Questões de Educação Física da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos objetivos da Educação Física no ensino fundamental e médio é levar o aluno a respeitar as diferentes formas de organização social e a apropriar-se dos diferentes conhecimentos, tidos como úteis para o convívio social. Esse objetivo diz respeito à

  • A. verbalização.
  • B. socialização.
  • C. representação.
  • D. contextualização.

Entre as atividades da educação física, há uma que, além de oferecer meios para a aprendizagem de outros conhecimentos, tem grande alcance social e possibilita o verdadeiro equilíbrio entre os membros de um grupo social. Trata-se do (da)

  • A. jogo.
  • B. ginástica.
  • C. recreação.
  • D. brinquedo cantado.

Se uma criança é levada a realizar movimentos conhecidos sem necessidade, é porque os está realizando por prazer ou para melhorar o movimento aprendido e não mais o esquecer. Segundo Piaget, esse procedimento é um jogo de

  • A. regras.
  • B. atitude.
  • C. simbólico.
  • D. exercícios.

Alguns autores consideram que é o movimento que confere especificidade à educação física, não qualquer movimento, mas o movimento do homem que tem sentido no contexto sociocultural em que é produzido: um aceno, um piscar de olho, um dedo polegar levantado etc. Pode-se concluir, portanto, que, se o gesto é um código de comunicação, ele é

  • A. pluralidade cultural.
  • B. uma forma de linguagem.
  • C. um princípio metodológico.
  • D. uma categoria de conteúdos.

O corpo humano passa por um processo constante de aprendizagem e de construção de hábitos que vai além dos limites da anatomia e da fisiologia, estendendo-se pela cultura e pelos instrumentos criados pelo homem. Essa transformação denomina-se

  • A. corporeidade.
  • B. imagem corporal
  • C. esquema corporal.
  • D. consciência corporal.

Lino Castellani Filho, em seu livro Educação Física no Brasil: a história que não se conta 1988), afirma que os princípios militares adentraram a escola por meio de duas disciplinas propagadoras da ideologia hegemônica. Ambas serviram para a construção de um modelo de homem brasileiro. Essas disciplinas foram a

  • A. Educação Física e a História.
  • B. Educação Física e a Sociologia.
  • C. Educação Moral e Cívica e a História.
  • D. Educação Física e a Educação Moral e Cívica.

O instrumento por meio do qual o homem se expressa de forma contextualizada, atrai o olhar do outro e é atraído pra ele; o pensamento, a emoção, a dor, o prazer, é o

  • A. coração.
  • B. cérebro.
  • C. corpo.
  • D. gesto

Nas décadas de 70 e 80, surgiram movimentos renovadores na Educação Física. Entre eles um apresenta-se como contestador da Educação Física por considerá-la ligada a uma concepção dualista do corpo, privilegiando o estímulo ao desenvolvimento psicomotor e, especialmente, a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras. Esse movimento renovador ficou conhecido como

  • A. humanista.
  • B. crítico superador.
  • C. psicomotricidade.
  • D. desenvolvimentista.

Quando se faz um trabalho voltado para o aprendizado de qualquer modalidade esportiva, observase que os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem, de aprimoração dos movimentos. Por isso, o professor, além de estimular seus alunos, deve

  • A. eliminar os que não conseguem aprender em um determinado tempo.
  • B. exigir agilidade na apreensão dos fundamentos.
  • C. respeitar a individualidade dos alunos.
  • D. promover peladas entre os alunos.

O São Paulo é hoje o clube que, com vários títulos nacionais e internacionais, possui a melhor estrutura em termos de futebol, tanto profissional como amador. O clube tem centro de treinamento com escolinhas de várias categorias, alojamento, cozinha própria, salas de musculação e de fisioterapia, revelando talentos para o futebol do mundo. A organização do São Paulo caracteriza-se pela tendência

  • A. militarista.
  • B. higienista.
  • C. pedagogicista.
  • D. competitivista.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...