Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o

  • A. judô, criado por Jigoro Kano e constituído por três modalidades de golpe: a nage-wasa (arremesso), katame-waza (imobilização, torção e estrangulamento) e atemi-waza (atinge o fluxo de energia e são traumatizantes). Nas competições e nos treinamentos livres (randori) utiliza-se apenas o atemi-waza.
  • B. kendo, cuja origem remonta aos tempos dos samurais, tem como marca o uso do shinai (que representa a espada) e a ausência de protetores de cabeça e tronco. Sua caraterística vai além do domínio do adversário no ataque e na defesa e visa alcançar a purificação espiritual.
  • C. araki ryu kempo, que antecede ao período de sistematização do Kendo e do Judô. Aperfeiçoou o uso de bastão de madeira, corrente, pequenos protetores, nagamaki (espada de porte maior para atacar cavalos). Os golpes são violentos e caracteriza-se pelo fato de, depois de dominado o adversário, aplicar-lhe o golpe de misericórdia.
  • D. karatê-do, uma arte marcial que se luta sem arma. Existem o Kata, que é o pressuposto da combinação da forma básica de todos os tipos de ataque e defesa como o tsuki, uti, uke, keri idealizados pelos pioneiros e o Kumite, que é o enfrentamento propriamente dito e a disputa pelo ippon no ponto vital do ataque.
  • E. shojitsuken rikataichiryu, um estilo de esgrima cuja técnica é baseada no uso de espada/desembainhar. Sua característica é a de aplicar o golpe de misericórdia depois de dominar o adversário e, em seguida, enxugar o resto do sangue da espada antes de embainhá-la novamente por meio da pressão do dedo polegar e indicador ao longo da lâmina.

Na perspectiva do currículo cultural da Educação Física, as atividades de aprofundamento referem-se às possibilidades de os alunos acessarem conhecimentos a respeito da temática investigada, que lhes permitam compreender, por exemplo, as condições de origem da prática corporal objeto de estudo, as forças que a mantém em situações hegemônicas ou subordinadas, os discursos que marcam seus praticantes, suas formas de regulação e resistência, as identidades que produzem etc. Considerando essa definição, seria uma atividade de aprofundamento

  • A. a assistência a um vídeo que possibilite aos alunos observarem as diferentes modalidades de skate.
  • B. a visita a uma academia de dança, a fim de que os alunos aprendam novos passos da dança tematizada.
  • C. a vivência de novas formas de organização de brincadeiras de rua, elaboradas coletivamente pelos alunos.
  • D. o levantamento junto aos alunos dos saberes que disponibilizam a respeito das práticas de academia.
  • E. a entrevista com atletas de MMA, na qual se enfatizem aspectos de sua vida profissional como, por exemplo, as negociações e exigências de um contrato de patrocínio.

Por envolver um grande número de variáveis, especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que o desenvolvimento afetivo é difícil de medir objetivamente. A ausência de afirmativas não impede que programas de Educação Física pautados em uma abordagem desenvolvimentista se preocupem em promover ações que possam ter impactos no desenvolvimento do autoconceito e na socialização positiva das crianças e adolescentes. Diante dessa preocupação, cabe ao professor considerar alguns aspectos quando organiza o plano de ensino, sobretudo no que diz respeito

  • A. ao professor, que envolvem: o interesse no aprendiz, a organização da tarefa em acordo com o nível de desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo de cada criança, a organização da tarefa em uma sequência em acordo com o grau de dificuldade, a individualização das instruções e o encorajamento.
  • B. ao ambiente das aulas, que envolve: as instalações, as considerações de segurança, o equipamento disponível e as suas condições, o tamanho do grupo, o tempo da aula, as limitações do espaço e a separação das crianças por gênero e grau de eficiência locomotora.
  • C. às tarefas, que envolvem: o grau de complexidade, os riscos de acidentes que ela propicia, o grau de liberdade que a tarefa permite, o padrão de formação (individual, duplas, trios etc.), a origem cultural (nação, região, passado, mídia).
  • D. ao aprendiz, que envolvem: o estágio do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, o nível de aptidão física, o nível de aprendizagem das habilidades do movimento, a opção sexual e a sua origem étnica racial.
  • E. à escola, que envolvem: os códigos disciplinares, os objetivos dos familiares em relação à formação de seus filhos, o ranking em que a escola se encontra frente às demais, a classificação dos alunos e a promoção de eventos esportivos.

As frases abaixo referem-se a momentos históricos da Educação Física no Brasil.

I. O método ginástico francês foi adotado pelo governo brasileiro em função de seus fundamentos científicos positivistas e conotação militar.

II. A Educação Física é compreendida como o conjunto de exercícios cuja prática racional e metódica é suscetível de fazer o homem atingir o mais alto grau de aperfeiçoamento físico compatível com sua natureza.

III. A Educação Física como atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, mo rais, psíquicas e sociais do educando.

IV. A Educação Física como valor no combate à sedentariedade da vida moderna, preservando o equilíbrio orgânico, prevenindo contra doenças e proporcionando oportunidades para a aquisição de aptidão física, geradora de bem-estar e de capacidade para o exercício profissional mais eficiente e menos fatigante.

