Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O ensino de habilidades motoras para a prática de esportes coletivos é multifatorial e envolve um conjunto de competências do professor no campo da aprendizagem motora. No ambiente das aulas, o professor deve

  • A. priorizar a prática randômica em combinação com a prática variada, devido ao fato de essa associação ajudar na aquisição de várias tarefas motoras.
  • B. priorizar, inicialmente, a prática em blocos e a prática constante; em seguida, a prática variada e randômica.
  • C. submeter os alunos a situações previsíveis que exijam que eles planejem seus movimentos antecipadamente.
  • D. utilizar o método global na primeira fase de aprendizagem e o método parcial ou sintético a partir da segunda fase de aprendizagem.
  • E. focar a prática constante e variada apenas na terceira fase de aprendizagem, na qual os movimentos do aprendiz já estão automatizados.

Para saber se os alunos estão evoluindo no processo de aquisição de habilidades motoras, o professor pode utilizar como referência três fases ou estágios de aprendizagem. Com relação às principais mudanças que ocorrem no comportamento motor, é correto afirmar que o aluno, na

  • A. segunda fase de aprendizagem, ainda comete muitos erros, embora já tenha internalizado a ideia do movimento.
  • B. segunda fase de aprendizagem, descobre como economizar energia e tempo, uma vez que seus movimentos já são consistentes e fluentes.
  • C. terceira fase de aprendizagem, utiliza a atenção para que a execução dos movimentos seja fluente e consistente.
  • D. segunda fase de aprendizagem, diminui a quantidade de erros, apresenta maior confiança na execução dos movimentos e obtêm a ideia do movimento.
  • E. primeira fase de aprendizagem, reconhece o que deve ser feito para melhorar os seus movimentos, que, em geral, ainda são lentos e descoordenados.

Para equilibrar sessões de práticas físicas e de repouso, professores utilizam a prática maciça, quando a quantidade de repouso entre as tentativas é mais curta, e a prática distribuída, quando ocorre o oposto. Na aula em que o professor pretende ensinar habilidades novas, as práticas maciças deverão ser usadas quando

  • A. os alunos forem iniciantes.
  • B. a turma de alunos for muito grande.
  • C. as habilidades forem discretas e de curta duração.
  • D. os alunos estiverem cansados.
  • E. as habilidades forem contínuas e de longa duração.

Tendo em vista que, na preparação de um programa de educação física para crianças de dez a doze anos de idade, a inclusão de componentes de aptidão física relacionados à saúde é de fundamental importância, uma vez que tais elementos são associados à melhoria da qualidade de vida e ao baixo risco de doenças, assinale a opção que apresenta exemplos de componentes de aptidão física relacionados à saúde.

  • A. composição corporal, equilíbrio, coordenação e resistência muscular
  • B. coordenação, resistência cardiovascular e muscular, agilidade
  • C. resistência cardiovascular, flexibilidade, composição corporal, força muscular
  • D. equilíbrio, velocidade, agilidade, coordenação
  • E. resistência cardiovascular, flexibilidade, coordenação e composição corporal

Os indivíduos em fase de desenvolvimento de movimentos fundamentais, a qual corresponde ao período de aquisição de habilidades básicas manipulativas, de equilíbrio e de locomoção, chegam ao estágio maduro

  • A. na adolescência.
  • B. na puberdade.
  • C. aos doze anos de idade.
  • D. aos sete anos de idade.
  • E. aos onze anos de idade.

Na educação física direcionada para adolescentes, os princípios que orientam a prática de atividade física e sua relação com a saúde incluem o princípio da

  • A. especificidade, o qual possibilita determinar se a sobrecarga da atividade é baixa, média ou alta.
  • B. continuidade, por meio da qual se priorizam o aquecimento, o desenvolvimento da atividade principal e o retorno ao estado de repouso.
  • C. reversibilidade, o qual se refere à avaliação das condições individuais genéticas e ambientais para a prática de atividades.
  • D. individualidade biológica, segundo o qual as especificidades biológicas de cada indivíduo ajudam a identificar sua potencialidade para a prática de determinada atividade física.
  • E. sobrecarga crescente, segundo o qual o aumento da sobrecarga pode ser feito de acordo com os fatores frequência, volume e intensidade.

O feedback do professor é importante para a existência de uma comunicação efetiva com os alunos, devido ao fato de, nesse momento, ser possível dar informações sobre a execução de movimentos e as habilidades motoras. Nesse sentido, para que o feedback seja eficiente, o professor deve

  • A. fornecer feedback intrínseco para aumentar o feedback extrínseco.
  • B. fornecer feedback considerando os aspectos informacional, de reforço e o motivacional.
  • C. esperar que o aluno iniciante identifique seus próprios erros antes de informá-lo sobre a execução correta do movimento.
  • D. fornecer informação dos principais erros em um mesmo feedback.
  • E. elogiar inicialmente o esforço do aluno para, em seguida, informá-lo sobre os erros.

A utilização de atividades perceptivo-motoras em programas voltados para crianças da educação infantil e do ciclo inicial do ensino fundamental aumenta suas habilidades de movimento. Nesse sentido, a consciência corporal é um importante componente perceptivo porque está relacionada

  • A. à compreensão da funcionalidade de partes do corpo, do que elas podem fazer e de como se mover.
  • B. a noções de lateralidade e direção.
  • C. a noções de localização espacial.
  • D. ao desenvolvimento de noções de orientação temporal.
  • E. a noções de estruturação espacial.

Durante o regime militar no Brasil, o ensino da educação física na escola esteve sob a regulamentação do Decreto-Lei n.º 69.450/1971. De acordo com esse documento, a partir da quinta série de escolarização deveriam ser incluídas nas aulas de educação física

  • A. atividades rítmicas e expressivas com base nas danças típicas das regiões.
  • B. atividades e exercícios físicos por meio da calistenia e pliometria.
  • C. atividades recreativas por meio de jogos populares e tradicionais.
  • D. atividades de iniciação esportiva orientadas pela aptidão física e com base no modelo piramidal.
  • E. atividades circenses como meio de difusão cultural em todo território nacional.

Na década de 80 do século passado, surgiu o movimento renovador da educação física. A vertente crítica desse movimento defendia que a formação acadêmica de professores deveria enfatizar o conhecimento

  • A. técnico, de modo a possibilitar o ensino das modalidades esportivas na escola.
  • B. sobre o funcionamento do corpo humano, a fim de evitar agravos à saúde dos estudantes.
  • C. ortodoxo da área, com o intuito de formar professores reflexivos.
  • D. científico, com ampliação das ciências sociais e humanas no currículo de formação inicial.
  • E. prático, valorizando o conhecimento prévio dos graduandos.
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