Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Le Boulch, no plano do desenvolvimento funcional, a sessão psicomotora deve atingir dois grandes grupos de funções que são de
ajustamento e de satisfação.
percepção e de satisfação.
ajustamento e de percepção.
conhecimento e de compreensão.
conhecimento e de ajustamento.
Dentre as atividades que devem ser propostas no curso elementar estão as de "arremessar-apanhar", cujo principal objetivo é desempenhar uma ligação entre o campo visual e a motricidade fina da mão e dos dedos, chamada de
coordenação tridimensional.
mobilidade articular.
manipulação consciente.
coordenação oculomanual.
agilidade manual.
A estruturação mental na criança que lhe permite saber que um elemento, por exemplo, um número, um bastão, uma bola, é menor que os seguintes e maior que os anteriores, ao mesmo tempo, é chamada de
interligação.
intercalação.
mentalização.
enumeração.
seriação.
Ao propormos um exercício de corrida com pontos de referência, como a corrida em ziguezague, estamos prioritariamente educando o aluno pelo movimento com
ajustamento ao meio líquido.
coordenação oculomanual.
ajustamento postural.
adaptação do equilíbrio.
adaptação do deslocamento a distância.
Um exercício recomendado para crianças desenvolverem ajustamento postural e de equilíbrio, é o conhecido
salto de precisão, com as crianças saltando de um degrau com os pés juntos dentro de um determinado alvo.
transposição de obstáculo em corrida, com as crianças saltando de um lado para outro tocando aros colocados no percurso.
rinha, com as crianças agachadas frente a frente tentando desequilibrar-se mutuamente, tocando-se com as mãos espalmadas.
drible com obstáculo, com as crianças conduzindo com um dos pés uma bola de futebol em ziguezague.
arremesso de pelota com a mão esquerda para os destros e direita para os canhotos, visando um alvo colocado na horizontal.
O aspecto cooperativo na competição, aliado ao prazer da atividade realizada com consciência, deverá, segundo Wey Moreira, nesse início de século ser privilégio
da Pedagogia do Movimento.
da Base teórica do Treinamento Personalizado.
da Educação Física pragmática.
do Esporte de rendimento escolar.
do Esporte Paraolímpico.
Para Carmo, a Educação Física Transformadora entende o aluno, o professor, a escola e o conteúdo como
fenômenos estanques e desintegrados.
agindo unicamente em seus objetivos.
elementos interdependentes sob o ponto de vista pedagógico.
integrados de forma inter-relacionada.
sintonizados basicamente com a produção e rendimento.
A Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser
ignorada como memória dos tempos da escravidão.
sistematizada como modalidade esportiva.
resgatada como manifestação cultural.
desenvolvida apenas para adultos como atividade de lazer.
ensinada separadamente para ambos os sexos.
O jogo é um dos elementos principais de um programa de Educação Física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto, o profissional deve conhecer essas crianças e entender
as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação.
seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento.
que as mais habilidosas devem ser elogiadas.
que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade.
que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora.
A Educação Física Escolar nos dias atuais, para não ser vazia de conteúdo, deverá contribuir para que os alunos aprendam os seus temas específicos,
para, prioritariamente, bater os recordes de rendimento na instituição.
para serem os melhores entre os seus pares.
ignorando o lado social e econômico de suas comunidades.
visando a sua alienação na sociedade sedentária.
sob a perspectiva histórica e cultural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...