Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O arremesso tipo bandeja, executado do lado direito do atacante é uma habilidade motora específica em basquetebol que deve ser ensinada observando principalmente a seguinte coordenação de salto e arremesso em sua fase final: arremesso com a mão

  • a.

    esquerda e impulsão na perna esquerda.

  • b.

    esquerda e impulsão na perna direita.

  • c.

    direita e impulsão na perna direita.

  • d.

    direita e impulsão na perna esquerda.

  • e.

    esquerda e impulsão em ambas as pernas.

O estudo do conhecimento das atividades que constituem o conteúdo de Educação Física, como jogo, esporte, ginástica e dança visa a

  • a.

    dominar o aspecto técnico de cada atividade.

  • b.

    apreender a expressão corporal como linguagem.

  • c.

    diferenciar a qualidade de uma atividade em relação a outra.

  • d.

    facilitar a integração das atividades físicas com as intelectuais.

  • e.

    caracterizar a educação física como disciplina profissionalizante.

O conhecido jogo entre duas equipes chamado "queimada" envolve a situação imaginária de

  • a.

    uma guerra onde uma equipe derrota a outra com "tiros" de bola.

  • b.

    uma atividade incorporada na noção de jogos cooperativos.

  • c.

    atividade pré-desportiva para conhecimento do futebol americano.

  • d.

    jogo cujo conteúdo implica no sentido da boa convivência do indivíduo em relação ao seu adversário.

  • e.

    jogo recomendado para ser praticado separadamente por ambos os sexos.

As atividades desenvolvidas em aulas de Educação Física para as turmas do Ensino Médio deverão ser

  • a.

    eminentemente práticas, sob a forma de seqüências pedagógicas, desenvolvendo os esportes conhecidos.

  • b.

    realizadas com caráter teórico prático e implementadas com jogos, dança, recreação e ginástica.

  • c.

    eminentemente práticas, implementadas sob a forma de jogo, dança, recreação e ginástica.

  • d.

    eminentemente práticas, implementadas sob a forma de jogos competitivos.

  • e.

    de livre escolha dos alunos, para que os mesmos possam manifestar sua inclinação e gosto.

Ao propor atividades para crianças do Ensino Fundamental, o professor de Educação Física, ciente dos problemas decorrentes dessas atividades, deve

  • a.

    deixar que os alunos resolvam sozinhos os problemas emergentes.

  • b.

    conduzir as atividades para sanar os problemas emergentes.

  • c.

    apresentar soluções para os problemas.

  • d.

    evitar situações que suscitem problemas.

  • e.

    oferecer pistas para que resolvam os problemas.

O processo consciente da exteriorização das idéias, sentimentos e emoções dos alunos é um objetivo que pode ser mais facilmente desenvolvido por meio de

  • a.

    competição.

  • b.

    iniciação esportiva.

  • c.

    espírito de equipe.

  • d.

    expressão corporal.

  • e.

    manutenção da saúde ativa.

Dentre os esportes praticados por adolescentes nas aulas de Educação Física, o que apresenta, em seu desenvolvimento, movimentos mais próximos aos das atividades básicas primárias, é o

  • a.

    Tênis.

  • b.

    Beisebol.

  • c.

    Handebol.

  • d.

    Voleibol.

  • e.

    Futebol.

Para a elaboração de um programa de Educação Física e seleção dos respectivos conteúdos, deve-se levar em conta os seguintes conhecimentos sobre o educando:

  • a.

    peso, estatura e biotipo.

  • b.

    coordenação neuromuscular e força.

  • c.

    sexo, peso e estatura.

  • d.

    habilidade, peso e estatura.

  • e.

    etapa evolutiva e sexo.

Segundo Piaget, existe um período em que o aluno adolescente tem a possibilidade de, a partir da informação teórico-prática, inferir, generalizar, abstrair e criar novos gestos e seqüências. Esse período é denominado de inteligência

  • a.

    informal.

  • b.

    formal.

  • c.

    emocional.

  • d.

    concreta.

  • e.

    subconsciente.

A capoeira, dentro da programação de Educação Física, tem sido aceita pela profusão de ritmos e movimentos específicos, sendo considerada como esporte de ataque e defesa com conotação política e cultural por vários especialistas. Diante dessa definição, pode-se caracterizar a capoeira como

  • a.

    dança, com pontuação referente a toques no corpo do adversário.

  • b.

    atividade lúdica em que a música é o componente indispensável.

  • c.

    atividade que expressa a relação da voz do oprimido com o opressor.

  • d.

    atividade física praticada separadamente por ambos os sexos.

  • e.

    dança e luta sem qualquer conotação competitiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...