Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.
O trabalho, fora de temporada, com pesos destinados a desenvolver a força, a endurance e a potência entre os grupos musculares envolvidos diretamente no esporte praticado pelo indivíduo sob treinamento deve ser realizado apenas uma vez por semana.
Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Orientados pelo professor, os adolescentes devem escolher esportes nos quais ainda não tiveram experiências anteriores, a fim de aumentar seu repertório esportivo e de sociabilização.
Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.
Deve-se dar ênfase ao desenvolvimento das capacidades perceptomotoras específicas do esporte praticado pelo indivíduo no período fora de temporada.
Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O esporte é um elemento de integração social quando a participação é valorizada em favor dos alunos menos talentosos.
Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.
Grande parte do tempo da pré-temporada deve ser dedicada ao treinamento do próprio esporte, incluindo-se, no programa, atividades de alta intensidade.
Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Nos modelos de reprodução social, as regras do esporte institucionalizado servem de modelo de obediência àquelas advindas da sociedade.
Com referência às adaptações fisiológicas mais comuns à atividade física sob altas temperaturas após aclimatação, julgue os próximos itens.
A aclimatação aumenta a utilização do glicogênio muscular para a produção de energia.
Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Fatores técnicos e táticos devem ser menos valorizados do que aqueles voltados à cooperação e solidariedade.
Com referência às adaptações fisiológicas mais comuns à atividade física sob altas temperaturas após aclimatação, julgue os próximos itens.
A pressão arterial não se altera, pois haverá distribuição mais efetiva do débito cardíaco.
Uma pessoa bem instruída em educação física atinge um estilo de vida ativo e consegue alcançar e manter um melhor nível de saúde e aptidão física. A adoção de comportamentos de longo prazo para um estilo de vida saudável é uma das metas da educação física escolar. Com referência à aptidão física como conteúdo da educação física escolar, julgue os itens que se subseguem.
Seus princípios voltados à saúde são o da sobrecarga crescente, frequência, intensidade e tempo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...