Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo Santin, a corporeidade deve alcançar

  • A.

    suas finalidades na prática dos esportes radicais.

  • B.

    a plenitude do seu desenvolvimento no estado estético.

  • C.

    a disciplina dentro dos padrões de rendimento impostos pela ciência e técnica das atividades esportivas.

  • D.

    o equilíbrio entre o esforço físico e a automatização.

  • E.

    o entendimento do corpo a partir de elementos externos.

Um programa, adequadamente estruturado para crianças de 10 a 14 anos, deve conter atividades que busquem atingir objetivos de

  • A.

    explorar ao máximo a capacidade de esforço e intensidade de execução do aluno.

  • B.

    praticar esportes enfatizando a competição e o rendimento.

  • C.

    evitar qualquer atividade esportiva para os menos hábeis.

  • D.

    adaptar esforço e intensidade à capacidade de execução dos alunos.

  • E.

    impedir o conformismo pela derrota em competições esportivas.

Segundo Bramante, a Educação para o Lazer deve ser um tema de

  • A.

    utilização no tempo livre e ocioso dos atletas profissionais.

  • B.

    agrado apenas aos menos habilidosos.

  • C.

    experimentação em todos os níveis de escolaridade.

  • D.

    contraposição à ênfase esportivista da escola.

  • E.

    necessidade imposta pelas dificuldades econômicas da sociedade.

A motricidade humana rejeita a idéia de simplificação, afirma Freire. Assim sendo, nos procedimentos metodológicos o profissional, segundo esse autor, deve

  • A.

    acolher a idéia do fato consumado e da irreversibilidade.

  • B.

    enfatizar a idéia da imprevisibilidade.

  • C.

    considerar o aspecto mecanicista do gesto esportivo.

  • D.

    admitir a idéia da complexidade.

  • E.

    minimizar as influências externas para obter maior rendimento.

A competição nos programas de Educação Física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana, ensina Freire. Assim sendo, esse autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento

  • A.

    perfeitamente dispensável nas atividades de forma geral.

  • B.

    diferenciador de habilidades inatas.

  • C.

    classificador dos mais aptos.

  • D.

    indispensável nos esportes coletivos.

  • E.

    encaminhador para a cooperação.

A Educação Física Escolar deve ser vista e compreendida como disciplina cujo objeto de estudo é

  • A.

    a expressão corporal como linguagem.

  • B.

    o caráter positivista da atividade.

  • C.

    o conhecimento integral das modalidades esportivas.

  • D.

    o movimento ideológico de assimilação social e política.

  • E.

    a ênfase na descoberta de talentos.

O Esporte é um elemento constitutivo da Educação Física e a visão de sua prática tem sido modificada com o passar do tempo. Especialistas da área recomendam que, nos dias atuais, os seus objetivos principais determinem que seja ministrado como

  • A.

    meio de se atingir eficiência e produtividade.

  • B.

    conteúdo que contribua para a socialização e cooperação entre os alunos.

  • C.

    conteúdo indispensável no desenvolvimento da fase pré-escolar.

  • D.

    elemento diferenciador e descobridor de talentos.

  • E.

    prolongamento da escola como instituição esportiva.

Uma das personalidades que mais se destacou na História da Educação Física brasileira foi Ruy Barbosa, que lutou para a introdução da prática da Educação Física nas escolas primárias. Seu principal objetivo era

  • a.

    aprimorar a cultura popular, no que diz respeito aos jogos e brincadeiras.

  • b.

    qualificar mão-de-obra mais ágil e eficiente.

  • c.

    preparar as mulheres para a maternidade e a virilidade nos homens.

  • d.

    aprimorar a raça, obtendo o biotipo brasileiro.

  • e.

    melhorar o repertório de atividades recreativas da população mais carente.

A maioria dos trabalhos publicados sobre Educação Física durante o Brasil Império (1822-1889), tinha foco predominantemente na área

  • a.

    Médica.

  • b.

    Administrativa.

  • c.

    Pedagógica.

  • d.

    Psicossocial.

  • e.

    Neurocomportamental.

O curso de Bacharelado em Educação Física, em essência, habilita o formando para atuar nos programas de

  • a.

    Recreação.

  • b.

    Educação Física no ensino superior.

  • c.

    Educação Física escolar.

  • d.

    Educação Física não escolar.

  • e.

    Treinamento esportivo.

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