Está correto o que se afirma em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I, III e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Estudos recentes indicam que, de modo geral, na relação esporte e natureza há destruições dos espaços naturais e do próprio ser humano durante as práticas esportivas; que o esporte é potencialmente alienador do ser humano e dele em relação ao meio ambiente; que o esporte enquanto uma atividade que exige instalações e mega instalações devasta diretamente a natureza; e que o esporte é um fenômeno que valoriza produtos diretos e indiretos da indústria cultural, o que implica o consumo da natureza. Diante desse quadro, ao transversalizar o tema meio ambiente, as aulas de Educação Física podem

  • A. orientar o trabalho para a valorização da produção cultural do cotidiano, de forma crítica, problematizando o conhecimento, a partir de elementos da cultura, ou seja, do que foi construído historicamente, o que faz sentido e o que valoriza a vida, proporcionando um processo pedagógico de conhecimento do seu meio e de autoconhecimento.
  • B. tematizar atividades relativas aos esportes de aventura, ensinando: as técnicas adequadas para a execução das diversas modalidades; os programas de preparação física adequados; o uso correto dos equipamentos de segurança, a fim de que minimizem os riscos de acidentes pessoais e coletivos.
  • C. tematizar atividades relativas aos esportes de aventura, ensinando: as técnicas adequadas para a execução das diversas modalidades; os programas de preparação física adequados; o uso correto dos equipamentos de segurança, a fim de que minimizem os riscos de acidentes pessoais e coletivos.
  • D. fornecer elementos para que os alunos relacionem as diversas modalidades dos esportes de aventura com os tipos de relevo onde ocorrem, fazendo um trabalho interdisciplinar com os estudos de Geografia, a fim de que possam compreender os graus de dificuldade de cada modalidade e valorizar a natureza.
  • E. promover eventos escolares que englobem os esportes de aventura, adaptando-os às condições da escola a fim de que os alunos vivenciem as situações de vertigem que as modalidades proporcionam, além de ampliar os saberes dos alunos relativos às formas de organização dessas modalidades, tendo como ponto de partida as diversas competições que ocorrem no Brasil.

Partindo da pluralidade cultural como a afirmação da diversidade, traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e do fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano, é correto dizer que a Educação Física atua nessa direção ao promover, por exemplo,

  • A. eventos de incentivo à prática da atividade física tais como “Dia do Desafio” e Matroginástica.
  • B. festivais com os alunos praticantes de judô e apresentações das alunas praticantes de ballet.
  • C. campeonatos interclasses e olimpíadas intercolegiais de esportes coletivos.
  • D. apresentações de quadrilhas juninas com meninos vestidos de meninas e vice-versa.
  • E. estudos das brincadeiras relativas aos diversos grupos étnicos culturais que compõem a comunidade escolar.

Dentre os sistemas biológicos de controle do corpo humano estão os mecanismos neuronais. Em relação a eles, é correto afirmar que

  • A. a velocidade com que um potencial de ação é transmitido por uma membrana depende do diâmetro da fibra e se esta é ou não mielinizada.
  • B. a velocidade de propagação do potencial de ação nas grandes fibras mielínicas pode chegar a 30Km/h.
  • C. o neurônio aferente ou motoneurônio é responsável pela transmissão final integral das informações desde o sistema nervoso central até os músculos ou glândulas.
  • D. o neurônio eferente ou sensorial é responsável por conduzir a informação desde os receptores até o encéfalo ou até a medula espinhal.
  • E. o neurônio de associação ou interneurônio tem sua origem e terminação dentro do sistema nervoso central e faz a conexão entre o neurônio motor e o sensorial. É o menor grupo de neurônio com cerca de 10% das células nervosas.

Na fase de desaceleração em um chute no futebol, é correto afirmar que

  • A. a articulação do tornozelo no membro dominante se mantém em flexão plantar e é realizada pelo gastrocnêmio e o tensor da fascia lata.
  • B. o joelho do membro anterior está encaminhando para a extensão. O músculo agonista deste movimento é o quadríceps femoral (composto pelo reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio).
  • C. o joelho do membro dominante encontra-se fletido em graus elevados, acima de 90º, com ação plena dos flexores. O membro apoiado está em semiflexão, porém em cadeia cinética fechada, com ação tanto dos flexores quanto dos extensores de joelho.
  • D. os músculos abdominais e antigravitacionais auxiliam na estabilização do tronco do chutador. Além de estabilizar os movimentos de giro de tronco (realizado pelos músculos oblíquo externo e oblíquo interno) e de flexão do tronco (realizado pelo reto abdominal), atuam na manutenção do equilíbrio.
  • E. a articulação do quadril do membro dominante fica em extensão (movimento realizado pelos músculos glúteo máximo, bíceps femoral, tríceps braquial e braquiorradial).

O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física mediante situações didáticas que

  • A. os alunos possam mapear os espaços de lazer disponíveis no entorno da escola, verificar suas condições de manutenção e elaborar atividades (campanhas e vivências) nos espaços públicos de lazer que envolvam a comunidade educativa.
  • B. possibilitem a readequação dos espaços, do tempo de jogo ou no número de participantes, bem como dos modos de escolhas das equipes nas vivências práticas.
  • C. minimizem a violência decorrente da competitividade, aplicando jogos cooperativos.
  • D. promovam reflexões a respeito das decisões coletivas da turma referentes às regras do jogo vivido.
  • E. envolvam a participação de todos os alunos na vivência de jogos populares e danças folclóricas.

O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos. Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante disso, o currículo

  • A. ginástico visou à aquisição de hábitos saudáveis de higiene por parte da população, a fim de formar identidades competentes.
  • B. técnico-esportivo visa ao desenvolvimento técnico e à aptidão física, a fim de formar identidades emancipadas.
  • C. desenvolvimentista amplia o caráter excludente do currículo técnico-esportivo, facilitando a inserção de todos os alunos nas aulas, a fim de formar identidades vencedoras.
  • D. pós-crítico visa desestabilizar as relações de poder que moldaram os significados presentes nas manifestações da cultura corporal, a fim de formar identidades solidárias.
  • E. crítico vai denunciar os modelos reprodutores do sistema que mantém a estrutura social de forma injusta e que reforça as relações de dominação, a fim de formar identidades eficientes.
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