Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.

Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>

Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve

    A) promover tempo e espaço livre e mediado para as crianças, com objetivo de observar e conhecer melhor o grupo com que trabalha.

    B) planejar atividades variadas, mas sempre controladas, bem estruturadas e com objetivos pautados apenas nos programas institucionais.

    C) propor sempre atividades de trabalho, eliminando por completo brincadeiras que desvirtuem esse propósito.

    D) eliminar atividades repetitivas de trabalho pedagógico, garantindo que a necessidade de brincar das crianças seja respeitada.

    E) priorizar as atividades recreativas tradicionais no tempo livre, garantindo a preservação e adaptação das crianças na cultura local.

O método francês marcou profundamente o fazer pedagógico da educação física escolar brasileira. Esse método de ensino

  • A. foi amplamente aceito pelos educadores brasileiros da escola nova, sobretudo pelos que participavam ativamente do movimento.
  • B. tinha feições militares e tornou-se um dos primeiros métodos oficiais de ensino da educação física nas escolas brasileiras.
  • C. possibilitou a emergência das práticas pedagógicas de caráter progressista e renovadoras da educação física brasileira.
  • D. tornou possível a participação de mulheres de forma conjunta aos homens nas aulas de educação física.
  • E. inicia o processo de esportivização da educação física escolar no Brasil.

Os métodos ginásticos surgidos na Europa a partir do século XIX serviram de base para as primeiras propostas pedagógicas para as aulas de educação física escolar no Brasil. Os métodos ginásticos

  • A. contribuíram para o fomento do esporte e formação de atletas de alto rendimento nas escolas, com reais chances de sucesso nos jogos olímpicos.
  • B. tornaram a educação física facultativa para estudantes do sexo feminino, o que contribuiu para a entrada das mulheres no mercado de trabalho.
  • C. caracterizavam-se por brincadeiras e jogos de natureza lúdica, como estímulo à liberdade dos alunos com relação aos seus corpos.
  • D. atribuíram à educação física escolar a missão de exercitar os jovens para torná-los indivíduos fortes e prontos para servir como soldados.
  • E. caracterizavam-se por expressar o pensamento médico-higienista, tendo contribuído para difundir ideias eugênicas na educação física brasileira.

A respeito do ensino da educação física escolar nas escolas brasileiras durante os governos militares, assinale a opção correta.

  • A. A legislação educacional foi concretizada com base na concepção renovada e humanista da pedagogia.
  • B. Os índices de saúde da população brasileira melhoraram, em razão da obrigatoriedade da educação física escolar.
  • C. O esporte ganhou força como componente curricular devido à sua capacidade de despertar sentimentos patrióticos.
  • D. Os índices de investimento na infraestrutura do esporte escolar consolidou o país como uma potência esportiva mundial.
  • E. A educação física passou a ser valorizada institucionalmente e voltada à formação de cidadãos mais críticos e menos passivos.

O diálogo precedente, escrito por Platão, são os ensinamentos de Sócrates a respeito dos aspectos fundamentais que deveriam constituir a formação do homem grego. Considerando o legado da educação grega para o mundo ocidental, assinale a opção correta.

  • A. Os exercícios físicos praticados pelos gregos tinham um caráter natural, a partir de uma compreensão humanista embasada na comunhão do corpo e do espírito.
  • B. O pensamento pedagógico grego estrutura-se em uma concepção de supervalorização do corpo em detrimento dos aspectos intelectuais e artísticos, uma vez que era necessário preparar o corpo para o combate.
  • C. Os gregos cultivaram a ideia de separação entre o corpo e a mente com o objetivo de potencializar o desenvolvimento físico.
  • D. Os gregos criaram os Jogos Olímpicos e deixaram como legado para o mundo ocidental o desejo de valorizar as vitórias e a competição, simbolizadas nas medalhas olímpicas.
  • E. O esporte moderno surgiu na Grécia como a maior expressão dos Jogos Olímpicos, tendo seu valor educativo despontado na formação do homem grego.

Os jogos e as brincadeiras de rua constituem conteúdos de ensino da educação física escolar com grande potencial educativo, pois

  • A. a ludicidade da prática permite a mediação pedagógica do professor, possibilitando uma aprendizagem prazerosa.
  • B. constitui estágio de transição para a especialização esportiva na infância e na adolescência.
  • C. a competitividade, principal característica dessas atividades, contribui para a coesão social.
  • D. as suas regras universais minimizam os conflitos entre os alunos.
  • E. as suas regras estimulam a participação autônoma, sem mediação do professor.

A construção de identidades de gêneros sem preconceitos passa pelo pleno entendimento do conceito de corpo e deve fazer parte dos objetivos do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física escolar. Para assegurar a consecução desses objetivos nas aulas de educação física, o professor deve

  • A. enfatizar o desenvolvimento do corpo a partir dos elementos biológicos e fisiológicos que definem meninos e meninas.
  • B. programar atividades físicas mais harmoniosas para as meninas e esportes de contato físico para os meninos.
  • C. manter as meninas separadas dos meninos até elas incorporarem as habilidades motoras para proteção pessoal.
  • D. combater a ideia de que determinados esportes são exclusivos de um único gênero.
  • E. preservar a integridade física das meninas, separando-as dos meninos.

A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a opção correta.

  • A. Cabe ao professor uma postura coadjuvante no processo de aprender, o aluno deve ser o centro do processo.
  • B. As práticas corporais podem até partir dos alunos, porém cabe ao professor intervir de maneira pedagógica sobre elas.
  • C. Os alunos poderão, de maneira espontânea, elaborar suas práticas, cabendo ao professor a manutenção da ordem e da segurança.
  • D. O prazer deve prevalecer nas aulas, pois é a partir da motivação que os alunos irão aprender de forma significativa.
  • E. As “aulas livres” devem ser bem exploradas pelos professores, pois elas conduzirão os alunos a atitudes emancipadoras.

O processo de redemocratização ocorrido no Brasil na década de 80 do século passado influenciou o movimento renovador da educação física brasileira. Considerando as repercussões desse movimento na pedagogia do ensino da educação física, assinale a opção correta.

  • A. Ampliaram-se as discussões de natureza biológica, em detrimento daquelas de natureza sociológica e política.
  • B. Renovou-se a importância do esporte escolar por meio de diretrizes que enfatizam a identificação de talentos esportivos.
  • C. Disseminou-se o uso dos manuais e procedimentos de ensino sob a perspectiva biológica e comportamental a partir desse período.
  • D. Os conteúdos de ensino passaram a ser discutidos a partir de uma perspectiva sociológica e cultural.
  • E. O desenvolvimento de talentos passou a ser prioritário no contexto da educação física escolar.

A partir da definição precedente, do Prof. João Batista Freire, que se tornou clássica para os estudos da educação física escolar para a infância, e considerando os processos de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta.

  • A. As aulas de educação física devem abordar habilidades motoras elementares, para só posteriormente incluir objetos e implementos a serem integrados aos movimentos das crianças.
  • B. As aulas de educação física devem favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social.
  • C. Nas aulas de educação física, as crianças devem brincar; logo, cabe ao professor priorizar o brincar em detrimento das oportunidades de aprendizagem.
  • D. As aulas devem promover a detecção de talentos esportivos e as crianças devem ter oportunidade de aprender as regras oficiais dos esportes.
  • E. Nas aulas de educação física, os “objetos” mencionados na definição do Prof. Freire são os equipamentos esportivos que potencializam o desempenho das crianças.
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