Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos aspectos históricos e aos diferentes significados do esporte como elemento da cultura corporal do movimento, julgue os itens a seguir.
No esporte, fenômeno ligado ao presente, o desafio renovase a cada jogo; portanto, apesar da ênfase normalmente conferida ao resultado, deve-se priorizar a oportunidade de participação contínua no jogo, o que gera a possibilidade da vitória.
As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.
Para que o professor possa utilizar as lutas e artes marciais como conteúdo de educação física é necessário que ele crie um clima de inclusão de todos sem a exigência de formar lutadores. As dimensões conceituais devem ser prioritárias nas aulas, com menor ênfase nas dimensões procedimentais e atitudinais.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
É possível abolir o doping do meio esportivo por meio de legislações pautadas no binômio proibição-punição, pois a aplicação do controle exigido por lei está sempre isenta da influência de interesses políticos que redundem em tratamento desigual.
As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.
Os cursos superiores de educação física no Brasil estão preparando melhor seus futuros professores na capacitação da capoeira como uma legítima revelação da cultura do movimento. Atualmente, o preconceito contra a capoeira tem diminuído, e a maioria das escolas brasileiras a inclui nos seus programas e currículos de educação física.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
No processo de desenvolvimento motor da criança, a maturação das habilidades sensoriomotoras segue a direção cefalocaudal, de forma que os movimentos dos membros da parte inferior do corpo passam a ser funcionalmente efetivos antes dos movimentos dos membros superiores.
As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.
A roda é um ritual do jogo da capoeira, mas não é a sua manifestação mais importante.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
O processo de envelhecimento acarreta degeneração do organismo humano a partir da segunda década de vida, porém, o ritmo no qual as capacidades funcionais se deterioram varia de acordo com o estilo de vida de cada pessoa.
A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.
Para que a educação física escolar contribua na educação para o lazer, deve-se utilizar apenas os jogos e brincadeiras como seus reais conteúdos.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
A promoção e a manutenção da qualidade de vida para a juventude dependem da consciência de que a saúde resulta da responsabilidade pessoal nos cuidados com o próprio corpo e, não, de medidas socioculturais.
A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.
O professor pode, como voluntário, desenvolver projetos sociais com os alunos e a comunidade no qual a escola está inserida, fora do horário das aulas, como, por exemplo, em finais de semana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...