Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a história

  • A.

    de cada modalidade esportiva sem apropriação cultural.

  • B.

    do próprio ser humano e das apropriações diferenciadas de cada cultura.

  • C.

    de cada esporte e das apropriações do atleta de rendimento.

  • D.

    do próprio esporte e da criação diferenciada de suas regras.

São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):

  • A.

    ER: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; inclusão de todos e ênfase no processo.

  • B.

    ER: Formação de atletas; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase no processo. EE: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase na vitória.

  • C.

    ER: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo. EE: Formação de atleta; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória.

  • D.

    ER: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo.

Considerando-se o Eixo Temático − Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de

  • A.

    vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • B.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • C.

    identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • D.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

Considere as seguintes características de um conteúdo: uma ginástica de demonstração, aberta à participação das pessoas, sem limitação em relação a movimento, música, conteúdo, espaço físico, vestuário e composição; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidades; uma de suas principais características é a não-competitividade. Essas características referem-se ao trato com a ginástica

  • A.

    geral.

  • B.

    rítmica desportiva.

  • C.

    artística.

  • D.

    aeróbica.

Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem

  • A.

    adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.

  • B.

    vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.

  • C.

    conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.

  • D.

    vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.

No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem

  • A.

    criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.

  • B.

    compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.

  • C.

    analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.

  • D.

    simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.

No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como “papagaio” ou “pipa”, bolas de meia, “vaivém”, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de

  • A.

    jogos e brincadeiras.

  • B.

    jogos e dança.

  • C.

    brincadeiras e esporte.

  • D.

    dança e esporte.

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

  • A.

    rolê.

  • B.

    ataque.

  • C.

    esquiva.

  • D.

    ginga.

O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:

  • A.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • B.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • C.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

  • D.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

Um professor, ao planejar sua aula para trabalhar com tópico A inclusão no esporte, no Ensino Fundamental, deve ter em mente os princípios de não seleção e da aprendizagem, além dos de

  • A.

    inclusão, participação parcial e rendimento.

  • B.

    exclusão, participação seletiva e competição.

  • C.

    inclusão, participação significativa e ludicidade.

  • D.

    exclusão, participação dos melhores e rendimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...