Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O equilíbrio, a coordenação motora, a agilidade e a velocidade são considerados componentes da aptidão física relacionados ao desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na década de 80 do século XX, quando teve início a crise de identidade da educação física brasileira, diversos autores criticaram a "esportivização" do contexto escolar, inclusive do universitário. Considerando as características que distanciam o esporte da função pedagógica da educação física, julgue os itens a seguir.

I O esporte é uma atividade direcionada aos que possuem destreza corporal superior para executar todos os fundamentos técnicos do jogo.

II O esporte é uma oportunidade coletiva para os jogadores refletirem sobre o que caracteriza uma conduta adequada durante a partida.

III O esporte é uma oportunidade estratégica para que muitos obtenham ascensão social, o que amplia a necessidade de vencer o jogo.

IV O esporte é uma atividade que favorece a interação social entre pessoas com raízes culturais diversificadas.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV

  • D.

    III e IV

Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.

Os conteúdos dessa abordagem incluem conhecimentos acerca do jogo, do esporte, da dança e da ginástica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as influências históricas da educação física e as características da sociedade atual, a educação física deve centrar-se

I na diversificação dos espaços de intervenção profissional, buscando uma interface com outras áreas de conhecimentos.

II no seu amadurecimento como área de estudos científicos aplicados, dando origem à pesquisa em novas especialidades.

III na preocupação com o corpo do ponto de vista biológico, considerando a saúde como a ausência de doenças.

IV na compreensão do homem como um ser que possui duas partes, corpo e mente, com características independentes.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.

Na temática principal dessa abordagem, estão incluídas a cultura corporal e a visão histórica da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Discutindo os critérios exigidos para a participação no projeto de esporte universitário apresentado acima, a comissão propôs algumas sugestões, apresentadas nos itens que se seguem. Julgue esses itens quanto à adequabilidade dessas sugestões.

I Na fase inicial de implantação do projeto, não se pode garantir a inclusão das pessoas portadoras de deficiência, meta a ser atingida posteriormente.

II Os grupos devem ser divididos por sexo e curso, de forma a se oferecerem melhores condições de treino e favorecer a interação entre os alunos do mesmo curso.

III Deve-se estimular as pessoas a freqüentar as atividades do projeto, no mínimo, duas vezes por semana.

IV As atividades deverão estar abertas à participação de todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo-se professores e demais funcionários. Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

A introdução dos jogos cooperativos nas aulas de educação física é uma forma de adaptar o esporte a uma concepção menos competitiva e mais cooperativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando a situação proposta, julgue os itens seguintes, referentes aos critérios de participação nas atividades esportivas.

I As atividades devem permitir a participação de pessoas que apresentam dificuldades de coordenação motora e falta de agilidade na execução dos movimentos.

II As atividades não devem assemelhar-se a um treino, evitando-se, assim, que o esporte universitário seja visto sempre como uma redução à forma competitiva.

III Os horários devem ser fixos e deve-se destacar para o estudante a importância de ele reservar um momento para cuidar da saúde e se divertir.

IV Deve ser vedada, nas atividades, a participação de pessoas que não estejam inscritas ou que não façam parte da comunidade universitária. Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

A educação física escolar, historicamente, apropriou-se de princípios e valores do esporte de rendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 37 a 40

 

Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.

Considerando as justificativas que dão respaldo à proposição desse projeto de esporte universitário, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As universidades têm um papel-chave na descoberta e na formação de talentos esportivos capazes de representar o país em competições internacionais.

  • B.

    O esporte auxilia a superação da lógica utilitarista e intelectualista, tornando o meio acadêmico um lugar também de prazer a alegria.

  • C.

    A vivência do esporte fomenta a reflexão sobre os problemas do esporte em si e sobre o papel da universidade na transformação da realidade social.

  • D.

    Os universitários de hoje serão, futuramente, pais, transmitindo os valores do esporte para seus filhos e para a opinião pública em geral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...