Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.
O rendimento de um aluno que está na fase inicial da aprendizagem tende a aumentar à medida que ele pratica aleatoriamente diferentes tarefas.
Um indivíduo, para ter um estilo de vida ativo e saudável, deve praticar atividade física
em jejum, antes de tomar café da manhã, o que ajuda a emagrecer mais rapidamente.
de baixa intensidade, de forma esporádica, o que contribui para emagrecer sem risco de lesões.
de fortalecimento muscular, como flexões e abdominais, o que contribui pouco para o emagrecimento.
na companhia de um amigo ou em esportes coletivos, o que ajuda na motivação para emagrecer.
Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Ao longo da vida, tanto a maturação quanto a experiência contribuem no processo em questão.
No treinamento esportivo, de acordo com o princípio da especificidade, a melhoria do rendimento em uma determinada modalidade esportiva
não contribui para o rendimento em outra modalidade esportiva.
contribui de maneira significativa para o rendimento em outra modalidade esportiva.
contribui pouco para o desempenho em outra modalidade esportiva.
contribui para o rendimento em outra modalidade esportiva, mas requer um período prévio de adaptação.
Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
No período maturacional, a experiência não fornece qualquer contribuição ao referido processo.
Os modelos teóricos utilizados para explicar o desenvolvimento motor fornecem orientações gerais sobre as principais variáveis intervenientes nesse processo. Acerca desses modelos, assinale a opção correta.
Após os 20 anos de idade, as oportunidades de aprendizagem tendem a diminuir progressivamente até cessar por completo próximo da terceira idade.
Enquanto as experiências anteriores possuem um papel-chave no desenvolvimento motor, o estilo de vida da pessoa exerce pouca influência nesse processo.
A influência da hereditariedade é significativamente maior para o desenvolvimento motor do que as contribuições advindas das experiências ambientais.
O desenvolvimento motor é um processo multidimensional, que influencia e é influenciado por uma grande variedade de fatores cognitivos e afetivos.
Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Existe uma relação causal entre maturação e desenvolvimento.
O desenvolvimento moral está relacionado com o amadurecimento cognitivo. A evolução da capacidade de julgamento dá-se em 2 estágios: a moralidade de restrição, quando a criança pensa as questões morais de forma rígida, e a moralidade de cooperação, quando a criança passa a admitir vários pontos de vista. Assinale a opção que contém um comportamento típico do estágio da moralidade de restrição.
As crianças colocam-se no lugar do outro.
As crianças julgam os atos pelas conseqüências reais e não, pela motivação por trás deles.
As crianças reconhecem que as regras são feitas pelas pessoas e podem ser modificadas.
As crianças valorizam a punição leve, que compense a vítima e ajude o culpado a reconhecer o erro.
Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
A contribuição da maturação, no citado processo, é maior nos primeiros anos de vida.
No processo ensino-aprendizagem, é essencial que o professor conheça as diferenças individuais existentes entre seus alunos. De acordo com as teorias do desenvolvimento motor, os jovens de 17 e 18 anos de idade de uma mesma turma devem apresentar
o mesmo nível de amadurecimento psicológico e social.
a mesma mudança da aptidão física em função da idade.
a mesma habilidade de analisar, conceituar e resolver os problemas.
a mesma reação diante da abordagem de ensino utilizada pelo professor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...