Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
Pequenas mudanças na rotina de atividades corporais simples de indivíduos sedentários, tais como caminhar até a padaria ou subir um lance de escadas, podem despertar o interesse pela atividade física, mas são insuficientes para provocar impactos significativos sobre o bem-estar dessas pessoas.
A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.
Joffre Dumazedier, tendo como base os princípios de interesse cultural, classificou as atividades do lazer como físicas e esportivas, manuais, automobilísticas, industriais, religiosas, intelectuais, artísticas e sociais.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
A adesão da juventude aos programas de esporte e lazer depende da adequação da proposta às características da realidade local e, paralelamente, do diagnóstico dos aspectos socioculturais que influenciam o cotidiano dos jovens.
Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.
Cidadania, nas sociedades democráticas, pode ser entendida como liberdade de ir e vir, de pensamento e expressão, direito à integridade física, direitos políticos, direito à paz e à preservação do meio ambiente. A conquista de direitos sociais como saúde, educação e moradia amplia o conceito de cidadania.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
A construção de quadras poliesportivas públicas atende, de modo adequado, à demanda social de acesso às atividades conceituadas como de lazer, satisfazendo os interesses de toda a comunidade e humanizando as cidades.
Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.
Transversalidade diz respeito ao aprender sobre a realidade, tratar de processos que estão sendo vividos intensamente pela sociedade, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
As atividades de aventura desenvolvidas em contato direto com a natureza proporcionam prazer ao praticante e sempre contribuem para garantir o equilíbrio do meio ambiente.
Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.
Nos documentos dos PCN, a educação física como componente curricular obrigatório se encontra classificada nas áreas das ciências humanas e naturais.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
O conceito de lazer, atualmente caracterizado como espaço do não-trabalho, abrange atividades intimamente relacionadas com divertimento e descanso, sem qualquer significado produtivo.
Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.
No campo da filosofia, hoje, não há distinção entre o conceito de moral e ética, ambos significando um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades.
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