Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Santin, a corporeidade deve alcançar
suas finalidades na prática dos esportes radicais.
a plenitude do seu desenvolvimento no estado estético.
a disciplina dentro dos padrões de rendimento impostos pela ciência e técnica das atividades esportivas.
o equilíbrio entre o esforço físico e a automatização.
o entendimento do corpo a partir de elementos externos.
Um programa, adequadamente estruturado para crianças de 10 a 14 anos, deve conter atividades que busquem atingir objetivos de
explorar ao máximo a capacidade de esforço e intensidade de execução do aluno.
praticar esportes enfatizando a competição e o rendimento.
evitar qualquer atividade esportiva para os menos hábeis.
adaptar esforço e intensidade à capacidade de execução dos alunos.
impedir o conformismo pela derrota em competições esportivas.
Segundo Bramante, a Educação para o Lazer deve ser um tema de
utilização no tempo livre e ocioso dos atletas profissionais.
agrado apenas aos menos habilidosos.
experimentação em todos os níveis de escolaridade.
contraposição à ênfase esportivista da escola.
necessidade imposta pelas dificuldades econômicas da sociedade.
A motricidade humana rejeita a idéia de simplificação, afirma Freire. Assim sendo, nos procedimentos metodológicos o profissional, segundo esse autor, deve
acolher a idéia do fato consumado e da irreversibilidade.
enfatizar a idéia da imprevisibilidade.
considerar o aspecto mecanicista do gesto esportivo.
admitir a idéia da complexidade.
minimizar as influências externas para obter maior rendimento.
A competição nos programas de Educação Física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana, ensina Freire. Assim sendo, esse autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento
perfeitamente dispensável nas atividades de forma geral.
diferenciador de habilidades inatas.
classificador dos mais aptos.
indispensável nos esportes coletivos.
encaminhador para a cooperação.
A Educação Física Escolar deve ser vista e compreendida como disciplina cujo objeto de estudo é
a expressão corporal como linguagem.
o caráter positivista da atividade.
o conhecimento integral das modalidades esportivas.
o movimento ideológico de assimilação social e política.
a ênfase na descoberta de talentos.
O Esporte é um elemento constitutivo da Educação Física e a visão de sua prática tem sido modificada com o passar do tempo. Especialistas da área recomendam que, nos dias atuais, os seus objetivos principais determinem que seja ministrado como
meio de se atingir eficiência e produtividade.
conteúdo que contribua para a socialização e cooperação entre os alunos.
conteúdo indispensável no desenvolvimento da fase pré-escolar.
elemento diferenciador e descobridor de talentos.
prolongamento da escola como instituição esportiva.
Uma das personalidades que mais se destacou na História da Educação Física brasileira foi Ruy Barbosa, que lutou para a introdução da prática da Educação Física nas escolas primárias. Seu principal objetivo era
aprimorar a cultura popular, no que diz respeito aos jogos e brincadeiras.
qualificar mão-de-obra mais ágil e eficiente.
preparar as mulheres para a maternidade e a virilidade nos homens.
aprimorar a raça, obtendo o biotipo brasileiro.
melhorar o repertório de atividades recreativas da população mais carente.
A maioria dos trabalhos publicados sobre Educação Física durante o Brasil Império (1822-1889), tinha foco predominantemente na área
Médica.
Administrativa.
Pedagógica.
Psicossocial.
Neurocomportamental.
O curso de Bacharelado em Educação Física, em essência, habilita o formando para atuar nos programas de
Recreação.
Educação Física no ensino superior.
Educação Física escolar.
Educação Física não escolar.
Treinamento esportivo.
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