Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

Embora a abordagem de saúde renovada incorpore hoje o princípio da inclusão de todos os alunos nas aulas de educação física, e não somente os mais aptos, um de seus objetivos é o de favorecer a aquisição, a autonomia e o gerenciamento da aptidão física dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

A abordagem crítico-superadora em educação física teve como referência educadores como Jean Piaget e Le Bouch.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

São conteúdos procedimentais da abordagem desportivista o desenvolvimento do esquema corporal, a consciência corporal, a lateralidade e estruturação espacial e temporal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

Historicamente, a proposta pedagógica higienista, que tinha como lema mens sana in corpore sano, apareceu no panorama da educação física brasileira antes da tendência esportivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.

Em uma concepção aberta de ensino, o professor possibilita que os alunos participem nas tomadas de decisão conjuntamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.

Em uma concepção aberta, o trabalho em grupo possibilita que os alunos proponham formas de atividades que tenham um significado para eles, coerente com as concepções tradicional e tecnicista da educação física que valorizam as oportunidades de relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.

Quando as aulas são preparadas tendo o movimento ou a ação motora como o objetivo e a metodologia principal da educação física, é correto inferir que se trata de uma aula de concepção fechada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estilos de ensino ou concepções de ensino dizem respeito às tomadas de decisão que ocorrem no ambiente educacional. Isto é, a maneira como são organizados e desenvolvidos os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação. O professor, com base nesse modelo ou nessa concepção educacional, permite ou não que os alunos participem na organização do processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas informações, julgue os itens de 64 a 67.

Qualquer que seja o modelo de ensino, cabe somente ao professor a avaliação dos alunos porque ele conhece os critérios que devem ser utilizados para que o processo avaliativo ocorra com qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando-se em consideração as dimensões biológicas do ser humano, pode-se assegurar que as pessoas do sexo masculino apresentam em média um potencial aeróbio superior às do sexo feminino por motivos constitucionais e funcionais de cada organismo. A propósito dessa assertiva e de suas implicações, julgue os itens a seguir.

Os meninos apresentam volumes e capacidades pulmonares menores que os das meninas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando-se em consideração as dimensões biológicas do ser humano, pode-se assegurar que as pessoas do sexo masculino apresentam em média um potencial aeróbio superior às do sexo feminino por motivos constitucionais e funcionais de cada organismo. A propósito dessa assertiva e de suas implicações, julgue os itens a seguir.

A pressão arterial sistólica e diastólica das meninas é inferior à dos meninos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...