Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na escola, a Educação Física é um dos componentes que pode estabelecer uma interface pedagógica com o lazer. Essa aproximação possibilita a ampliação cultural dos alunos sobre os conteúdos do lazer, com vistas

  • A. a facilitar a aprendizagem devido ao caráter lúdico das atividades.
  • B. a permitir uma maior fruição durante a prática de esportes, brincadeiras e danças.
  • C. ao trato de interesses artísticos, manuais e turísticos, próprios do lazer.
  • D. ao desenvolvimento de um olhar criterioso sobre as políticas de lazer.
  • E. ao conhecimento de práticas alternativas para os momentos de ócio.

Durante a vivência dos jogos, esportes e lutas, comportamentos pautados em respeito mútuo, justiça, dignidade e solidariedade podem ser exercidos e estabelecidos de forma autônoma pelos alunos. No que tange à aprendizagem atitudinal, é correto afirmar que

  • A. ser justo no jogo implica ser justo no transcurso das demais relações sociais.
  • B. uma atitude adquirida durante a disputa lúdica pode ser transferida para outras situações.
  • C. se deve valorizar o cumprimento das regras estipuladas pelo professor.
  • D. a responsabilidade pelas consequências das atitudes vincula-se à participação nos combinados.
  • E. as relações intrínsecas às práticas corporais espelham aquelas presentes na sociedade.

Para além do suporte de informações de caráter científico, é responsabilidade da Educação Física diversificar, desmistificar, contextualizar e, principalmente, relativizar valores e conceitos da cultura corporal. Assim, o aprendizado das relações entre a prática de atividades corporais e a recuperação, manutenção e promoção da saúde deve considerar

  • A. o nível de sedentarismo da população escolar.
  • B. os índices estabelecidos pelos protocolos que norteiam a atividade física.
  • C. o acúmulo de conhecimentos sobre o corpo humano.
  • D. os benefícios intrínsecos da atividade física.
  • E. o sujeito e sua experiência pessoal com as práticas da cultura corporal.

As danças, os esportes, as lutas, as brincadeiras e as ginásticas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais compõem um vasto patrimônio cultural marcado pela pluralidade. A tematização dessas práticas corporais nas aulas de Educação Física contribui para:

I. A adoção de uma postura não preconceituosa diante das manifestações de diferentes grupos.

II. O aprofundamento dos conteúdos de ensino e a variabilidade motora dos alunos.

III. A ampliação do espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.

IV. A descoberta de outras formas de aquisição e manutenção da saúde.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II e IV.

A abordagem de conhecimentos referentes à saúde nas aulas de Educação Física, embora seja uma prática bastante recorrente, tem levado os professores a enfrentarem alguns obstáculos, dentre os quais, destaca-se

  • A. o desinteresse dos alunos.
  • B. a predominância de uma abordagem teórica para tratamento do assunto.
  • C. a falta de locais adequados para as aulas.
  • D. o excesso de atividades que sobrecarrega os docentes.
  • E. a ausência de exames médicos que permitam aferir as condições de saúde dos alunos.

A utilização de jogos como experiências educativas remonta à Antiguidade grega. Dentre as várias concepções existentes, os chamados jogos educativos, embora nem sempre preservem o componente lúdico, podem adquirir a forma de

  • A. situações orientadas com vistas à aquisição de conteúdos específicos ou que permitem a livre exploração em recintos organizados, visando ao desenvolvimento geral.
  • B. atividades livres ou que permitem a livre exploração em recintos organizados, visando ao desenvolvimento geral.
  • C. situações orientadas com vistas à aquisição de conteúdos específicos ou atividades livres.
  • D. atividades livres ou situações que enfatizam a aquisição de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras.
  • E. situações que enfatizam a aquisição de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras ou experiências recreativas.

Caso a gestualidade seja compreendida como uma forma de expressão, é verdade que

  • A. a linguagem corporal possui códigos fixos e interpretáveis.
  • B. os gestos que constituem a linguagem corporal possuem uma determinada taxonomia.
  • C. a linguagem corporal é constituída pelos movimentos da fase especializada.
  • D. os gestos que constituem a linguagem corporal podem receber múltiplos significados.
  • E. os movimentos culturais são determinados geneticamente.

Na concepção participativa do planejamento educacional, o professor de Educação Física deve tomar como referência

  • A. o histórico das práticas corporais e sua relação com as características dos alunos.
  • B. as características dos alunos e suas fases de desenvolvimento.
  • C. os pressupostos educacionais da escola expressos no projeto político-pedagógico.
  • D. a cultura corporal historicamente construída e reconstruída.
  • E. a opinião dos alunos na definição dos conteúdos e métodos de ensino.

A história da educação situa a introdução do esporte na escola brasileira na primeira metade do século XX. Dentre os fatores que contribuíram, destaca-se a

  • A. influência do movimento denominado Esporte para Todos (EPT).
  • B. disseminação do Método Desportivo Generalizado no país.
  • C. intenção de descobrir talentos e projetar o Brasil como potência esportiva.
  • D. construção de um dispositivo de controle e ordenação.
  • E. instauração de um estilo de vida fisicamente ativo.

Em uma ação pedagógica coerente com a proposta crítico-emancipatória, a abordagem do esporte privilegia a

  • A. participação autônoma do aluno na organização da prática e do aprimoramento da gestualidade específica.
  • B. inclusão de todos os alunos nas atividades e o desenvolvimento das capacidades condicionantes.
  • C. compreensão crítica das diferentes formas de encenação e dos problemas vinculados ao contexto político.
  • D. compreensão dos problemas vinculados ao contexto político e o desenvolvimento das capacidades condicionantes.
  • E. participação autônoma na organização da prática e a inclusão de todos os alunos nas atividades.
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