Questões de Educação Física da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 1929, um anteprojeto foi submetido à apreciação da comissão de Educação Física. Um dos artigos prescrevia o seguinte: enquanto não for criado o método nacional de educação física, fica adotado em todo o território nacional brasileiro o método denominado

  • A. sueco.
  • B. alemão.
  • C. francês.
  • D. austríaco

Nezil, na década de 20 do século XX, enfatizava os movimentos naturais e respeitava a anatomia do corpo em sua relação com a gravidade. Excluía exercícios que forçassem as articulações e os músculos em movimento e posturas antinaturais (saltos acrobáticos). Trata-se do método

  • A. alemão.
  • B. austríaco.
  • C. calistênico.
  • D. desportivo generalizado.

Na concepção de Paulo Freire, Gadotti e Saviani, homem e sociedade formam uma unidade em constante transformação. Essa concepção deu origem a uma visão de educação como prática transformadora que tem uma dimensão

  • A. filosófica.
  • B. dialética.
  • C. sociológica.
  • D. democrática

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), se as pessoas que levam uma vida sedentária possuíssem um estilo de vida mais ativo, praticando regularmente atividade física, haveria um enorme bem-estar individual e benefícios para o (a)

  • A. família
  • B. município.
  • C. sociedade.
  • D. saúde pública.

Em seu livro Da Cultura do Corpo, Jocimar Daolio revela os resultados de sua pesquisa sobre a competência e a atuação dos professores de educação física, na qual verificou que treinos de equipes, ensaios, organizações de festas, palestras sobre sexo, saídas com equipes para jogos etc. tomam todo o tempo que deveria ser gasto com as atividades curriculares. Segundo o autor, esse expediente descaracteriza a especificidade da Educação Física, dando-lhe o perfil de uma disciplina de natureza

  • A. não curricular.
  • B. curricular ostensiva.
  • C. curricular participativa.
  • D. essencialmente curricular.

A relação interdisciplinar entre a Educação Física e as demais disciplinas de sala de aula decorre do da)

  • A. fato de o professor de educação física conhecer os demais professores da escola.
  • B. formação acadêmica dos professores de educação física e dos demais professores.
  • C. barulho provocado pelas aulas de educação física, que acaba atrapalhando as demais aulas realizadas em sala.
  • D. facilidade que a Educação Física tem para estabelecer uma correlação entre os objetivos das atividades realizadas no pátio ou nas quadras e aqueles pretendidos em atividades de sala de aula.

A Educação Física, como disciplina que tem por objetivo preparar o aluno para o pleno exercício da cidadania, deve

  • A. conscientizar a todos quanto a seus deveres e direitos ao lazer, estimulando-os a participar de práticas da cultura corporal em espaços públicos.
  • B. orientar a criatividade dos alunos no sentido de fazê-los aproveitar apenas os espaços que lhes são oferecidos, levando-os a abdicar da luta pela conquista de novos espaços.
  • C. direcionar as aulas de educação física para uma modalidade esportiva, visando o aprimoramento técnico para a conquista de medalhas.
  • D. elaborar um esquema de aula no qual o aluno possa decorar a seqüência de exercícios de aquecimento, para finalizar a aula com a famosa pelada ou queimada.

Quando a Educação Física deixa de limitar-se a selecionar os indivíduos mais aptos e passa a preocupar-se com os objetivos, os conteúdos, o processo de ensino-aprendizagem, a avaliação etc., dizemos que a disciplina tem em vista o (a)

  • A. princípio da inclusão.
  • B. princípio da diversidade.
  • C. categoria dos conteúdos.
  • D. categoria das tendências sociais.

Dentre os temas transversais indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), objeto de publicação do Governo Federal (1998), destaca-se um que chama a atenção por tratar do aprimoramento moral do indivíduo, do respeito mútuo, da justiça, da dignidade, da solidariedade, valores que estão em todos os ramos das atividades físicas. O tema em questão é o (a)

  • A. saúde.
  • B. ética
  • C. meio ambiente.
  • D. pluralidade cultural.

O projeto político-pedagógico de uma escola vai muito além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Não é algo construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais. Deve ser

  • A. um processo de reflexão baseado nos conhecimentos de todos os professores que compõem o quadro docente da escola.
  • B. vivenciado coletivamente, em todos os momentos, por todos os segmentos envolvidos no processo educativo da escola.
  • C. construído no sentido de atender aos interesses da direção e dos professores da escola.
  • D. um projeto de manutenção das experiências atuais com base em experiências passadas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...