Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os princípios teóricos da educação não-direcionada, que incluem as concepções abertas de ensino no que se refere à atuação e à participação dos estudantes na tomada de decisões acerca do planejamento educacional, julgue os itens que se seguem.

Na educação não-direcionada, de acordo com os objetivos de ensino e as condições disponíveis, os professores podem optar pela maior ou pela menor possibilidade de co-decisão com os estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O consumo de produtos esportivos que apresentem os melhores recursos tecnológicos para se trabalhar o corpo é a melhor alternativa para o jovem que deseja investir na própria saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.

Atenas e Esparta tiveram a mesma concepção de ideal de formação do homem grego porque as duas cidades pertenciam à Grécia, que, naquela época, já possuía uma unidade nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.

Países que hoje são considerados importantes no cenário político e econômico como França, Inglaterra, China e Japão, foram influenciados fortemente pela cultura grega na formação do homem moderno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.

Platão, um dos mais importantes filósofos da antiguidade grega, construiu a Paidéia como a educação comprometida com o desenvolvimento harmônico de duas partes que compunham o homem: a sua alma e o seu corpo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.

Os jogos olímpicos, criados pelos gregos, tinham como objetivo a superação e glorificação da grandeza do homem, traduzidos em três palavras emblemáticas: citius, altius e fortius (mais rápido, mais alto e mais forte).

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas raízes históricas da cultura ocidental, de que o Brasil faz parte, destaca-se a influência da civilização grega na formação do homem valorizada pelo pleno desenvolvimento intelectual, corporal e artístico. Na Grécia helênica, a política tinha como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania pela democracia. No campo do corpo, tanto a estética, a valorização da prescrição de orientações à dieta alimentar, quanto a importância de exercitar-se pela ginástica, foram componentes necessários na visão grega para a formação do seu cidadão pleno.

Julgue os itens subseqüentes com relação às idéias apresentadas no texto acima.

Para Platão, em primeiro lugar, é necessário formar o corpo do homem em sua perfeição, isto é, em sua plenitude, entregando-se, posteriormente, aos cuidados com a alma.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

Todas as concepções ou tendências pedagógicas apresentadas no texto compartilham a tentativa de romper com o modelo mecanicista e esportivista de educação física.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

Essas concepções pedagógicas, em sua grande maioria, surgiram no início da década de 70 do século XX, período de ascensão do esporte nas aulas de educação física, que passou a ser reconhecido como o conteúdo mais importante.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

A abordagem desenvolvimentista enfatiza a aprendizagem do movimento humano mediante a aquisição de habilidades motoras básicas, específicas e complexas. Enfatiza também que, no processo ensino-aprendizagem, deve haver espaço para se discutir com os alunos as problemáticas sociais do país para que estes tenham uma formação crítica e reflexiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...