Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As recentes preocupações com a saúde e a obesidade têm levado muitas escolas a adotarem procedimentos semelhantes aos das academias de ginástica: tomam-se as medidas de cintura, abdome, coxas, peitoral, calcula-se o IMC e se realiza a equação sobre a circunferência abdominal. Propostas como essas

  • A. contribuem com a constituição de uma juventude saudável.
  • B. recuperam a tônica higienista dos séculos XIX e XX.
  • C. combatem os males causados pelo sedentarismo.
  • D. atribuem valor científico às aulas de Educação Física escolar.
  • E. possibilitam a elaboração de programas adequados a cada faixa etária.

Com relação aos chamados “movimentos renovadores” na Educação Física, é INCORRETO afirmar:

  • A. O movimento Esporte Para Todos surge como alternativa ao esporte de rendimento.
  • B. O movimento Esporte Para Todos pode ser classificado como uma tendência liberal diretiva.
  • C. A psicocinética propõe o uso do movimento como meio de formação.
  • D. A pedagogia humanista introduz o princípio do ensino não diretivo.
  • E. A psicocinética é uma forma de instrumentalização do movimento humano.

Segundo a pedagogia crítico-superadora, o processo avaliativo da Educação Física inclui determinadas implicações metodológicas, à EXCEÇÃO de:

  • A. inter-relação da avaliação da Educação Física com a avaliação institucional.
  • B. seleção e organização de conteúdos devem ser referenciados nos interesses individuais e coletivos.
  • C. consideração de estágios e níveis de desenvolvimento dos alunos.
  • D. consideração de dados e informações amplas para redimensionar os rumos do processo em desenvolvimento.
  • E. coleta de informações relevantes para redimensionar as atividades de ensino futuras.

A aorta parte do ventrículo esquerdo, acompanha a coluna vertebral, atravessa o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Essa descrição corresponde a uma parcela da

  • A. pequena circulação que leva o sangue aos pulmões para que se efetue a troca gasosa.
  • B. pequena circulação que leva o sangue para várias regiões do organismo.
  • C. grande circulação que leva o sangue aos pulmões para que se efetue a troca gasosa.
  • D. grande circulação que leva o sangue para várias regiões do organismo.
  • E. grande circulação que leva o sangue carregado de gás carbônico.

A energia adquirida pela alimentação precisa ser transformada para que possa ser aproveitada na realização de exercícios físicos. O processamento se dá através de três diferentes sistemas metabólicos: o ATP-CP, o glicolítico e o oxidativo. Considere:

I. O ATP-CP é mobilizado em atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo e não requer oxigênio.

II. O glicolítico permite a sustentação de um esforço de alta intensidade, com duração entre 45s e 90s, em média e requer oxigênio.

III. O oxidativo fornece energia para exercícios de intensidade baixa a moderada, durante períodos mais longos e requer oxigênio.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. II e III.

O trabalho pedagógico envolvendo as práticas corporais na natureza tem sido apontado como gerador de efeitos positivos no que tange à educação ambiental. Resguardados os procedimentos alinhados a uma educação sensibilizadora, destaca-se como aspecto positivo dessa opção metodológica

  • A. o domínio das técnicas específicas requisitadas pelas práticas corporais na natureza.
  • B. o desenvolvimento de novas percepções sobre a natureza por meio de descobertas.
  • C. o desenvolvimento de um comportamento combativo com relação à poluição ambiental.
  • D. a capacidade de encontrar soluções sustentáveis para a degradação do meio ambiente.
  • E. a mudança nas opções de lazer, com preferência para as práticas corporais na natureza.

Em termos metodológicos, quando o professor de Educação Física elege como objetivo da aula a aprendizagem dos movimentos, deve evitar situações que

  • A. suscitem respostas motoras exclusivas e pontuais.
  • B. façam refletir sobre o modo de execução da tarefa.
  • C. possuam regras e rotinas claras.
  • D. apresentem problemas a serem solucionados.
  • E. garantam o envolvimento de todos.

A distância entre os oponentes é um dos possíveis critérios para classificação das lutas. Dessa maneira, podem ser consideradas lutas de curta, média e longa distância, respectivamente:

  • A. lutas orientais, ocidentais e indígenas.
  • B. modalidades de combate, de autodefesa e ataque.
  • C. jiu-jitsu, muay thai e esgrima.
  • D. judô, sumô e boxe.
  • E. lutas orientais, indígenas e caratê.

Acompanhando as transformações sociais, as danças são criadas e recriadas de modo a expressar, por meio da linguagem corporal, os significados produzidos pelos seus representantes. A manutenção de elementos anteriores permite a convivência do folclórico, do clássico, do moderno e do contemporâneo. Se considerarmos que uma das funções da Educação Física é a reconstrução crítica do patrimônio cultural corporal existente, o trabalho pedagógico com as danças deve evitar

  • A. a leitura da gestualidade que caracteriza as danças.
  • B. a reflexão sobre a variedade de danças presentes na sociedade.
  • C. a ressignificação da gestualidade das danças.
  • D. a análise de elementos coreográficos e seus significados.
  • E. o estabelecimento de critérios que hierarquizem as danças

Embora a Ginástica Geral possa dialogar e interagir com outras práticas e elementos da cultura corporal, esta contém uma narrativa própria, constituída pelos signos e caracteres (conteúdo, forma, história, objetivos e orientação metodológica) que configuram e materializam a sua linguagem. A Ginástica Geral

  • A. é uma nova forma de competição ginástica que prioriza elementos culturais variados.
  • B. não se volta para o divertimento e prazer, pois se compromete com a formação corporal global.
  • C. tem como elementos marcantes de sua prática corporal a liberdade de expressão, a criação e o componente lúdico.
  • D. tem regras que se aproximam das demais modalidades ginásticas, sem descaracterizá-las.
  • E. recorre na sua versão feminina a elementos como aro, bola, maça e fita.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...