Questões de Educação Física da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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Segundo Ghiraldelli Júnior, há cinco vertentes que influenciaram a Educação Física brasileira. Uma delas exige que a sociedade encare Educação Física não somente como uma prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude, mas também como uma prática eminentemente educativa. Essa é a tendência

  • A. popular.
  • B. higienista.
  • C. militarista.
  • D. pedagogicista.

Autores atuais são unânimes em afirmar que o melhor tipo de esporte a ser praticado na escola, segundo uma visão crítica emancipatória, é o esporte

  • A. na escola.
  • B. da escola.
  • C. da comunidade.
  • D. de rendimento.

O esporte praticado na escola ou na comunidade como forma de lazer deve ser uma atividade

  • A. metódica e exibicionista.
  • B. descontraída, realizada em busca de prazer.
  • C. realizada em busca de uma boa performance.
  • D. de caráter eminentemente técnico, realizada em busca do movimento perfeito.

Considerando uma visão holística do homem, pode-se afirmar que o objeto de estudo da Educação Física, como componente dos currículos educacionais, é o movimento humano

  • A. consciente
  • B. conduzido.
  • C. inconsciente.
  • D. alienado

Tubino, em seu livro As dimensões sociais do esporte (1992), apoiado no pressuposto de que todos têm direito às práticas esportivas, propõe que o esporte seja entendido segundo três perspectivas, com objetivos e finalidades distintas:

  • A. esporte de rendimento, popular e formal.
  • B. formal, de participação e de rendimento.
  • C. popular, educacional e de rendimento.
  • D. adaptado, classista e de rendimento.

A Educação Física como atividade educativa será tanto mais conseqüente, em relação aos objetivos político-pedagógicos, quanto mais os professores, como intelectuais, desenvolverem a capacidade de descobrir, na sua prática de vida e de trabalho, as relações sociais reais que estão por trás das tendências, das técnicas e dos discursos, dos programas de ensino. Nesse sentido, quando o trabalho é um esporte, o docente deve buscar, entre outros objetivos, o (a)

  • A. esporte de alto rendimento.
  • B. esporte educativo em vez do espetáculo.
  • C. aprimoramento da técnica para conquistar medalhas.
  • D. seleção dos mais aptos em detrimento dos mais fracos.

O Brasil ainda carece de professores de Educação Física que possuam envolvimento com a história e que realmente demonstrem conhecimentos metodológicos adequados e suficientes para serem historiadores. Podemos melhorar essa carência estimulando mais os professores por meio de atividades de

  • A. ensino.
  • B. pesquisa.
  • C. docência.
  • D. extensão.

Até um determinado período da história da Educação Física no Brasil, havia uma lei que restringia sua prática ao limite de trinta anos de idade. Posteriormente, surgiu uma nova legislação que aboliu essa restrição. Trata-se do (da)

  • A. Reforma Capanema.
  • B. Decreto Lei n.º 9394/97.
  • C. Lei n.º 5692, de 11 de agosto de 1971.
  • D. Lei n.º 4024, de 20 de dezembro de 1961.

Segundo muitos autores, a ginástica, no ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento (7.ª e 8.ª séries), deve incluir

  • A. formas ginásticas com fundamentos iguais para os dois sexos.
  • B. a formação de grupos ginásticos que pratiquem exibições e as realizem dentro e fora da escola.
  • C. a elaboração de programa de ginástica baseado em conhecimentos técnico-científico.
  • D. programas de formas ginásticas tecnicamente aprimoradas, considerando os objetivos e os interesses dos próprios alunos.

As primeiras sistematizações das práticas de atividades físicas ocorreram na sociedade européia ocidental. Seu conteúdo aprisiona toda a forma de linguagem das práticas corporais. Estamos falando de

  • A. esporte.
  • B. ginástica.
  • C. exercícios.
  • D. tendências.
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