Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O equilíbrio, a coordenação motora, a agilidade e a velocidade são considerados componentes da aptidão física relacionados ao desempenho.
Na década de 80 do século XX, quando teve início a crise de identidade da educação física brasileira, diversos autores criticaram a "esportivização" do contexto escolar, inclusive do universitário. Considerando as características que distanciam o esporte da função pedagógica da educação física, julgue os itens a seguir.
I O esporte é uma atividade direcionada aos que possuem destreza corporal superior para executar todos os fundamentos técnicos do jogo.
II O esporte é uma oportunidade coletiva para os jogadores refletirem sobre o que caracteriza uma conduta adequada durante a partida.
III O esporte é uma oportunidade estratégica para que muitos obtenham ascensão social, o que amplia a necessidade de vencer o jogo.
IV O esporte é uma atividade que favorece a interação social entre pessoas com raízes culturais diversificadas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV
III e IV
Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.
Os conteúdos dessa abordagem incluem conhecimentos acerca do jogo, do esporte, da dança e da ginástica.
Considerando as influências históricas da educação física e as características da sociedade atual, a educação física deve centrar-se
I na diversificação dos espaços de intervenção profissional, buscando uma interface com outras áreas de conhecimentos.
II no seu amadurecimento como área de estudos científicos aplicados, dando origem à pesquisa em novas especialidades.
III na preocupação com o corpo do ponto de vista biológico, considerando a saúde como a ausência de doenças.
IV na compreensão do homem como um ser que possui duas partes, corpo e mente, com características independentes.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.
Na temática principal dessa abordagem, estão incluídas a cultura corporal e a visão histórica da sociedade.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Discutindo os critérios exigidos para a participação no projeto de esporte universitário apresentado acima, a comissão propôs algumas sugestões, apresentadas nos itens que se seguem. Julgue esses itens quanto à adequabilidade dessas sugestões.
I Na fase inicial de implantação do projeto, não se pode garantir a inclusão das pessoas portadoras de deficiência, meta a ser atingida posteriormente.
II Os grupos devem ser divididos por sexo e curso, de forma a se oferecerem melhores condições de treino e favorecer a interação entre os alunos do mesmo curso.
III Deve-se estimular as pessoas a freqüentar as atividades do projeto, no mínimo, duas vezes por semana.
IV As atividades deverão estar abertas à participação de todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo-se professores e demais funcionários. Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
A introdução dos jogos cooperativos nas aulas de educação física é uma forma de adaptar o esporte a uma concepção menos competitiva e mais cooperativa.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando a situação proposta, julgue os itens seguintes, referentes aos critérios de participação nas atividades esportivas.
I As atividades devem permitir a participação de pessoas que apresentam dificuldades de coordenação motora e falta de agilidade na execução dos movimentos.
II As atividades não devem assemelhar-se a um treino, evitando-se, assim, que o esporte universitário seja visto sempre como uma redução à forma competitiva.
III Os horários devem ser fixos e deve-se destacar para o estudante a importância de ele reservar um momento para cuidar da saúde e se divertir.
IV Deve ser vedada, nas atividades, a participação de pessoas que não estejam inscritas ou que não façam parte da comunidade universitária. Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
A educação física escolar, historicamente, apropriou-se de princípios e valores do esporte de rendimento.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando as justificativas que dão respaldo à proposição desse projeto de esporte universitário, assinale a opção incorreta.
As universidades têm um papel-chave na descoberta e na formação de talentos esportivos capazes de representar o país em competições internacionais.
O esporte auxilia a superação da lógica utilitarista e intelectualista, tornando o meio acadêmico um lugar também de prazer a alegria.
A vivência do esporte fomenta a reflexão sobre os problemas do esporte em si e sobre o papel da universidade na transformação da realidade social.
Os universitários de hoje serão, futuramente, pais, transmitindo os valores do esporte para seus filhos e para a opinião pública em geral.
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