Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.
Aplicados na dinâmica das aulas de educação física curricular, os jogos cooperativos são estratégias pedagógicas que eliminam a competição e a hierarquização presentes na nossa sociedade.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Pessoas de diferentes nacionalidades, que desconheçam a língua uma da outra, não conseguem se entender em um jogo de basquetebol, pois, nessa atividade, a fala é fundamental.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Os gestos e movimentos configuram importante forma de comunicação não verbal para o desenvolvimento da competência social dos indivíduos.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
Os indivíduos têm uma forma diferenciada de se comunicar corporalmente, que se modifica de cultura para cultura, a exemplo da escola asiática de voleibol ou do futebol duro dos alemães.
Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.
O corpo móvel aglutina e expõe uma quantidade infinita de possibilidades que, ao serem desenvolvidas, fazem que o indivíduo estabeleça ação/interação com o mundo.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo esportivista, os procedimentos empregados são extremamente diretivos, permitindo que o indivíduo aja de acordo com a sua história de movimento, sem se preocupar com a repetição mecânica dos movimentos esportivos.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
Os governos militares que assumiram o poder em março de 1964 passaram a investir mais no esporte, na busca de talentos que pudessem representar o Brasil em competições internacionais.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo considerado, a psicomotricidade está aliada à perspectiva tecnicista, porém voltada para a educação física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, já que busca o desenvolvimento integral da criança em seus processos cognitivos, afetivos e psicomotores.
No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.
No modelo em questão, as aulas de educação física estruturam-se na prática esportiva com características de um esporte competitivo, em que há a ausência de cooperação e prevalência do individualismo, e no qual se visa à vitória, permitindo-se a exploração e até incentivando-se a ideia de oprimir o mais fraco.
No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.
Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
A observação da participação é uma maneira que o professor pode utilizar para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos valorizam e quais são as suas atitudes, mas, para isso, é necessário que se evitem situações de conflito durante as situações de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...