Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
A promoção de estratégias de práticas reflexivas no exercício de ação-reflexão-ação como opção metodológica em aulas de educação física fundamenta o trabalho do professor para o objetivo de promover o fazer do aluno e a consciência sobre o que se faz.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
Quando o professor se preocupa em ensinar as técnicas dos desportos para depois elas serem aplicadas em situação de jogo, ele tem a intenção de promover a autonomia, principalmente aos mais habilidosos, já que as técnicas são improvisadas para responder a situações momentâneas do jogo.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
O trabalho com turmas homogêneas de habilidades motoras propicia que o professor atue direcionando suas aulas para o nível adequado do desenvolvimento motor dos alunos, e assim alcance com eficácia o objetivo do desenvolvimento autônomo dos alunos.
Considerando que o esporte de alto nível possui características ideais diferenciadas do esporte comunitário de lazer, é correto afirmar que são aspectos típicos do esporte de alto nível
prática de atividades variadas e rendimento máximo.
altos investimentos financeiros e decisões democráticas.
acompanhamento científico e a automatização de movimentos.
possibilidades gerais para todos e adaptação do jogo à pessoa
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
A tendência pedagógica construtivista-interacionista, abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelece a busca de padrões de movimentos e, dessa forma, favorece a apropriação do processo de construção de conhecimentos relativos ao corpo e ao movimento e constrói uma possibilidade autônoma de utilização do potencial gestual do aluno.
O princípio da sobrecarga estipula que as mudanças funcionais no corpo ocorrem apenas quando a intensidade da atividade é suficiente para ativar a produção de energia e provocar mudanças plásticas no organismo. Sendo assim, a faixa adequada para o treinamento de jovens sedentários é
inferior a 40% da freqüência cardíaca máxima.
superior a 40% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 60% da freqüência cardíaca máxima.
superior a 60% da freqüência cardíaca máxima, e inferior a 85% da freqüência cardíaca máxima.
superior a 85% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 95% da freqüência cardíaca máxima.
Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.
A estrutura da prática na fase de aquisição de habilidades motoras é uma prática sem importância para o professor de educação física, pois seu interesse deverá estar completamente focado no aprendizado da habilidade ensinada.
As qualidades físicas que apresentam, respectivamente, o maior e o menor grau de adaptabilidade ao treinamento são
resistência aeróbia e velocidade
flexibilidade e resistência muscular localizada.
potência anaeróbia e coordenação motora.
equilíbrio e força.
Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.
Na fase inicial da aprendizagem, a prática repetida da mesma tarefa é mais efetiva para a aprendizagem de longo prazo.
Ao acompanhar e orientar a execução de exercícios de alongamento, em um ambiente laboral, o professor deve orientar o praticante a alongar
até sentir uma tensão estável nos músculos alongados, fazendo, em seguida, pequenos balanceios.
e fazer a contagem por um período de até 5 segundos, trocando, depois, o movimento.
e expirar totalmente o ar; a partir de então, não inspirar, mantendo a respiração presa.
de forma suave; se sentir qualquer incômodo, voltar um pouco até uma posição confortável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...