Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A força muscular é elemento indispensável na realização de movimentos, do mais simples ao mais complexo. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.
As contrações isotônicas ou passivas são realizadas quando o sistema de alavancas envolvido apresenta deslocamento igual a zero e, portanto, não produz trabalho aparente. Nesse caso, a energia mecânica é transformada em energia térmica.
Nos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando
há participação ativa de todas as crianças e tempo de jogo equivalente e quando cada uma delas sente que deu sua contribuição para a atividade, mesmo sabendo que a proposta inicial do jogo partiu do professor.
Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.
Para a maioria dos esportes, no período de pré-temporada, as atividades devem-se iniciar entre oito e doze semanas antes da competição.
Nos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando
as crianças são provocadas ao sucesso durante o desenrolar do jogo e se tornam capazes de utilizar estratégias e habilidades motoras necessárias para jogar com êxito.
Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.
Durante a fase temporada de um programa de treinamento, o objetivo principal deve centrar-se no aprimoramento das habilidades no contexto real em que o esporte é praticado, no jogo de equipe e no preparo para o próximo adversário.
Nos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando
há ênfase na cooperação, solidariedade e participação, gerando comportamentos sociais positivos, diferentemente do que ocorre nas atividades de competição exacerbada.
Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.
Deve-se considerar que as atividades práticas e as competições durante a temporada são suficientes para aumentar as capacidades energéticas que foram obtidas por meio do treinamento na fase fora da temporada.
Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O esporte na escola tem como base aqueles esportes que já são institucionalizados e o esporte da escola é aquele que se aproxima dos valores e interesses desse espaço educativo.
Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.
As atividades de endurance cardiorrespiratória de média a alta intensidade devem ser realizadas de cinco a seis vezes por semana quando fora de temporada.
Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Um do papéis do esporte é o de reproduzir e reforçar a ideologia política vigente, fazendo que os valores nela inseridos sejam aceitos como normais e desejáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...