salto triplo do atletismo e a "bandeja" no basquetebol.

  • D. correr de diferentes formas e driblar.
  • E. caminhar com passadas alternadas e andar.

O processo de aprendizagem motora supõe cinco ações ordenadas. São elas:

 I - seleção do plano motor;

II - definição de objetivos;

III - processamento de informação;

IV - execução do movimento;

V - feed back.

Assinale a seqüência correta destas ações.

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. I, III, II, V, IV
  • C. II, I, III, IV, V
  • D. II, I, IV, V, III
  • E. II, III, I, IV, V

Um professor de uma turma na faixa etária dos 9-10 anos, ao propor um jogo pré-esportivo de "bola ao gol", onde os alunos, divididos em duas equipes, marcam ponto ao arremessarem a bola com a mão e acertarem a meta de handbol vazia, observa que um de seus alunos não é capaz de receber a bola em movimento. Isto aponta que o seu aluno NÃO:

  • A.

    possui independência dos membros superiores do tronco.

  • B. tem força suficiente.
  • C.

    é capaz de executar esta combinação de movimentos fundamentais.

  • D.

    é capaz de executar a combinação de movimentos reflexos.

  • E.

    é capaz arremessar com precisão.

Ao utilizar um mini-trampolim para reforçar a dinâmica de impulso no salto em distância do atletismo como estratégia para uma transformação didático-pedagógica no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física, o professor tem como objetivo:

  • A. aumentar o repertório motor dos alunos.
  • B. proporcionar experiências recreativas.
  • C.

    atualizar experiências de movimento que somente um expert consegue realizar.

  • D.

    facilitar a aprendizagem numa série metodológica de exercícios.

  • E.

    capacitar para o alcance dos movimentos dos experts do atletismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...