Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a história
de cada modalidade esportiva sem apropriação cultural.
do próprio ser humano e das apropriações diferenciadas de cada cultura.
de cada esporte e das apropriações do atleta de rendimento.
do próprio esporte e da criação diferenciada de suas regras.
São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):
ER: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; inclusão de todos e ênfase no processo.
ER: Formação de atletas; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase no processo. EE: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase na vitória.
ER: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo. EE: Formação de atleta; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória.
ER: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo.
Considerando-se o Eixo Temático − Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de
vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.
aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.
identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.
aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.
Considere as seguintes características de um conteúdo: uma ginástica de demonstração, aberta à participação das pessoas, sem limitação em relação a movimento, música, conteúdo, espaço físico, vestuário e composição; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidades; uma de suas principais características é a não-competitividade. Essas características referem-se ao trato com a ginástica
geral.
rítmica desportiva.
artística.
aeróbica.
Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem
adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.
vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.
conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.
vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.
No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem
criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.
compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.
analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.
No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como papagaio ou pipa, bolas de meia, vaivém, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de
jogos e brincadeiras.
jogos e dança.
brincadeiras e esporte.
dança e esporte.
A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado
rolê.
ataque.
esquiva.
ginga.
O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:
I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.Um professor, ao planejar sua aula para trabalhar com tópico A inclusão no esporte, no Ensino Fundamental, deve ter em mente os princípios de não seleção e da aprendizagem, além dos de
inclusão, participação parcial e rendimento.
exclusão, participação seletiva e competição.
inclusão, participação significativa e ludicidade.
exclusão, participação dos melhores e rendimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...