Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Com base na LDB – Lei 9394/96, no que dispõe sobre os currículos do ensino fundamental e médio, é correto afirmar:

  • A.

    A educação física é um componente curricular obrigatório da educação básica e tem como conteúdos as manifestações da cultura corporal.

  • B.

    A educação física é um componente curricular obrigatório da educação básica (redação dada ao § 3º pela Lei nº. 10.328/01 e, posteriormente, pela Lei nº. 10.793/03), integrado à proposta pedagógica da escola, contudo é facultativo nos cursos noturnos.

  • C.

    Em relação aos conteúdos curriculares, o desporto educacional deve ser considerado uma diretriz obrigatória.

  • D.

    Devem ser incentivadas as práticas desportivas formais (desporto de rendimento) e não formais.

  • E.

    A educação física é uma atividade formal do currículo escolar, sendo complementada com o esporte como diretriz extracurricular.

De acordo com a Lei 10.793/03, é facultativa a prática da Educação Física para alunos:

  • A.

    atletas de representação estadual em época de competição.

  • B.

    atletas que representarem a instituição escolar em competições oficiais.

  • C.

    que estiverem prestando serviço militar.

  • D.

    que pertencerem a curso noturno.

  • E.

    que pertencerem a curso diurno.

Observe a seguinte citação de Paes (2001): "É comum a Educação Física na escola ser compreendida como uma prática esportiva e vice-versa. A partir das décadas de 60 e 70, a Educação Física e o esporte se confundem; essa situação se instalou em função de uma pedagogia..." E Betti (1991), completa: "Esse período marcou uma ascensão do esporte e a inclusão do binômio Educação Física /Esporte na planificação estratégica do governo". Os autores se referem à:

  • A.

    Pedagogia tecnicista.

  • B.

    Pedagogia esportiva.

  • C.

    Pedagogia higienista

  • D.

    Pedagogia tradicional.

  • E.

    Pedagogia construtivista.

Observe a afirmativa a seguir: "... pretendem operar análises que possibilitem o estabelecimento de uma fundamentação teórica para a educação física escolar, restringindo suas reflexões ao ensino de 1º grau (ensino fundamental). Entretanto, os autores não aprofundam a discussão sobre a especificidade da educação física como componente curricular. Afirmam que o movimento humano é o conteúdo a ser ensinado e que o objetivo da educação física até a 4ª série do primeiro grau (ensino fundamental) é o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e que nas séries subseqüentes desse grau de ensino é necessário o ensino das habilidades específicas". A abordagem que dá suporte à afirmação acima é a abordagem:

  • A.

    Desenvolvimentista

  • B.

    Cultura corporal.

  • C.

    Sociointeracionista

  • D.

    Crítico-superadora.

  • E.

    Socioconstrutivista

CAPARROZ (1997), em seu livro: Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola, analisa a produção teórica dos anos 80 e início dos anos 90 no Brasil, que trata sobre a educação física como componente curricular. Uma das obras analisadas é a de: MEDINA, (1983), "A educação física cuida do corpo... e mente". A partir de um referencial teórico apoiado nas teses de Paulo Freire, MEDINA aponta três níveis de consciência na Educação Física:

  • A.

    Modernizadora, revolucionária e do senso comum

  • B.

    Senso comum, crítico-superadora e crítica.

  • C.

    Intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica.

  • D.

    Tradicional, renovadora e transformadora.

  • E.

    Tradicional, ingênua e revolucionária

O Coletivo de Autores (1992) em relação ao conhecimento do jogo, indica para o 4º. Ciclo de escolarização:

  • A.

    Conteúdo de jogo que possibilite o reconhecimento do seu próprio corpo.

  • B.

    Conteúdo de jogo que promova a inter-relação com outras áreas do conhecimento.

  • C.

    Conteúdo de jogo que implique sentido de convivência em grupo.

  • D.

    Conteúdo de jogo que implique organização técnica e tática e o julgamento de valores.

  • E.

    Conteúdo do jogo que remeta à organização conjunta entre a escola e a sociedade.

Na abordagem crítico-superadora os conteúdos que indicam temáticas da cultura corporal são:

  • A.

    Jogo e habilidade motora

  • B.

    Esquema corporal e habilidade motora.

  • C.

    Brincadeira e dança.

  • D.

    Desporto e atividade física

  • E.

    Dança e ginástica.

Segundo o Coletivo de Autores, 1992, a educação física é:

  • A.

    um componente do currículo escolar que trata, pedagogicamente, dos temas da cultura corporal.

  • B.

    uma matéria que escolariza o movimento humano hierarquizado do menor ao maior nível de complexidade.

  • C.

    uma disciplina que responde pelo aprendizado da alfabetização corporal.

  • D.

    um componente curricular que estrutura temas da cultura infantil e prioriza o jogo como principal conteúdo.

  • E.

    uma disciplina que hierarquiza os movimentos fundamentais a partir dos movimentos reflexos até os movimentos determinados culturalmente.

Observe com atenção as duas afirmativas abaixo

1."Na perspectiva de que "A Educação Física é a educação do e pelo movimento. Destaca-se a importância do movimento para o desenvolvimento integral da criança, e este é o papel atribuído à Educação Física". Souza, 1997.

2."A definição clássica de Educação Física nesta perspectiva é a que considera uma disciplina que, por meio das atividades físicas, promove a educação integral do ser humano, mas a conotação, na prática, era a do desenvolvimento físico-motor ou da aptidão física". Souza, 1997.

A que concepções de objeto da Educação Física as afirmativas se referem?

  • A.

    As duas à corporal do movimento.

  • B.

    A primeira à cultura de movimento e a segunda à cultura corporal.

  • C.

    A primeira ao movimento humano e a segunda à motricidade humana.

  • D.

    A primeira à desenvolvimentista e a segunda à atividade física.

  • E.

    As duas referem-se à motricidade humana

Qual das abordagens abaixo se fundamenta no conceito de assimilação e adaptação de Piaget?

  • A.

    Aptidão Física/Promoção da Saúde.

  • B.

    Crítico-superadora.

  • C.

    Construtivista

  • D.

    Desenvolvimentista

  • E.

    Sociológica

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