Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Mauro Betti em sua abordagem para o ensino da Educação Física fundamenta-se em teorias:
Piagetianas
Marxistas
Frankfurteanas
Sistêmicas
Holísticas
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual das abordagens abaixo fundamenta a distribuição de conteúdos em ciclos de escolarização?
Sociológica
Desenvolvimentista
Aptidão Física/Promoção da Saúde.
Construtivista
Crítico-Superadora.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque a alternativa que indica corretamente o objeto de estudo e sua respectiva abordagem em Educação Física.
Cultura corporal – promoção da saúde
Cultura física – sociológica.
Cultura de movimento – desenvolvimentista.
Cultura física – promoção da saúde
Cultura corporal – construtivista.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quando numa aula o professor trabalha o queimado para iniciar os alunos no fundamento do arremesso, seu planejamento está focalizando como conteúdo, qual modalidade esportiva?
Basquetebol
Futsal
Voleibol
Handebol
Tênis
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Numa aula de Educação Física, o professor delimitou como objetivo identificar as regras básicas do basquetebol durante o jogo. Marque a alternativa que indica corretamente uma das regras trabalhadas.
O rodízio de jogadores é no sentido horário
No máximo seis atletas podem estar em quadra durante o tempo de jogo.
Uma partida equivale a dois tempos de 15 min
A bola ao alto é marcada sempre que há infrações
No lance livre a cesta vale um ponto
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual das alternativas abaixo caracteriza uma atividade para trabalhar o conteúdo saque no voleibol?
Posicionando-se na linha de fundo da quadra lançar a bola em direção à rede.
Posicionando-se na linha dos três metros lançar a bola por sobre a rede.
Posicionando-se na linha lateral lançar a bola por cima da cabeça com as duas mãos.
Posicionando-se paralelamente próximo à rede lançar a bola ao alto.
Posicionando-se numa extremidade da rede lançar a bola pelo alto à outra extremidade.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quando o professor dispõe os alunos em duas colunas, uma de frente para outra, distante entre si em 3m, e orienta para que eles façam a bola chegar ao colega correspondente da coluna oposta, com um movimento dos membros inferiores, qual o conteúdo da aula?
Passe
Chute
Mudança de direção.
Drible
Finta
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Paes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado:
ao resgate do conhecimento acerca dos esportes.
à aquisição das habilidades básicas e específicas
ao resgate do conhecimento acerca dos jogos esportivos
à aquisição de técnicas dos fundamentos esportivos.
à aquisição de táticas esportivas.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as afirmativas abaixo:
1. O sentido da convivência com o coletivo, das suas regras e dos valores que estas envolvem; utilizando-se da capacidade de organizar os próprios jogos e decidir suas próprias regras.
2. O jogo no ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento que compreende a 7ª . e 8ª séries é caracterizado por um salto de qualidade quando o aluno reorganiza a identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico. Coletivo de Autores (1992).
3. Os processos educativos têm a finalidade de aprimorar, aperfeiçoar e realizar correções na execução dos fundamentos de um determinado esporte.
Em relação ao jogo enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, conclui-se que:
apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
apenas a afirmativa 2 e verdadeira.
apenas a afirmativa 3 é verdadeira.
todas as afirmativas são falsas.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os fundamentos são movimentos técnicos específicos de cada modalidade esportiva e constituem uma das bases principais do seu aprendizado. Analise as afirmativas abaixo:
1. Os processos pedagógicos são atividades que têm como finalidade motivar e ampliar o interesse pela prática de uma determinada modalidade desportiva.
2. O aprendizado deve estar ligado ao nível de desenvolvimento da criança, sendo evidenciado na afirmativa de Le Boulch (1984) que: "A criança não é um adulto em miniatura".
3. É fundamental que a criança passe por várias experiências motoras, para só depois iniciar o aprendizado de um esporte.
Está (ão) corretas:
apenas as afirmativas 1 e 2.
apenas as afirmativas 1 e 3.
apenas as afirmativas 2 e 3.
as afirmativas 1, 2 e 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...